Adriano Machado/Crusoé

Receita nega existência de investigação sobre Gilmar

11.02.19 21:20

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira, 11, a Receita Federal afirma não haver investigação formal envolvendo o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e sua mulher, a advogada Guiomar Feitosa.

A nota diz que foi aberto apenas um “procedimento de análise preliminar”, interno, que pode ou não resultar em investigação.

Referindo-se à notícia publicada pela revista Veja a partir de um relatório com as movimentações financeiras de Gilmar (foto) e Guiomar, a Receita sustenta que o trecho do documento que menciona possíveis crimes não tem amparo em evidências obtidas na análise.

“As expressões ‘possíveis fraudes de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência’ constantes no documento que acompanha a matéria não estão amparadas em evidências verificadas durante o procedimento de análise preliminar, de caráter interno, que podem ou não resultar de forma motivada em abertura de procedimento de fiscalização”, diz a nota.

O órgão afirma ainda que já localizou o dossiê, identificou “todas as pessoas” que tiveram acesso ao documento e que há uma apuração interna para identificar responsáveis pelo vazamento do relatório. Diz o texto: “O dossiê onde os documentos estavam autuados foi identificado, bem como todas as pessoas que tiveram acesso ao procedimento de tramitação restrita”.

“A Receita Federal tem como valor fundamental a proteção intransigente dos dados dos contribuintes e não pactua com o vazamento de informações ou com ilações de prática de crimes sem provas”, prossegue a nota.

A partir da notícia, o ministro Gilmar Mendes se disse vítima de abuso e pediu que o presidente do STF, Dias Toffoli, acionasse institucionalmente os órgãos responsáveis, incluindo a própria Receita, para que investiguem os envolvidos na iniciativa. Toffoli atendeu o pedido e enviou ofícios à Procuradoria-Geral da República, à Receita e ao Ministério da Economia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os Deuses do Olimpo não podem ser investigados? Eu já ouvi falar aqui no Brasil . "Nenhum cidadão brasileiro está acima da lei" Será que não se aplica aos ministros do STF.

  2. ...vão dar pra trás?...sem a "faxina" nas "supremas cortes",estaremos, apenas, retirando parte da "Taenia saginata".Logo,se recompõe.

    1. Mas o senado ja enterrouba cpi da lava toga .81 senadores e nao conseguiram 27 assinaturas ? Parece tempos do renan e eunicio ,MAIS DO MESMO

    2. Verdade José, acredito que essa faxina seja atualmente a coisa prioritária no combate à corrupção.

  3. estamos na idade média. aos amigos do rei tudo ao povo 0ague os impostos. se eu declarar errado 100,00 a receita me notifica e retroage 5 anos,,,,, somos uns meras mesmo.....já os poderosos tudo podem.

  4. Todos somos iguais e o Supremo não pode ser isento de qualquer investigação. A solicitação feita pelo seu presidente significa intervenção no executivo ou seja participação em uma irregularidade se houver. O Presidente Bolsonaro deveria ter uma conversa de pé de ouvido com o Toffoli para que entenda que algo mudou no BRASIL.

  5. não e sobre ele,não. mas sobre a esposa dele. ele só foi colhido pela cruzamento das contas. o mesmo que Lula e Dilma.Leticia no inventário desta aí os filhos também foram agraciados pelo focinho do leão que e bicho danado de fuçador

  6. Todo homem público seja qual cargo que exerce Tem que ser monitorado 24 por dia Tinha que ser assim! Principalmente às autoridades, pelas responsabilidades que ela tem . O livro tem que estar aberto !!

  7. Se fosse Bolsonaro essa RF ti ha feita um escarcéu. Amarelou!! E a mesada do TOFOLLI de $100 mil. Perfazendo um total de $4.5 milhoes. E o ANTAGONISTA caladinhos. E o rábula TOFOLLI falandoque umntal de Vladi roubou um processo. Dá nada não ANTAGONISTA. Comenta aí!!

  8. se não está, deveria estar sendo investigado como todos os juizes de Supremo.......especialmente aqueles que mostram um estilo de vida incompatível com seus salários .

    1. Concordo totalmente, se não está sendo investigado, deveria estar, o que já vimos na imprensa já dá para caça-lo e tomar tudo, e prender !!!

  9. Esse ministro tem que ser investigado sim. Tá querendo barrar a auditoria fiscal, intimidando auditores. Já causou prejuizos imensuraveis ao País. Chega de parcimônia com o STF, cuja parcela é imparcial e comprometida. Acabou desmandos. Povo de saco cheio.

  10. Receita só serve para oprimir os pobres dos contribuintes trabalhadores ou empresários, para estes eles inventam investigações e um monte de normativas que te obrigam sempre a pagar mais impostos do que devem, e ignoram isenções colocando burocracias impraticáveis para comprovação. Previdência pública, a mesma coisa. Agora, para investigar os protegidos do Estado, estes que recebem o dinheiro suado do nosso trabalho, aí são cheios de dedos.

  11. Vejam só. O helicóptero em que morreu o BOECHAT estava regular. Regular como? Um ferro velho de 1975. Nos Estados Unidos só existem em fotos. JÁ se tornaram SUCATA .

  12. O Brasil não muda mesmo nem pode mudar sem uma revolução popular sangrenta. Todos os países de primeiro mundo passaram por duas guerras mundiais que CEIFARAM milhões de vidas. O Japão recebeu 2 bombas nucleares. Enquanto tivermos o predomínio de uma elite absolutamente corrupta e o povo inculto dar preferência a FUNK Carnaval e futebol,poderosos ópios continuaremos nessa MERDA

    1. mas n tem como haver uma revolução popular no Brasil pois quais seriam as classes sociais que se revoltam ? a elite corrupta não , os pobres não pois são burros e acomodados , tendo uma cervejinha, novela e futebol ja’ ficam de boa , seria então a classe media ? duvido , a classe media brasileira e’ feita de gente que pensa que um dia vai virar elite e esta’ disposta a vender a propria alma para poder continuar a sonhar de ser elite um dia, tem que apostar em alguma epidemia ou desastre biblico

  13. Quando alguém chega próximo do lado negro de suas Majestades, bate um terror, e colocam imediatamente as garras e os dentes de fora, para intimidar qualquer tentativa de expor as falcatruas, que sempre pairam no ar ......

  14. O que se quer é que a pressão do stf ( intimidação ) não iniba o trabalho da Receita que tem que ser feito independente do dono do CPF. Ficar de olho.

  15. Os ministros ficaram unidos para proteger o Gilmar e sua esposa porque se não investigaram os cem mil do Toffoli não vão deixar ivestigar nenhum. Nem as 27 assinaturas conseguiram os amigos do Renan retiraram. Uns ajudam outros. Só gosto do Ministro Barroso esse eu admiro e rezo para que aguente firme.

    1. Tânia, se o Bolsonaro não aposentar proporcionalmente esses 11 ministros simpáticos aos governos anteriores ele não vai conseguir governar. Vamos ver quanto tempo ele vai demorar para chegar A essa conclusão. O pacote do Moro vai ser todo tachado de inconstitucional. Quem viver,verá.

    2. O Flavio Bolsonaro tambem nao assinou, olho nele.

  16. Quantos patrícios descrentes. Falando só deste fato. Se enganam aqueles soldados que somente acreditam em minas e terras arrasadas. Os tuaregs são mais. Sejamos tuaregs e continuemos a serviço das leis, da nossa constituição e do nosso povo. Quem viver verá. Agora não falamos de Brasil do futuro. Regozijamo-nos com as perspectivas amplas de um país a caminho da igualdade de todos, a curto médio prazo. O fogo que precisamos já começa a dar fumaça. Primeiro se prepara a tropa.

  17. Gilmar Mendes ri com escárnio da cara de todos os brasileiros e agora ri da Receita Federal também provando que, sim, ele está acima de todos e acima da lei, portanto num país onde todos tem podres a esconder no porão ou cagam de medo de perder suas boquinhas ele pode, sim, fazer o que bem entender e ameaçar a quem for. A prova está aí, na frente de todos.

  18. Esse Gilmar é uma figura tão triste, tão medonha, tao pobre de espírito, que adquiriu esse complexo de inferioridade enoooorme, que faz dele esse ser repugnante. Todo mundo o despreza. Mas... pra sobressair, o unico recurso aue tem é essa arrogância ao cubo.

  19. Uma nova era na política do Brasil, que será realmente a transformação, terá início com a primeira condenação de um juiz do STF.

  20. O Sr Gilmar não está acima da lei, não deveria estar preocupado, pois quem não deve não teme. O cidadão comum não tem a chance nem de chiar, mas o senhor togado usou da estatura do cargo pra dar a carteirada, ou melhor o velho ditado, " Vc sabe com quem está falando"

  21. Tô pagando pra ver se vai ter algum corajoso pra enfrentar essa turma do STF se aparecer alguém que vista essa camisa vai se tornar herói nacional

    1. eu também gostaria de ver....aliás ando ansiosa para que isso aconteça.

  22. É... a receita federal não vai dá mole não para o ministro do Supremo. pode esperar o corro da onça o leão vai tirar. pode esperar.

  23. Essa é a hora do capitáo e seus comandados mostrarem pulso, manter a investigacáo "dentro da lei" como seria com qq brasilerio...e ai capitáo, vai nessa ou vai afinar??

    1. Marcoa , Bolsonaro levou uma facada que era pra mata -lo Você tem o desplante de perguntar ainda , se o Presidente Vai afinar ? Lamentável ler isso

  24. Turma de bunda mole! Estão se borrando com medo do beiçola, mas quando é um contribuinte comum caem de pau em cima por causa de marreca.

    1. E vc não estaria? Não seja ingênuo, esse STF tem cartucho pra botar um funcionário da Receita no olho da rua, infelizmente...

    1. Roberto , Fala sério ! Você acha mesmo que essa espera vai resultar em algo que mude esse quadro ? Se fosse um cidadão comum , teria esse " privilégio " ? Teria alguma chance de pedir pra barrar a investigação ? NÓS NÃO SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE AS LEIS FALÁCIA ! ABUSO DE PODER É O NOME DISSO. Desculpe ! Mas todos nós somos marionetes aos olhos da " Supremacia "

    2. Calma falar não é fazer Estamos muito acostumados neste país em falar falar e fazer tudo diferente Vamos dar tempo ao tempo.Penso em 9 meses para ver se nasce ou não.

Mais notícias
Assine agora
TOPO