Primeira urna apurada dá empate entre Trump e Kamala
Nas duas últimas eleições presidenciais, a pequena localidade de Dixville Notch, em New Hampshire, tinha dado vitórias para os democratas
Dixville Notch, um pequeno município em New Hampshire, deu início à apuração das eleições presidenciais de 2024 nos Estados Unidos, e o resultado da urna confirmou a acirrada disputa entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump.
Cada um recebeu três votos, um empate, como indica a maioria das pesquisas. Em 2020, os cinco votos registrados pela pequena localidade tinham ficado com Joe Biden, o atual presidente. Em 2016, Hillary Clinton ficou com quatro dos sete votos, Trump levou dois e o libertário Gary Johnson, um.
Em janeiro, quatro eleitores republicanos registrados e dois independentes participaram das primárias do partido Republicano. Na ocasião, foram seis votos para a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, que acabou derrotada no processo por Trump.
Dixville Notch fica na fronteira com o Canadá e se tornou o primeiro ponto no país a finalizar sua votação. Em uma tradição que remonta a 1960, a comunidade abriu e fechou suas urnas logo após a meia-noite desta terça-feira, 5, conforme relatado pela CNN.
Colégio eleitoral
No colégio eleitoral, são necessários pelo menos 270 dos 538 votos totais para garantir a presidência. A distribuição inclui 435 assentos na Câmara dos Representantes, 100 no Senado e três de Washington D.C. A Califórnia detém o maior número de votos eleitorais (54), seguida por Texas (40) e Flórida (30). Estados como Dakota do Norte, Dakota do Sul, Delaware e Vermont têm o mínimo de três votos.
A corrida também é intensa nos chamados estados-pêndulo, cujo apoio pode variar entre os partidos democrata e republicano em diferentes eleições. Entre eles estão Nevada (6 votos), Arizona (11), Carolina do Norte (16), Geórgia (16), Wisconsin (10), Michigan (15) e Pensilvânia (19).
Equilíbrio
As pesquisas nacionais indicam uma corrida bastante equilibrada. Dados da plataforma FiveThirtyEight, da ABC News, apontam Harris com uma ligeira vantagem, de um ponto percentual, sobre Trump. Outras projeções, como as da NBC News e do Emerson College, mostram empate em 49%, enquanto a Ipsos dá uma liderança de três pontos para Harris (49% a 46%), e a AtlasIntel prevê uma vantagem de dois pontos de vantagem para Trump (50% a 48%).
O horário das votações varia entre os estados, mas a maioria ocorrerá entre 6h e 20h locais na terça-feira. Resultados preliminares começarão a ser divulgados assim que as urnas fecharem, mas o desfecho final só será conhecido após a conclusão da contagem em todos os estados.
As primeiras urnas serão encerradas por volta das 21h, no horário de Brasília, em seis estados, incluindo a Geórgia. As últimas fecharão no Havaí e no Alasca às 2h da madrugada de quarta-feira, também no horário de Brasília.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)