Reforma eleitoral da Câmara prevê regras mais permissivas para pré-candidatos
Enquanto a Câmara discute abertamente e com alarde propostas sobre o voto impresso e o sistema de escolha de deputados, o grupo de trabalho criado por Arthur Lira no início do ano para modificar a legislação eleitoral segue trabalhando em silêncio. O relatório da deputada Margarete Coelho, do Progressistas do Piauí, aliada de primeira hora de...
Enquanto a Câmara discute abertamente e com alarde propostas sobre o voto impresso e o sistema de escolha de deputados, o grupo de trabalho criado por Arthur Lira no início do ano para modificar a legislação eleitoral segue trabalhando em silêncio.
O relatório da deputada Margarete Coelho, do Progressistas do Piauí, aliada de primeira hora de Lira e Ciro Nogueira, deve ser examinado já nas próximas semanas. Dentre as propostas que estão previstas para ser incluídas no texto final está a criação de uma espécie de "pré-registro" de candidatos.
A medida regulamentaria a figura do "pré-candidato", criado pela reforma eleitoral de 2015, que permitiu a políticos a realização da chamada "pré-campanha". A intenção dos parlamentares é definir regras claras sobre o que pode e o que não pode no período que antecede a campanha. Os deputados planejam uma lei mais permissiva para os aspirantes a candidatos.
Hoje, as campanhas prévias geram constantes embates no TSE por propaganda antecipada e denúncias de caixa 2. Em 2019, a então senadora Selma Arruda, do Podemos de Mato Grosso, acabou cassada pela Justiça Eleitoral "ao realizar nítidas despesas de campanha, como a contratação de empresas de pesquisa e de marketing em período de pré-campanha eleitoral, o que a legislação proíbe". A condenação, mantida em última instância, acendeu o alerta entre os caciques partidários.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Alessandro
2021-05-24 12:56:12POLÍTICOS SÃO MARGINAIS DE TERNO‼️Esse Corona aê é muito fraco, devia ter levado para os quintos 1/3 desses marginais engravatados, a maioria já fazendo hora extra na Terra...
Mara
2021-05-24 08:01:30Desse jeito, o Brasil vai viver em eterna campanha eleitoral. Não vamos aguentar!
ELIAS DOMINGUES GUIMARAES
2021-05-24 07:02:35Enquanto alguns parlamentares estão preocupados com o nosso país, a maioria está preocupada com sua reeleição.
Marcia
2021-05-23 23:50:06Eterno reduto de bandidos Brasília e Brasil.