Quanto tempo teremos até a próxima pandemia?
Na manhã desta sexta, 5, a Organização Mundial de Saúde decretou o fim da emergência global pela pandemia de Covid, que ficou em vigor por mais de três anos. Pelos cálculos da OMS, a doença matou quase 7 milhões de pessoas ao redor do mundo. Foi a pandemia mais letal desde a gripe espanhola, que...
Na manhã desta sexta, 5, a Organização Mundial de Saúde decretou o fim da emergência global pela pandemia de Covid, que ficou em vigor por mais de três anos. Pelos cálculos da OMS, a doença matou quase 7 milhões de pessoas ao redor do mundo. Foi a pandemia mais letal desde a gripe espanhola, que durou entre 1918 e 2020 e causou mais de 50 milhões de mortes.
A decisão não altera o título de pandemia para a Covid, declarado em março de 2020. Mas, ao deixar de ser considerada uma emergência global, a OMS entende que não é mais necessário coordenar esforços internacionais.
A questão agora é saber quanto tempo vai demorar até o surgimento da próxima pandemia.
Procurado por Crusoé, o infectologista Julival Ribeiro, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, disse que não é possível dizer se a próxima pandemia surgirá em dez anos ou somente daqui a 100 anos — o intervalo aproximado entre as pandemias de gripe espanhola e de Covid.
"Infelizmente, novos surtos poderão surgir. Não sabemos quando. Ao longo das últimas décadas, nós tivemos uma outra pandemia de gripe, a H1N1, entre 2009-2010. O que eu espero é que, usando novas tecnologias, nós possamos prever quando poderemos ter uma nova pandemia", diz o médico.
Julival Ribeiro também afirma que é importante rever hábitos relacionados ao meio ambiente e aos animais selvagens, para diminuir os riscos.
"O que nós temos que observar é que lidamos com uma saúde única, global, que envolve os seres humanos, os animais e o meio ambiente. Quanto mais o ser humano devasta as florestas e o meio ambiente, aumenta a probabilidade de microrganismos infectarem seres humanos", explica o infectologista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2023-05-06 15:51:18Até oa chineses fabricarem um novo vírus.
ANTONIO
2023-05-05 13:11:15Com o surgimento da nova variante Arcturus podemos ter alguma turbulência com a Covid, espero que não seja grave, porém, todo cuidado é pouco.