Reprodução

Receita autua Havan por empréstimo de R$ 100 milhões a Luciano Hang

24.10.18 17:02

O empresário Luciano Hang é citado em uma autuação da Receita Federal contra a rede de lojas Havan, da qual é dono, por fazer uma manobra financeira envolvendo a empresa em um empréstimo para ele mesmo, como pessoa física. O empréstimo, no valor de 100 milhões de reais, foi triangulado de modo a permitir que a Havan pagasse menos imposto de renda.

Um dos principais apoiadores do presidenciável Jair Bolsonaro no mundo empresarial, Hang (foto) virou personagem na campanha deste ano após gravar um vídeo no qual defendia o candidato do PSL e dizia que demitiria funcionários caso a “esquerda” ganhasse as eleições.

O Ministério Público do Trabalho ajuizou uma ação e, hoje, Hang está proibido de tentar influenciar o voto de seus 15 mil funcionários. O empresário também foi acusado, em reportagem da Folha de S.Paulo, de patrocinar mensagens de WhatsApp contra o candidato do PT, Fernando Haddad – ele nega a acusação e anunciou um processo contra o jornal.

Em 24 de setembro, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), uma espécie de tribunal que julga processos de contribuintes contra sanções aplicadas pela Receita, publicou decisão na qual negou recurso da Havan e manteve a cobrança aplicada à empresa por causa do empréstimo. O Carf considerou irregular o uso do empréstimo de 100 milhões de reais a Luciano Hang como forma de reduzir o valor total do imposto a ser pago pela empresa.

A Havan captou dinheiro no mercado financeiro, para em seguida, repassar o valor a Hang, sem juros. Feita a operação financeira, a empresa então tratou o empréstimo como despesa operacional, como se fosse parte de seus negócios e, depois, usou a transação para abater no imposto devido à Receita.

A decisão do Carf: empréstimo a Hang não pode servir para a Havan pagar menos imposto
No centro da questão está uma autuação aplicada pela Receita em 2014, que cobrou 26 milhões de reais da Havan por infrações cometidas entre 2010 e 2011. Desse montante, 10 milhões de reais eram de imposto de renda e o resto eram de juros e multas.

A Receita apurou que, na prática, empréstimos tomados pela Havan junto a bancos e transferidos para o seu próprio dono não tinham nada a ver com o dia a dia da empresa. Isso porque não havia qualquer cobrança de juros da empresa para Luciano Hang – enquanto os bancos, obviamente, cobravam da Havan (as taxas cobradas em financiamentos para empresas costumam ser menores do que as oferecidas a pessoas físicas).

No relatório, a Receita diz que a Havan não precisava fazer parte dos empréstimos que tomou ao longo dos anos e que fez as operações em detrimento da própria empresa ao repassar o dinheiro a Luciano Hang. “Resta cristalino o indiscutível vínculo existente entre a captação de recursos no mercado financeiro e os mútuos celebrados, evidenciando, por via de consequência, a clara desnecessidade de o contribuinte ter incorrido nas indigitadas despesas financeiras”, diz a Receita.

O relatório do conselho afirma, ainda, que a Havan entrou em um dos programas de refinanciamento de dívidas, o Refis. Esse é um expediente que o governo federal usa para aumentar a arrecadação e, em troca, oferece descontos aos devedores. No caso da Havan, a empresa conseguiu parcelar 122 milhões de reais em débitos – o documento não menciona datas nem prazo de pagamento.

A empresa de Luciano Hang também tentou incluir os juros que pagou ao governo como gastos operacionais para abater dos valores a serem cobrados em seu imposto de renda. A Receita vetou essa possibilidade, mas o Carf liberou a Havan para usar os juros pagos ao governo sobre impostos devidos para deduzir nas novas cobranças de imposto.

Outro caso analisado pelo Carf foi em relação ao uso de helicópteros por Luciano Hang e seus familiares. Os auditores da Receita haviam vetado a tentativa do empresário de também incluir os custos dessas viagens como “gastos operacionais” da empresa para deduzir imposto. O Carf, contudo, aceitou o argumento do empresário. Ao recorrer, Hang explicou que tinha por hábito conciliar agendas de trabalho com viagens de lazer e que, por isso, os deslocamentos de helicóptero com a família haviam sido contabilizados entre as despesas da empresa.

O valor final a ser pago pela Havan ao Fisco agora dependerá de um cálculo final, a ser feito pela Receita a partir do que decidiu o Carf. Hang e a Procuradoria da Fazenda ainda podem recorrer. O empresário foi procurado, por meio de sua assessoria de imprensa, mas não respondeu às perguntas de Crusoé.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estou cancelando minha assinatura desta revista hoje! Pois ao fazer a assinatura, julgava ser esta revista diferente da mídia chapa branca! Essa fake já foi desmentida com o nada consta da receita federal! Tchau crusoe!

  2. Não entendi a relevância da notícia... A própria chamada diz "tentou sonegar". Esta notícia vem de encontro ao que vemos na imprensa atualmente.

  3. Queremos ver a retratação da Crusoé por ter feito uma matéria tendenciosa, intencionalmente ou não. Acredito que não, mas é bom checar todos os fatos antes de publicar. Se que posso ensinar algo nesse senti a vocês. 😉

  4. Luciano Hang deu resposta a matéria da Crusoé,inclusive exigindo o nome de quem quebrou o sigilo bancário dele o que é crime.Nós que PAGAMOS por matérias isentas exigimos resposta.Ou a Crusoé vai virar uma sucursal da grande mídia mentirosa???

    1. Assisti o Sr. Luciano das lojas Havan, demonstrando que O Antagonista se precipitou,´errou ao nao verificar na fonte a veracidade dos fatos. Acho que quem fez a matéria para oO Antagonista está colocando em risco a credibilidade da revista. Vou aguardar que haja uma retrataçao por parte de quem fez a matéria para a revista Crusoé.

  5. E agora felipe coutinho vc vai ser homem o suficiente para publicar as negativas de luciano hang ,vc mentiu pegou uma informação não verificou e publicou tanto na revista como no antagonista, quando assinei a revista até briguei com amigos dizendo que eram sérios e honestos mais já vi que a honestidade só dura até ver o dinheiro, muito decepcionado com vcs não vou renovar minha assinatura vcs são um blefe

    1. Estou assistindo o live do Luciano agora, ele falou novamente que já ganhou o processo 80% e o restante esta em tramitação. Sr. Felipe Coutinho, tire a bunda da cadeira e investigue direito por favor! Conheço o Luciano sou cliente e sei que é pessoa do bem. Estava acreditando nesta revista isenta, Por que esta matéria a dois dias da eleição? Esta cheirando para mim. meus grupos e amigos que tem PETRALHA enrrustido na revista.

  6. Que barrigada hein? Se o Luciano processar a revista, a Crusoé que estava se firmando por ser isenta, perderá sua credibilidade, aguardamos retratação. Jornalismo de escritório já temos aos montes.

  7. Não ia comentar nada, mas... Tá difícil de não fazê lo. Antes de algum comentário sobre a reportagem, gostaria de dizer que estou ciente de que o "O Antagonista" NÃO tem absolutamente NADA a ver com Bolsonaro. Eles são jornalistas independentes. Se tiverem que massacrar Bolsonaro, caso fizer alguma merda, eles o farão assim como fazem com qualquer um. Só que no caso aqui o 001 e o 002 deveriam jogar mais os olhos em cima. Deslize é foda de consertar. Eu peço que vocês se posicionem.

    1. Mercedes, parece que tem censura nos comentários, barrigada feia e credibilidade da revista em cheque. Lamentavelmente.

    1. Dois. E mais:estou achando que alguém dá redação tem rabo preso com algum petralha...

  8. Assinei a pouco a revista, pensei que tínhamos finalmente uma fonte imparcial de informação, pensei e acreditei que o jornalismo investigativo era o forte da revista. Hoje para minha surpresa vendo o Luciano Hang(Um dos empresários mais competentes e decentes deste País) Reclamando da barrigada de vocês. Creio que os leitores da revista e do site O Antagonista, se retratem ou tirem a verdade a limpo! Se o Luciano processar a revista ficaremos quase orfãos de informações imparciais. Por favor não

    1. Estou arrependido de ter feito assinatura desta revista. Também pensei que seria jornalismo sério, mas me enganei. É mais do mesmo.

  9. Espero que vocês tenham a humildade de se retratar. Notícia Já foi desmentida pelo empresário. Pisaram na bola. Deveriam ter verificado antes .

    1. Tentei postar meu comentário respeitoso, mas não tenho tido oportunidade

  10. Luciano Hang acaba de veicular vídeo com Certidão Negativa de débitos da Procuradoria e da REceita Federal , e ainda mostra o recurso "vitorioso"em que a Receita cancelou 80% do valor da autuação fiscal. O restante 20% ainda está em recurso. Esperamos que o Antagonista se desculpe com o empresário por estar postando FAke News.

  11. Crusoé...precisamos das provas mais efetivas. Sr. Hang disse que não foi bem assim e tem provas que as 17h de hoje colocará em pratos limpos. É importante que os senhores se esclareçam, porque irão perder muitos leitores, tendo em vista que a Crusoé deixou bem claro de ser imparcial. Não é isso que estamos vendo. Aguardamos.

    1. Também não gostei, que matéria sem pé nem cabeça.

  12. FELIPE COUTINHO, PETISTA ENRUSTIDO, FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM LUCIANO HANG, DONO DA HAVAN. ASSINADO: ELEITORES BRASILEIROS!

    1. Eu também. Pena para O antagonista. Não gostei. Se for verdade provem. Se não for, sejam humildes. Não façam matérias por fazer. Eu confio no Cláudio, Mainardi e no Mário, que são do O Antagonista. Já da Crosué, senhores Antagonistas, escrevem muito e precisam de sucessos. Olho neles aeeeeee oh seis treis.

  13. Assim, não hein pessoal, até parece fake petista , essa reportagem. Não me façam achar que vocês são iguais a Foice de São Paulo.

  14. O Luciano Hang está fazendo uma live e pedindo para vocês ligarem para ele, ele está com um monte de documentos entre os quais uma certidão negativa da Receita Federal provando que ele não deve nada. Como não é difícil acho bom vocês darem uma ligadinha para ele, assim sabemos exatamente o que está acontecendo.

  15. Cruzoé, o Luciano da Havan está provando no YouTube que vcs colocaram uma notícia irresponsável e mal investigada. Querem começar a virar o lugar comum da imprensa brasileira?

    1. Estranho mesmo ! Li a relação das últimas matérias da Crusoé e achei todas muito esquisitas. Parecem que estão retirando o apoio ao Bolsonaro. Deveriam ser mais claros de forma que o povo não perca tempo lendo as matérias caso vocês estejam mesmo mudando de lado !!!!!!!!!!!!

  16. Essa matéria só mostra o tipo de Máquina Estatal que temos, uma q sufoca a vida de quem produz e empreende. Não agrega a nada.

  17. Aí está uma prova de como a Máquina Estatal sufoca quem produz. Meu tio montou uma microempresa e não pode investir como ele quer por causa dessas amarras e regras de governo socialista impostos pelos governos do PSDB e PT. Essa matéria não agrega em nada, apenas irrita a quem quer produzir e fazer o Brasil crescer!

  18. Confesso que não vejo relevância jornalística nesta matéria, a não ser que a revista fizesse um levantamento sobre esse tipo de prática empresarial e listasse todos os empresários, mas direcionar apenas em cima do empresário Luciano Hang é jornalismo tendencioso tb. Avaliem

  19. Efetivamente, a reportagem tenta associar a matéria (CARF, aquele da Operação ZELOTES) às eleições, o que sem dúvida não tem haver. Estão tentando gerar polêmica. Aí tem ...

  20. A unica coisa que eu entendi nessa matéria é como o governo é voraz e implacável com os "contribuintes". Me da até falta de ar quando penso em empreender num país com esse tipo de imposição tributária

  21. Não entendi - o caso tributário dele não tem absolutamente nada a ver com as eleições. A notícia só existe porque ele declarou apoio a Bolsonaro? Para quê? Dar a impressão de que apoiadores de Bolsonaro são criminosos? Matéria ridícula.

  22. Que a Receita fiscalize, faz parte do seu trabalho. Se há uma predileção por fiscalizar quem é da oposição, deve-se apurar. Mas o jornalismo não pode escolher noticiar alguém só porque ele entrou no jogo político. Se há fraude tributária, isso deve ser tratado de maneira equilibrada e não usada para influenciar a política. Será que esse caso estaria sendo noticiado na Crusoé se o Luciano Hang não estivesse ajudando tanto o Jair Bolsonaro? Fica a pergunta.

    1. Luciano, um empresario qu emprega15.000 pessoas e cresce a olhos vistos empreendendo de norte a sul do Brasil , não deveria figurar em uma materia irresponsável dessas, Nada foi julgado pelo CARF ainda como podemos afirmar que tudo terminara desta forma ? Ele é um empresario corajoso ao extremo para se arriscar num pais como o Brasil do PT até agora, minha esperança é que tudo mudará a partir de domingo. Força Luciano estamos com voce

  23. Mas estão ficando iguais à Falha de SP? Então o sujeito disse que demitiria funcionários, ou disse que fecharia lojas e, então, teria que demitir funcionários? E se a questão foi parar no CARF é porque não há decisão clara sobre o fato, precisa ser analisado. E até lá o que foi feito está sub judice, não é de plano ilegal. Corrijam-se!!!

  24. Ora! Ora! Então agora depois de oito anos, a receita descobriu tal erro contábil nas empresas do Luciano!? Será mesmo que o aparelhamento do estado se dá até mesmo dentro da receita? Então estamos tidos nós ferrados! Percebe-se que foi feita uma devassa nas declarações da havan pra intimidar um eleitor do Bolsonaro! Será que ninguém está vendo isso! E como ficamos nós brasileiros diante desta visão assustadora! Estamos dominados?!

  25. Com um pouco de orientação evitaria isso. Mas vale o desabafo contra a Receita Federal Bolivariana... Só tem comunista naquela porcaria. Ninguem trabalha. Ninguém atende. Ninguém dá um esclarecimento sequer. Vivem do mofo dos processos e pedidos como formigas. A suruba do Doria é uma missa perto desses parasitas.

  26. O mais graves de todos os crimes eleitorais ocorre na imprensa. A Folha de São Paulo divulga ficções maliciosas, difamações, etc. e Rede Globo com alcance em todo território brasileiro divulga sem a menor preocupação da veracidade dos fatos. Sem falar que a imprensa e a OAB se consideram autoridades de "carteirinhas". A impressa é 100% corporativista!

  27. O administrado pode fazer tudo o que lei não veda, mas é tratado como se só pudesse fazer o que lei permite expressamente. Este país já uma ditadura comunista.

  28. Brasil eh um emaranhado de impostos e no fim, fazer PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO eh crime. Na cabeça da receita, só eh legal quando se paga o maior imposto possível. E se for "bis in idem" melhor...

    1. Exatamente, o contribuinte é um palhaço no circo da receita. Necessitamos de uma reforma fiscal com urgência.

  29. No parágrafo 5º há um erro conceitual “Feita a operação financeira, a empresa tratou o empréstimo como despesa operacional,”. Na realidade o empréstimo é um passivo, ou seja uma dívida. O encargo sobre o empréstimo é que foi tratado como despesa.

  30. Estranho a Crusoé não comentar a troca de mensagens do senhor Sérgio Gabrielli para "acelerarem" as denúncias contra o Whats App pelo jornaleco conhecido como Folha de São Paulo.

  31. Parece que tem muitos petistas por trás disso. Que perseguição ao empresário que emprega 15000 funcionárias, quando tem tantos desempregados no País!

  32. Muito eficiente esse CARF. Pena que JBS, BRADESCO, GRUPO GLOBO, GOL LINHAS AÉREAS, CONFEDERAL (Eunicio de Oliveira), entre outras empresas “ilibadas”, tenham ficado de fora dessa varredura! Seria fiscalização seletiva?!

  33. É assim que o governo intimida, não tem novidade nenhuma aí. Se faz parte do jogo tá de boa, se é contra, manda os “fiscais”

  34. O motivo da matéria é que o indigitado senhor de diz honesto, mas faz operações ilegais para não pagar impostos. Isto serve para qualquer empresário independentemente do candidato que apóis, quer dizer, deveria ser assim né? Pau que dá em Chico dá em Francisco

    1. vai se informar querida antes que o pai de chico te pegue

    2. Concordo. Mas, só ele fez ou faz isso? então vamos ampliar a matéria e levantar nominalmente com direito a foto e tudo, de todos os empresários que praticam tal ilícito....

    3. Mas cancelei a Folha e vim pra crusoé e faz a mesma coisa, pensei que fosse imparcial, tá pegando no pé do cara por apoiar Bolsonaro só pode ser

    4. Que seja devidamente autuado e que pague o que deve, como manda a lei.

  35. Oque tem a ver uma coisa com outra? Oque tem a ver o dono da Havan, como PF, ter e estar participando da companha de Bolsonaro, igual a centenas de milhares de brasileiros, que, de graça, assumiram a maior campanha política que o mundo jamais viu. Não entendi a intenção da matéria.

    1. a competência de gastar bem os recursos como a que tem de arrecadar, seríamos uma potência mundial!!!

  36. Partindo do pressuposto que os mais de 300 auditores fiscais do CARF nomeados pela ORCRIM LuloPTista, é lógico que a decisão é sempre contrária a verdade, pois o que interessa a essa máfia, é a vitória do Haddad e assim manter o emprego público federal......pode isso? Arnaldo.

    1. E onde estava o CARF diante das movimentações financeiras das "autoridades" que foram apontadas pelos Bancos? Precisou de delações na Lava-jata para descobrir as falcatruas financeiras?

    1. Até tu Crusoé! Ainda que seja culpado, o que o Bolsonaro tem a ver com isso. Cada um tem seus problemas, portanto que cada um responda por suas atitudes.

    2. Tem milhares de empresas na mesma situação. O processo desta ainda não terminou.Por quê a 4 DIAS DA ELEIÇÃO esta abordagem? A quem interessa? Claro que é aos beneficiários do PT. Divulgue também de todas as empresas de comunicação.

  37. Mas porque só agora veio a tona ? E problemas com fisco, refis é meio que geral no Brasil, por causa das altíssimas taxas e impostos

  38. Quer dizer que o Sr. Felipe Coutinho publica uma coluna fiscal/jurídica, ou trata-se apenas de vontade de se passar por idiota ?

    1. Que loucura! demorou mais a máscara do felipe e quem sabe até da revista caiu

    1. Filipe Coutinho!!! Diogo Mainard e Mário Sabino,este Filipe parece que escreve para a Folha.Filipe; qual é a sua???

    2. Só permaneço na Crusoé esse ano, pois já paguei. Achei que fosse direita.

    3. Podia fazer o chamado JORNALISMO INVESTIGATIVO, identificar empresários ligados ao PT/HADDAD e passear pelo CARF. É provável que encontre "coisas cabeludas".

    4. Qual motivação para uma noticia agora? o bradesco deve ao fisco a globo deve ao fisco

Mais notícias
Assine agora
TOPO