Pedro Ladeira/Folhapress

Procurador pede anulação da condenação de Lula no caso do sítio de Atibaia

23.10.19 22:31

O procurador da República Maurício Gerum pediu nesta quarta-feira, 23, ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região que anule a condenação do ex-presidente Lula (foto) na ação penal que envolve o sítio de Atibaia, em São Paulo.

Em fevereiro, o petista foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, após ser acusado de receber propina de empreiteiras por meio de reformas no sítio.

Em parecer apresentado hoje, a uma semana do julgamento do recurso de Lula  no caso pelo TRF-4, o procurador pede que seja declarada a nulidade do processo e que o caso volte à fase de alegações finais.

Gerum usa como argumento a decisão recente do Supremo Tribunal Federal que determinou que, em ações penais, delatores devem entregar seus memoriais de defesa antes dos delatados.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um procurador que procura tumultuar e piorar o já incompreensível e nefasto sistema jurídico brasileiro! Pra que precisamos de procuradores jogando contra? “O Brasil não é pra principiantes”, frase icônica de Tom Jobim.

  2. Com setenta anos de idade nunca entendi essa história de procurador. Com raras exceções, militam na liberação de políticos.Pior,não tenho notícia que algum brasileiro de bem,sabe quem são esses caras. Pobre Pátria Amada

  3. Parabéns Procurador Gerum,,que Deus abençoe sua inteligência e de todos os Procuradores que trabalham com honestidade para o bem do País ,como também Juízes,Desembargadores que queremvê o Brasillimpo dos corruptos e desse presidiário que acha o dono do povo brasileiro que trabalha,esse dai nunca gostou de trabalhar sò roubar o nosso dinheiro.Venceremos.

  4. A verdade é que quem manda no judiciário é o lullaladrao, muita grana nossa roubada por esse crápula financiando esses juízes ...

  5. Uma invenção jurista do stf para anular o processo contra o bandido provado lulla....que vergonha esse tribunal, não merece o mínimo de respeito ...

  6. Se o TRF-4 quizer, em função da estupidez do STF em inovar rito formal NÃO existente na Lei, que abra um prazo de 05 dias ao CRIMINOSO LULA, para "falar" no processo. E vamos ver o que o "mauricinho" babaca de seu "adevogado" vai falar. O tranqueira perde todas e vai perder mais essa.

  7. A pergunta que não quer calar: este procurador era dos quadros da Lava Jato, realmente, mas pq cargas d'água deram um belo chute nele de volta pro RGS? Descobriram que andou participando de atos tipo: "Lula de lá ele livre!"? Alguma coisa houve. O fato é que Gebran tinha agendado pra discuti o tema com seus colegas... e o bonito do gaúcho, talvez querendo fazer média com seus colegas militantes petistas, saiu adiantando tudo. E o Uol já foi logo divulgando: "Lava Jato(????) pede anulação... (?)"

  8. Espero que venha a tão sonhada revolta popular para que grupos como o meu possam resolver de vez assuntos pendentes durante o governo militar

  9. Esses caras estão fazendo graça com o poder popular. Lula é um ladrão e um lesa pátria, nunca teve ideologia, torrou dinheiro do povo via BNDES, com países ditatoriais.

  10. Esse cara tem raciocínio de jerico. Qualquer estudante de direito, sabe que o STF não tem legitimidade para legislar. Não havia no Ordenamento Jurídico Brasileiro, qualquer norma prevendo ordem de preferência para alegações finais entre réus delatores e delatados. Esse jumento está a serviço da corrupção impune. Temos certeza que os Desembargadores do TRF4 contestarão esse promíscuo parecer.

  11. Poderíamos pedir o retorno a condição inicial desse procurador, ou seja, fazer ele começar de novo, através de outro concurso, já que procurador que não defende os interesses do Brasil deve voltar a fase inicial de seu processo de ingresso no Ministério Publico !

    1. A inteligencia emocional não é comun a todas as pessoas. O procurador pediu o cancelamento para que o processo não corra seu curso normal e o os advogados do dejeto consigam criar uma noca narrativa Eles pedindo o cancelamento,o juiz do caso reabre outro prazo das alegaçoēs finais, uma vez cumprido o juiz avalia e pode condena-lo novamente e dessa forma talvez a procuradoria possa conseguir que recolocar o processo no mesmo lugar na fila junto ao TRF 4.

  12. Ele está absolutamente certo! Essa questão fará com que tudo se anule mesmo no STF, melhor anular agora e tentar evitar a prescrição.

  13. O STFVergonha Nacional gerou um problema sério que o MPF está trabalhando para evitar que impeça a prisão definitiva no futuro. Quanto mais rápido ajustar o processo a nova insanidade do STF, mais rápido ele volta pra cadeia.

  14. Que volte então para as alegações finais e que se faça o julgamento em curto espaço de tempo. As provas neste caso são abundantes.

  15. Chega de tanta "chicana".Principalmente em se tratando do ex-presidente.Está virando folclore.A Justiça e a Cidadania merece mais respeito.

  16. Este é mais uma consequência do efeito cascata do acórdão. E os Bozistas ainda pensam que tudo está ótimo e maravilhoso. Bozo precisa do Lula e o Lula precisa do Bozo. Tenha pena dos brasileiros que acham que o mundo se resume a uma eterna luta entre estas duas figuras do mal.

  17. Está certo o promotor. Outra sentença virá em breve e outro julgamento no TRF idem. Não precisa entender-me, esquerdalha. Tenho meus motivos.

  18. Melhor anular agora do que ser anulado depois. O problema, entretanto, será se o STF entender que Moro era suspeito e anular o processo desde o recebimento da denúncia.

    1. Estendendo o tapete vermelho para Lula. Deveriam tirar a estátua da Justiça diante do STF e erigir uma de Lula, mais apropriado impossível, pois ganhou a Injustiça.

  19. Não é mais possível conviver com tanta impunidade. Realmente o Brasil não é para amadores, mas de empresários, políticos e até magistrados que sempre fazem o jogo contrários ao interesse público. No caso do sítio de Atibaia, que até criança de colo sabe que houve corrupção e lavagem de dinheiro, tenta-se jogar fumaça nos olhos da população. Se eles os Petralhas reclamam tanto, seria o caso de abrir somente o processo para mais uma vez para as reclamações finais e novamente sentenciar o NIne.

  20. A justiça, nessa republiqueta bananeira, é uma zorra total. Ela só beneficia os endinheirados. Os pobres, ela pune com rigor.

  21. Esse procurador não tem nada pra fazer? Pior é que se faz de bobinho justificando essa palhaçada, baseada em uma safadeza do presidente do supremo e seus asseclas. Lamentável!!!

    1. o pior mesmo é o "sugeito" comentar qualquer coisa sem ao menos ler a matéria ou conseguir interpretar.

    2. Lamentável é o sujeito comentar qualquer coisa, mesmo aquilo que não entende...

  22. Sempre tem um procurador palhaço, assim como sempre Tem alguns ministros do stf palhaços . O Dr. Thompson do 4º trf saberá enquadrar estes caras.

    1. Na realidade, o procurador pretende evitar a anulação do caso que é o que busca a defesa do 9 dedos.

  23. Mudaremos de nome. De República Federativa do Brasil, passaremos a chamar Bandidolândia - República dos Bandidos Livres. País ao sul da América Latrina.

    1. Quem falou por último, esta é ótima !!! A república de Macunaíma, dos macumbeiros, da ralé e da miséria absoluta... Tá de acordo, um STF de milionários, lagostas e cartas de vinho.... São 200 milhões de otarios....

  24. O país está mesmo virado de patas para cima (patas sim, foi de propósito).Agora o procurador (promotor, acusador) invés de acusar e pedir a condenação, pede a absolvição. Os advogados do réu deviam estar tomando um café no 5º andar do Tribunal, enquanto o Dr. Procurador fazia o serviço deles. Num país em que a mulher mais linda do ano é um homem,onde o sujeito mais honesto do Brasil está injustamente preso e a suprema corte muda a jurisprudência cada semana,nota-se uma simetria sócio-jurídica...

    1. Este é um país de descarados, ladroes, macumbeiros, famintos e afins.... Ter um STF de milionários é normal, dado o analfabetismo e a miséria do país... Já a carta de vinhos e as lagostas é porque somos 200 milhões de trouxas....

    2. E tem ingênuos que falam em teoria da conspiração.Teoria é filme do Homem de Ferro, da Liga da Justiça. No Brasil o que temos é a prática cruel da conspiração dos poderosos contra os interesses da Nação.

    3. E o procurador da República banca o advogado de defesa, com o (bom) salário que nós, o povo idiota e escravizado, pagamos.

  25. Este pessoal de esquerda é muito escancarado! Fazem-se de bonzinhos na cara dura! Por quê o Aras não pediu revogação das duas leis esquerdistas? Quer mais dinheirinho no bolso e caviar para a família.

  26. O Lula se defende sempre com o argumento de que se acudam ele de possuir um sítio ou apartamento têm que mostrar a prova, ou seja, a escritura do imóvel em nome do Lula. Esse argumento é muito bom para a torcida dele que está convencida de que ele é acusado sem provas. Acontece que possuir imóvel não é crime e ninguém está sendo acusado deste crime. Os crimes dos quais Lula está sendo acusado são lavagem de dinheiro, benefícios indevidos, venda de decretos e falsidade ideológica.

  27. Doentes são os advogados que fazem isso com os procuradores e os juízes. O criminoso tenta todas as artimanhas possíveis. No caso do Lula nada sai do bolso dele então ele só lucra e a mídia apoia e estimula os fãs que aplaudem.

  28. Dizer mais o que? Esse país está se tornando o paraíso da bandidagem onde está mais propenso a prender os juízes e promotores por abuso se autoridade e soltar todos os bandidos

    1. Co certeza esse picareta e mais alguns já conhecidos do stfinho trabalhando para seu patrão , o Lularápio

  29. Se existisse lei para regulamentar essa chincana, tudo bem. Isto interfere tanto no resultado do processo que nunca se criou nenhuma lei para proteger o réu dessa idiotice. O stf criou a dificuldade para justificar a intervenção na Lavajato, para desqualificá-la e soltar bandidos contumazes. O objetivo é claro: destruir a Lavajato e soltar bandidos poderosos. O stf é a vergonha nacional. Isto terá um preço a ser pago. Não sei como isto irá repercutir, mas não será coisa boa.

    1. Esse "procurador" é "assessor jurídico" do "Fórum de São Paulo" ou então dos "Gilmar Mendes". Será que eu li corretamente?

    2. Quem precisa de advogados se tem um procurador defendendo a sua causa!!’

    3. O presidiário mor não tem argumentos para atacar o mérito das acusações que lhe são atribuídas, por isso tenta se "defender" , através de seus advogados , na tentativa até de protelar decisões judiciais, com esdrúxulos argumentos quanto a forma dos procedimentos judiciais.

Mais notícias
Assine agora
TOPO