Procura-se chanceler desaparecido na China
Qin Gang (foto) se tornou nesta terça-feira, 25, o chanceler de duração mais curta na China. Ex-assessor de Xi Jinping e ex-embaixador chinês em Washington, Qin assumiu o Ministério das Relações Exteriores chinês em dezembro de 2022, mas não é visto em público há um mês, quando se encontrou com diplomatas visitantes em Pequim. Recentemente,...
Qin Gang (foto) se tornou nesta terça-feira, 25, o chanceler de duração mais curta na China.
Ex-assessor de Xi Jinping e ex-embaixador chinês em Washington, Qin assumiu o Ministério das Relações Exteriores chinês em dezembro de 2022, mas não é visto em público há um mês, quando se encontrou com diplomatas visitantes em Pequim. Recentemente, ele faltou a um encontro com John Kerry, enviado dos EUA para o clima, e a uma reunião da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) sem justificar a ausência.
Sem entrar em detalhes, a pasta disse que ele estava afastado por "motivos de saúde". O sumiço de Qin provocou uma série de especulações, incluindo rumores de que ele estaria sendo oficialmente investigado por um suposto caso com uma apresentadora de TV.
Para o seu lugar, o governo chinês reconduziu ao cargo hoje o experiente Wang Yi, que liderou o Ministério das Relações Exteriores da China por quase uma década desde 2013. Não foram divulgados os motivos para a remoção de Qin.
Essa não é a primeira vez que um funcionário do alto escalão chinês desaparece sem dar explicações. No ano passado, o ministro da Indústria, Xiao Yaqing, sumiu por quase um mês. Pouco tempo depois, a mídia estatal informou que ele estava sendo investigado por corrupção.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Amaury G Feitosa
2023-07-26 09:36:23O desaparecimento por motivo de saúde (sic) pelo visto retorna renovado e dos apagões em fotografias históricas somem inclusive das redes sociais o éden do fuxico e da manipulação ... se a moda pega muito neguinho no chiqueiro Brazyllis seremos internados, quiçá cremados em nome da democracia relativa do Geisel, do Lula, do DinoSauro e da revolução do Zé Dirceu ... é o Brasil rumando ao lixo !!!
Odete6
2023-07-26 01:56:14Desaparecem coisíssima nenhuma, ""são é convenientemente desaparecidos"", né, mesmo?!
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-07-25 19:11:42NA "DEMOCRACIA" CHINESA, ELE AGORA ESTÁ COMENDO CAPIM PELA RAIZ.
Marcia E.
2023-07-25 17:45:05Pessoal que fez o L nem sabe o que isso significa. Quão comum é acontecer em países ditatoriais. De repente a família toda some. Feliz se matarem. Pior se forem para aqueles campos de "reeducação" que é um martírio sem fim.