Prestes a faltar, ‘kit intubação’ é cobrado por governadores desde junho de 2020
Alvo de críticas por demorar a agir para evitar o colapso da falta de oxigênio em Manaus, o governo federal corre mais uma vez contra o tempo para impedir que mais pacientes morram na fila das UTIs, desta vez em razão da falta de remédios para anestesia, sedação e relaxamento muscular, o chamado "kit intubação"....
Alvo de críticas por demorar a agir para evitar o colapso da falta de oxigênio em Manaus, o governo federal corre mais uma vez contra o tempo para impedir que mais pacientes morram na fila das UTIs, desta vez em razão da falta de remédios para anestesia, sedação e relaxamento muscular, o chamado "kit intubação".
A correria de última hora seria desnecessária se o governo tivesse simplesmente feito o dever de casa. Desde junho do ano passado, o Palácio do Planalto vem sendo alertado da necessidade de aquisição desses medicamentos. Naquele mês, durante uma audiência pública na Comissão Mista de Acompanhamento das Medidas Relacionadas ao Coronavírus do Congresso, os governadores chegaram a fazer um apelo para a compra dos kits necessários à intubação.
O governador do Amapá, Antônio Góes, afirmou, por exemplo, que a falta “de kit de intubação realmente pode ceifar muitas vidas se não houver uma providência adotada pelo governo federal". O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse na sequência que a compra de medicamentos, incluindo os kits, deveria ser coordenada pelo governo federal, já que os estados teriam mais dificuldade para acessar os mercados internacionais. “É fundamental que o governo coordene e nos ajude nesse trabalho”, disse. As cobranças, feitas em 25 de junho, foram registradas no relatório do colegiado. Em 22 de dezembro, uma versão final do documento foi encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro.
No dia 2 de julho, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, admitiu que, em algumas localidades, os estoques de anestésicos e relaxantes musculares utilizados na intubação de pacientes estavam “zerados”, mas garantiu que a pasta já estava atuando para garantir a distribuição dos itens, o que não aconteceu.
O assunto voltou à tona esta semana, diante das informações das secretarias municipais de Saúde de que, em vários estados, os estoques de medicamentos para intubação estão em níveis críticos e podem acabar nos próximos 20 dias. Na sexta-feira, 19, a Anvisa anunciou que trabalha para evitar o desabastecimento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Angela
2021-03-22 12:04:08Por que será q o poder legislativo e o STF, nada fazem diante da negligência do governo, em especial com a conduta do psicopata Bolsonaro?
Palhaço Bozo
2021-03-21 17:40:11A mais nova diarreia do genocida fdp é a nebulização de cloroquina. Vai ser doente mental lá na pqp! O cara tira enorme onda da dor e sofrimento das 300 mil familias que morreram por causa dele.
André
2021-03-21 12:38:10Eles roubam, e querem jogar a culpa no Governo Federal.
PAULO
2021-03-21 10:28:371.1 - Dizer que o Bozo é um genocida já virou lugar -comum, que pela inépcia dos demais poderes da república, vai se tornando uma tragédia cada vez maior. Temos overstock de medicamentos sem eficácia para a covid e falta de vacinas, única arma contra essa doença, além de atitudes como distanciamento físico, uso de máscara, uso de álcool gel e lavar às mãos. Hoje temos um Ministério da Saúde tomado por militares incompetentes, mesmo agora, ainda ñ conseguem entender o conceito da operação...
Araújo
2021-03-21 06:38:27Genocidio. Congresso e STF são cúmplices disso que ja chego acreditar seja mesmo uma política de governo - com armas ou com vírus.
Jaime
2021-03-20 17:39:12Estão matando brasileiros em hospitais. Assassinando. Tudo por um projeto de desautorizacao de governo. Estado de Sítio já! e investigação profunda sobre kda uma das mortes relatadas por estes criminosos! Estão matando pessoas nos hospitais e um bando de infelizes ficam aí, brigando com Bolsonaro? Q se dane Bolsonaro! Estão matando pessoas iguais a eu e vc. Pior que o Regime Militar? Sim, infinitamente pior. O Regime Militar mandava bala em comunistas vendidos a URSS. Estão matando todo mund
Jaime
2021-03-20 17:34:04Em Salvador, um paciente com COVID-19 envia áudio pra sua irmã informando que, no Hospital Teresa de Lisieux, estavam entubando e desligando o aparelho na calada da noite. Junte a isso a denúncia do Prefeito de Aparecida, São Paulo, informando o "modus operandis" para inflacionar mortos e internados em hospitais e, se não estiver satisfeito por CONFIAR nos médicos e enfermeiros, lembre dos casos gravados em que fingiam aplicar VACINAS em idosos. Pense, e talvez CREIA.
Jose
2021-03-20 14:55:45Cadê o João Bozista? Qual a explicar dele? Vamos Bozistas, zurrem. Por que vocês estão tão calados?
Gianfranco
2021-03-20 13:27:32É inc ompetencia ou ha traços de psicopata no presidente? Será que ele sente prazer em ver sofrimento generaluzado? Congresso e Supremo não irao faxer nada? Nem depois de 300..000 mortos?
Odete6
2021-03-20 13:26:22Aí fica claríssimo: 💀💀💀💀 genocídio premeditado e qualificado do desgoverno federal!!!! 💀💀💀💀