Queda de avião do Azerbaijão pode estar relacionada com a guerra na Ucrânia
Um acidente de avião no Cazaquistão envolvendo três estados pós-soviéticos é politicamente explosivo
Na quarta-feira, 25 de dezembro, uma aeronave Embraer 190 pertencente à Azerbaijan Airlines caiu a vários quilômetros da pista enquanto tentava fazer um pouso de emergência no aeroporto da cidade cazaque de Aktau, no Mar Cáspio.
O acidente pode estar relacionado com a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Especialistas militares, jornalistas e especialistas em aviação acreditam que é plausível que o avião, que decolou da capital do Azerbaijão, Baku, tenha sido atingido por mísseis antiaéreos russos quando se aproximava do seu destino original, Grozny.
Grozny é a capital da república russa da Chechênia. Quando o avião não foi autorizado a pousar em Grozny, os pilotos tiveram que mudar para Aktau; Eles voaram com a aeronave, que aparentemente estava se tornando cada vez mais difícil de controlar, sobre o Mar Cáspio por mais uma hora.
Voo J2 8243
Durante a manobra de pouso, uma das asas tocou o solo, quando o tanque de querosene explodiu, o avião tombou e a fuselagem se partiu. A parte frontal foi totalmente destruída pelas chamas, a traseira foi poupada.
Dos 62 passageiros e 5 tripulantes, 29 pessoas sobreviveram. Eles estavam na parte traseira da aeronave no momento do impacto. Os mortos e feridos vêm da Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão e Quirguistão. Uma menina sobrevivente pode ser cidadã alemã.
As comunicações de rádio com a torre em Grozny publicadas na mídia russa e cazaque mostram que os pilotos perderam o sinal GPS e não conseguiram mais se orientar. Eles também relataram forte impacto de um objeto na parte traseira da aeronave.
Como resultado, a pressão do ar na cabine caiu e o controle da aeronave ficou cada vez mais prejudicado. Aparentemente, as tentativas de desviar para os aeroportos mais próximos de Mineralniye Vody ou Makhachkala não foram permitidas.
Os pilotos seguiram então para o aeroporto de Aktau, que ficava mais distante. Os últimos minutos do voo estão documentados em vídeo. Os pilotos tentaram repetidamente manter o avião no ar.
Inconsistências e suspeitas russas
A versão divulgada pela mídia oficial russa de que o aeroporto de Grozny foi fechado devido ao mau tempo não é muito credível.
Blogueiros militares russos e especialistas militares acreditam que é provável que o avião de passageiros do Azerbaijão tenha sido acidentalmente atingido por balas antiaéreas.
Ao longo da quarta-feira, circularam cada vez mais fotos da parte traseira da fuselagem da aeronave, mostrando buracos cada vez maiores que, segundo especialistas, não poderiam ter vindo da queda ou de um bando de pássaros.
O bombardeio provavelmente não foi forte o suficiente para derrubar o avião do céu, mas severo o suficiente para danificar o leme e a cabine pressurizada.
Consequências políticas
Não há confirmação oficial desta versão politicamente séria do acidente. A mídia oficial russa mantém a teoria da colisão com pássaros. Oficialmente, os três estados envolvidos querem aguardar a investigação.
No entanto, a emissora Euronews e o portal azerbaijano Calibre citaram na quinta-feira, 26, uma fonte não oficial do governo do Azerbaijão, que confirmou que o avião foi atingido por um míssil antiaéreo russo.
Os EUA também consideram este cenário concebível. Segundo um representante do governo, os primeiros indícios apontam para um abate, noticiado pela CNN e ABC News, entre outros.
Se isto for confirmado, é concebível que unidades russas mal treinadas possam ter confundido o alvo ao se defenderem contra drones ucranianos.
O presidente do Senado do Cazaquistão, Maulen Ashimbayev, considerou as especulações sobre o fogo antiaéreo russo infundadas, antiéticas e prematuras.
No entanto, se a suspeita for confirmada, isso representaria um pesado fardo para o regime russo. Por um lado, tornou-se claro que a ameaça ao tráfego aéreo proveniente de drones ucranianos que voam cada vez mais para o interior estava sendo subestimada.
Por outro lado, seria mais uma prova de quão profundas são as consequências da guerra desencadeada porVladimir Putin contra a Ucrânia. Isto afetaria inevitavelmente a relação com os estados vizinhos afetados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
MARCOS
2024-12-27 11:42:57TÁ NA CARA QUE FOI UM ATAQUE RUSSO ALOPRADO.