PTB pede que STF derrube todos os decretos de lockdown do país
O PTB pediu nesta terça-feira, 16, que o Supremo Tribunal Federal derrube todos os decretos editados por governadores e prefeitos para implementar o lockdown e o toque de recolher em estados e municípios. O partido é presidido por Roberto Jefferson, aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro. O partido requer, ainda, que a corte proíba...
O PTB pediu nesta terça-feira, 16, que o Supremo Tribunal Federal derrube todos os decretos editados por governadores e prefeitos para implementar o lockdown e o toque de recolher em estados e municípios. O partido é presidido por Roberto Jefferson, aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro.
O partido requer, ainda, que a corte proíba a publicação de novas normas que restrinjam locomoções ou aglomerações. A legenda alega que restrições como essas poderiam ser decretadas somente pelo presidente da República em casos de estado de defesa ou de sítio.
Caso os pleitos não sem atendidos, o PTB pede que o STF estabeleça "critérios compatíveis com o texto da Constituição Federal" para impedir a "instauração de milhares de regimes de exceção inconstitucionais pelo território nacional".
Segundo o PTB, os governantes "vêm adotando medidas extremas e arbitrárias", violando direitos básicos dos cidadãos brasileiros. "Grande parte desses decretos não apresentam nenhuma comprovação científica e nenhum tipo de justificativa que demonstre a necessidade da adoção de medidas extremas que possam implicar na restrição inconstitucional de direitos fundamentais dos indivíduos, sendo típicos atos carentes de legitimidade e validade jurídica pelo conteúdo que veiculam."
Os decretos de governadores e prefeitos são respaldados por decisão do próprio Supremo, que, em abril de 2020, reconheceu que os estados, os municípios e a União têm competência concorrente para implementar medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. Os gestores enrijeceram as restrições ao longo das últimas semanas diante do agravamento da crise sanitária, com sucessivos recordes de mortes diárias por Covid-19 e o risco de colapso do sistema de saúde.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marise
2021-03-17 10:31:55O PTB é daqui mesmo do Brasil? Como é que pode tanta insanidade.
Jaime
2021-03-17 08:16:57Crusoé... Crusoé... "...o STF reconheceu a competência concorrente das 3 esferas para combater a pandemia..." De onde tiram esse "reconhecimento"? Da CF/1988 é q não foi. Nos EUA, o Texas é republicano e a Califórnia, democrata. O primeiro estado, não adotou "lockdown". Escolas e empresas funcionando normalmemte. No outro, tudo fechado. Diferença no número de óbitos? Mínima. Ocupação hospitalar? Mínima. Desemprego? Alto na Califórnia pq as empresas migraram pro Texas. Bravo, PTB! Bravo, Jeff!
Marilda
2021-03-17 06:41:22E piada? As pessoas do meu círculo familiar social que morreram por covid no último mês foram 8, estavam trabalhando e se contaminaram . Acorda PTB para com este puxasaquismo genocida.
Antonio
2021-03-17 04:45:58Certíssimo, esse lockdown não vai curar nem salvar ninguém do covid. Os ônibus e metrôs estão lotados de gente tossindo
Jua
2021-03-17 03:30:33Esse cara e um maluco. Vai visitar sua filha e já aproveita e fique por la.
Góes
2021-03-16 21:35:24Já não basta termos um presidente maluco, agora aparece um marginal tirando onda de louco
Jose
2021-03-16 20:43:57Bandido agora quer se tornar genocida!
Joao
2021-03-16 20:17:29Se o governo federal tivesse imposto toque de recolher haveria avalanche de pedidos de nulidade no STF. Se Estados e municípios têm todo esse poder, o que querem do governo federal????? Só pode ser dinheiro para gastar sem prestar contas.. Chamem o Lula que a pandemia acaba em 24 horas.
Henrique
2021-03-16 19:44:36Por que não pedem vacinas?
HERBERT
2021-03-16 19:01:36Esse Roberto Jefferson já deveria estar proibido de ser afiliado de qualquer partido político, quanto mais dirigi lo