Valter Campanato/Agência Brasil

Queiroga: autoteste de Covid-19 deve reduzir pressão sobre o sistema de saúde

14.01.22 10:12

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto), afirmou acreditar que a venda de autotestes de Covid-19 reduzirá a pressão sobre o sistema de saúde. O médico fez a aposta nesta sexta-feira, 14, um dia após a pasta enviar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária uma nota técnica em que pede o aval à política pública.

No sentido de ampliar acesso ao diagnóstico, isso também, de certa maneira, diminui pressão sobre as unidades de saúde. Muita gente procura a unidade de saúde e não está positivo. Com essa possibilidade, a estimativa é não só ampliar o número de diagnóstico como diminuir um pouco a pressão sobre o sistema de saúde“, avaliou, ao chegar ao ministério.

Para Queiroga, o aval da Anvisa deve ocorrer em poucos dias. “Foi enviada ontem [a nota técnica], não deu tempo nem deles analisarem. Mas isso é um assunto pacificado, a necessidade de disponibilizar os autotestes na farmácia para quem assim desejar“, completou.

O Ministério da Saúde vê como público-alvo da política qualquer indivíduo, sintomático ou assintomático, independentemente de seu estado vacinal ou idade, que tenha interesse em realizar a autotestagem.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Em vez de distribuir gratuitamente os testes, o governo vai aumentar os lucros exorbitantes das farmácias, um dos setores que mais lucrou com as ações criminosas do Bozo durante a pandemia.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO