PSB "vence" eleições para governador
A estratégia de priorizar as eleições regionais em detrimento da nacional surtiu efeito para o PSB. A legenda elegeu neste domingo três governadores: no Espírito Santo, na Paraíba e em Pernambuco. E ainda avançou ao segundo turno em outros quatro: Amapá, Distrito Federal, São Paulo e Sergipe. O sucesso se deve ao acordo feito com...
A estratégia de priorizar as eleições regionais em detrimento da nacional surtiu efeito para o PSB. A legenda elegeu neste domingo três governadores: no Espírito Santo, na Paraíba e em Pernambuco. E ainda avançou ao segundo turno em outros quatro: Amapá, Distrito Federal, São Paulo e Sergipe.
O sucesso se deve ao acordo feito com o PT pelo qual o PSB não apoiava ninguém na eleição nacional em troca de os petistas abrirem mão de candidaturas a governador em alguns estados justamente para facilitar a eleição dos pessebistas.
Na prática, o PT evitou com o acordo que o PSB apoiasse formalmente o candidato do PDT, Ciro Gomes.
Ao todo, os eleitores de 13 estados brasileiros definiram seus governadores neste domingo: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco e Tocantins.
Assim como o PSB, o PT também elegeu três governadores (Bahia, Ceará e Piauí). Foi ao segundo turno em outro, o Rio Grande do Norte. Já o DEM venceu em dois estados (Goiás e Mato Grosso) e avançou para a disputa final no Rio e no Pará.
Elegeram ainda governadores neste domingo o PP (Acre), PCdoB (Maranhão), PSD (Paraná), PHS (Tocantins) e MDB (Alagoas).
Chama a atenção o PSDB, que não elegeu nenhum governador no primeiro turno. No entanto, disputará o segundo em seis estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo.
O MDB, partido do presidente Michel Temer que sempre teve força nos estados também foi mal neste domingo. Elegeu apenas o governador Renan Filho, em Alagoas. Foi para o segundo turno em outros três estados: Distrito Federal, Pará e Rio Grande do Sul.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)