Presidente do STJ pede ao STF acesso a mensagens roubadas da Lava Jato
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins (foto), pediu ao Supremo Tribunal Federal acesso a mensagens apreendidas na Operação Spoofing, que investiga ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato. Endereçada a Ricardo Lewandowski, a petição chegou ao STF na tarde desta quarta-feira, 3....
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins (foto), pediu ao Supremo Tribunal Federal acesso a mensagens apreendidas na Operação Spoofing, que investiga ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato.
Endereçada a Ricardo Lewandowski, a petição chegou ao STF na tarde desta quarta-feira, 3. No documento, Martins requer "o compartilhamento de informações referentes a menções relacionadas a ministros do STJ por autoridades com prerrogativa de foro na corte".
Martins quer usar os dados no inquérito que instaurou de ofício -- por conta própria, sem requisição do Ministério Público -- para apurar “suposta tentativa de intimidação e investigação ilegal de ministros da corte” por integrantes da Lava Jato.
A investigação, chefiada pelo próprio Martins, tramita em sigilo, assim como ocorre no inquérito em curso no Supremo aberto por Dias Toffoli e conduzido por Alexandre de Moraes para apurar supostas ameaças à corte -- no procedimento, Moraes chegou a censurar uma reportagem de Crusoé em 2019.
O presidente do STJ acionou o STF após Lewandowski permitir que Luiz Inácio Lula da Silva e o Tribunal de Contas da União acessem as mensagens hackeadas. O petista pretende usar as mensagens para tentar anular condenações no âmbito da Lava Jato. A Corte de Contas, na outra ponta, investiga suposto conflito de interesses na incorporação de Moro ao quadro societário da empresa de consultoria Alvarez & Marsal, administradora judicial das empresas do grupo Odebrecht em ações de recuperação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-03-04 10:28:38Tomara que o povo brasileiro que acordou defenda Moro e os procuradores no STF. Estão para cometer uma injustiça.
Inês
2021-03-04 04:42:39Moro será o boi de piranha, o bode expiatório dos poderosos, nas terras tupiniquim tudo pode acontecer, devido a impunidade. Moro o povo acredita em você, a única forma de sair da cama de gato armada pelos corruptos é se candidatar a presidente. #MOROPRESIDENTE
Joao
2021-03-03 23:06:38Que absurdo duvidar da honestidade destes seres superiores. Exemplos da honestidade e imparcialidade, afortunada mente repassam esta postura na educação dos descendentes como um legado familiar.
Olívia
2021-03-03 21:32:51Já, já estará no stf.
Luiz
2021-03-03 21:03:22Dá pra perceber que é mais um homem importante da República! Aos amigos, os favores. Aos inimigos, os rigores! Gostaria de ter o talento do Goiaba!
José
2021-03-03 20:15:39Esse país tem suas peculiaridades, difícil é explicar para um cidadão europeu ou de outro lugar mais desenvolvido como funciona nossa justiça. O delito não é importante, o importante é saber como descobriram o delito e o delinquente, se não seguiram as regras criadas pelos infratores para que nada se punisse, esses sim devem ser penalizados.
MARCELO
2021-03-03 20:11:27Esse ministro deveria explicar os esquemas do filho junto a Fecomércio do Rio e não procurar meios para ajudá-lo, anulando as delações da lava jato. Esse STJ é uma vergonha e seus pares ficam em silêncio. É muito triste viver num país cujo judiciário é corrompido a luz do dia.
Waldir
2021-03-03 19:59:06Apenas um Arataca.
DALVA MARIA DOS SANTOS CASTELLAR
2021-03-03 19:16:17QUEREM CONDENAR O MORO E ABSOLVER OS CORRUPTOS. O MORO NÃO CONDENOU NENHUM INOCENTE. FICOU PROVADO POR CONFISSÕES QUE ROUBARAM BILHOES. ENTÃO, PARABÉNS MORO. VC É GIGANTE
MARCOS
2021-03-03 19:12:07Eu sei que no inquérito do fim do mundo é a PF que investiga, por ordem so STF. Quem investiga nesse novo arroubo do STF?