Recife contra todes
A Câmara Municipal de Recife deve votar, nesta terça-feira (16), um projeto que tenta banir a chamada "linguagem neutra" das repartições públicas e do ensino municipal. Ainda não regulamentada na gramática oficial lusófona, a linguagem busca o uso de palavras que atendem ao mesmo tempo uma diversidade maior de gêneros, como "todes" ou "artistes" por exemplo....
A Câmara Municipal de Recife deve votar, nesta terça-feira (16), um projeto que tenta banir a chamada "linguagem neutra" das repartições públicas e do ensino municipal. Ainda não regulamentada na gramática oficial lusófona, a linguagem busca o uso de palavras que atendem ao mesmo tempo uma diversidade maior de gêneros, como "todes" ou "artistes" por exemplo.
A ideia foi apresentada ainda em 2020 pelo vereador Fred Ferreira (PL) — que é cunhado de Anderson Ferreira, o candidato de Jair Bolsonaro ao governo de Pernambuco em 2022. A ideia é que escolas particulares que descumpram a ordem municipal tenham seu alvará de funcionamento cassado e que servidores sejam julgados caso descumpram a norma.
Ao justificar a proposta, o vereador diz que a língua portuguesa, assim como sua construção em torno do pronome masculino, não é sexista "A língua portuguesa não é preconceituosa, mas sim aqueles que a pretendem utilizar para militância ideológica e exaltação de agenda política, modificando a realidade para moldá-la a seus propósitos escusos", escreveu.
O Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, já vedou leis estaduais sobre o tema. Em uma decisão de fevereiro, a corte acompanhou o ministro Edson Fachin ao entender que leis municipais e estaduais sobre o assunto ferem a divisão de poderes, já que é a União quem deve analisar o tema.
Antes da decisão do STF, havia leis do tipo nos estados de Rondônia, Paraná e Santa Catarina, assim como em Manaus e Porto Alegre.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Juerg
2023-05-17 13:54:48Na época o governo federal do PT usou o slogan oficial “Brasil, um país de todos”! Passamos a perceber que na verdade os governos do PT nos abaixou para “um país de tolos” e hoje querem instalar “um país de todes”! Eu to fora disso gente!
ANTONIO
2023-05-16 14:36:36Desculpas antecipadas pela grosseria, mas todes é o caralhes!
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-05-16 14:35:39Legislar o óbvio é sintoma de uma sociedade doida e um poder inútil
Marcia E.
2023-05-16 13:57:59Realmente este País não ira para frente antes de discutir um assunto tão relevante como "linguagem neutra". Quanto estamos gastando com funcionários discutindo essa inutilidade? E se for aprovado? vão jogar todos os livros impressos até hoje fora?