Putin e a obsolescência do liberalismo
A caminho do encontro do G20 em Osaka, no Japão, o presidente russo Vladimir Putin (foto) iniciou um debate sobre a obsolescência do liberalismo em uma entrevista para o jornal Financial Times, publicada nesta sexta-feira, 28. “Essa ideia liberal pressupõe que nada precisa ser feito. Que os migrantes podem matar, saquear e estuprar com impunidade...
A caminho do encontro do G20 em Osaka, no Japão, o presidente russo Vladimir Putin (foto) iniciou um debate sobre a obsolescência do liberalismo em uma entrevista para o jornal Financial Times, publicada nesta sexta-feira, 28.
“Essa ideia liberal pressupõe que nada precisa ser feito. Que os migrantes podem matar, saquear e estuprar com impunidade porque seus direitos como migrantes têm de ser protegidos”, disse Putin. “Todo crime deve ser castigado. A ideia liberal se tornou obsoleta. Ela entrou em conflito com os interesses da esmagadora maioria da população.”
O presidente do Conselho da União Europeia, o polonês Donald Tusk, comentou as afirmações de Putin em um comunicado oficial: "Devo dizer que discordo fortemente do argumento de que o liberalismo está obsoleto. Também estamos aqui como europeus para defender e promover de forma firme e inequívoca a democracia liberal. Quem afirma que a democracia liberal está obsoleta também afirma que as liberdades estão obsoletas, que o estado de direito está obsoleto e que os direitos humanos estão obsoletos. Para nós, na Europa, estes são e permanecerão valores essenciais e vibrantes. O que acho realmente obsoleto são o autoritarismo, os cultos de personalidade e o domínio dos oligarcas, mesmo que às vezes essas coisas pareçam eficazes".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
NELSON
2019-06-29 11:32:05Pro Putin, a única coisa que não está obsoleta é o amor pelo dinheiro, tamanha é a fortuna enrustica do ditador. E também não está obsoleta a prática de mandar matar dissidentes coisa que ele aprendeu com catedráticos no assunto como Lênin e Stalin. Esse conseguiu ser mais ladrão que o produto nacional chamado Lula.
Ivan Soares
2019-06-29 10:53:56Torna~se necessário conceituar o liberalismo e a democracia tal e qual foi criada na Grecia antiga e que ainda é super válida. Putin sabe o que disse
Melo
2019-06-29 09:57:57Putin...Maduro. .King Jong ...Xian jinping..Aiatolás. ...Salman Saudi....e outros são a face moderna da Tirania...
Luiz
2019-06-29 07:10:41O Lobo perde o couro, mas não perde o vício. A URSS e a KGB deixaram de existir na Rússia, mas não na cabeça de Putin. O pior é que o raciocínio do ex-comunista revela traços xenofóbicos próprios de fascismo. Fascismo e comunismos são os trilhos do autoritarismo. Postos em lados opostos, se encontram no horizonte, além de onde a vista pode alcançar.
Valton
2019-06-28 18:44:04Donald Tusk não deixa, de certa maneira de "enviar um recado" aos dirigentes poloneses (que acompanham o raciocínio de Putin), mesmo porque ele tem suas origens em uma minoria étnica do Norte da Polônia, a Kachúbia.
Catilinário
2019-06-28 12:43:49Putin deve estar falando com a antiga Constituição Soviética na cabeça, que propunha na fase final do totalitarismo, a autogestão completa. Ou seja, o liberalismo mais radical. Os vários matizes de liberalismo - democrático, social-democrata, de costumes, religioso - na verdade caminham (com velocidades diversas) para o mesmo fim: o liberalismo total. A Constituição Soviética, o movimento da Sorbonne e as declarações do filósofo Pondé para Crusoé, apontam para o mesmo objetivo.
Sandro
2019-06-28 12:37:58Ele têm razão nisso.
Ana
2019-06-28 12:37:39Esse homem é um dos maiores perigos da humanidade hoje dia .. tenebroso !
André
2019-06-28 12:09:17Falou verdades.
Aguia
2019-06-28 11:37:40“Putin”, o nome define o cara, claro.