"Quero impedir as mortes na guerra entre a Ucrânia e a Rússia", diz Trump
Presidente americano contestou reportagem de jornal britânico que o acusa de encorajar ofensiva ucraniana contra Moscou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 15, que está do "lado da humanidade" na guerra entre Ucrânia e Rússia.
"Vocês sabem de que lado eu estou? Estou do lado da humanidade. Quero impedir a morte de milhares de pessoas todas as semanas. Quero impedir a matança. Quero impedir as mortes na guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Estou desse lado", disse.
A declaração foi feita após o jornal Financial Times publicar uma reportagem afirmando que Trump teria encorajado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a intensificar os ataques navais contra a Rússia.
Segundo o jornal britânico, o republicano teria perguntado a Zelensky se ele teria capacidade de atacar Moscou caso Washington fornecesse armas de longo alcance.
A jornalistas na Casa Branca, Trump negou o teor da matéria. Ainda assim, não declarou apoio público à Ucrânia.
Tarifas sobre a Rússia
Trump comentou sua recente ameaça de impor tarifas de importação de 100% à Rússia e seus parceiros comerciais se Moscou e Washington não chegarem a um acordo de cessar-fogo na Ucrânia.
"Não acho que 50 dias seja muito tempo, e poderia ser antes", disse.
"Se ao final dos 50 dias não chegarem a um acordo, será uma pena. As tarifas continuarão, assim como outras sanções. Mas veremos o que acontece com o presidente Putin", acrescentou.
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, ironizou o ultimato o presidente americano a Moscou.
"Trump emitiu um ultimato teatral ao Kremlin. O mundo estremeceu, esperando as consequências. A Europa beligerante ficou decepcionada. A Rússia não ligou“, escreveu o aliado do ditador Vladimir Putin no X.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin comentará as propostas de Trump se considerar necessário.
Leia mais: EUA e OTAN selam mega pacote de armas para a Ucrânia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)