Agência Brasil

Presidente da UNE protesta e é chamado de desinformado em evento do MEC

17.07.19 12:03

O presidente da União Nacional dos Estudantes, Iago Montalvão, cobrou “o dinheiro das universidades” durante a apresentação do programa Future-se, voltado para as instituições de ensino superior, na manhã desta quarta-feira, 17, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Junior (foto).

Montalvão foi convidado a se sentar nas primeiras fileiras da sala para acompanhar a apresentação, depois de sua intervenção. Barbosa respondeu ao dirigente estudantil que o programa, antes de ser implementado, vai passar por uma consulta pública “para ouvir opinião de pessoas como você, que muitas vezes carecem de muita informação”.

O Future-se prevê aporte de 102,6 bilhões de reais para as universidades federais, dos quais 50 bilhões de reais viriam do Orçamento da União. O restante seria obtido em associações com investimentos privados.

A adesão das universidades ao Future-se será voluntária. O programa permite várias formas de associação das instituições de ensino superior com a iniciativa privada, como em contratos de gestão compartilhada do patrimônio e fundos com doações de empresas ou ex-alunos para financiar pesquisas e investimentos de longo prazo. A área jurídica do ministério ainda estuda quais pontos terão de ser aprovados pelo Congresso Nacional.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um órgão dominado pelo PCdoB a mais de 50 anos, não representa nenhum estudante e ganhou dinheiro do PT para construir uma sede e a grana desapareceu!!!

  2. Esta cambada de jovens terroristas e jovens semi vagabundos da UNE só querem ficar brincando de estudantes. Não fazem p. nenhuma e ainda exploram os alunos ciom taxas e carteirinhas .

  3. A UNE sempre foi um atraso. Com o PT virou um antro. A cara da UNE é o BeautMont, formado na UNE, com pós graduação no PT e doutorado no Senado.

  4. dá voz para quem não quer produzir pelo Brasil é perda de tempo ,o negócio da une é fumar baseado e atrapalhar que quer mudar o país,faz um desafio a eles entregue uma universidade a eles e dê uma meta ,nunca alcançarão.

  5. Estudante profissional da UNE queima pneu, atrapalha o trânsito, mata velhinhas inocentes com a fumaça e ainda tem convite garantido para a primeira fila. Ausência de escrúpulos das instituições educacionais que dá vez e voz a esses "terroristas" de esquerda.

  6. Seria maravilhoso se o bem-nascido formado por uma determinada universidade pudesse fazer doações para pesquisa e manutenção da mesma. Pouquíssimos devem fazer isso no Brasil - ao contrário do resto do mundo - mas, talvez, o motivo seja porque o doador nunca terá certeza se o seu dinheiro será bem empregado pelo Reitor. Esse, quase sempre, é escolhido por sua ideologia ou padrinho político e poderá não aplicar a doação da melhor maneira, em prol da universidade. Lamentável!

  7. Não se deve levar a sério estudantes profissionais. Duas reprovações durante o curso deve resultar em imediata reprovação. A propósito, quando teremos uma investigação nas contas da UNE e o caminho do dinheiro dos contribuintes que compulsoriamente bancaram as orgias "unescas"?

  8. O Iago já foi alfabetizado ? Se positivo , ele já leu uma revistinha tipo Turma da Mônica? Ele interpretou a estorinha da revista ? Por último , ele baba quando fala ? Se positivo , e da Une !

  9. Mais um besteiro do governo. Parceria público-privada sempre foi possível nas universidades via as fundações universitárias. Além disso, o Temer assinou a lei que permitia doações privadas a órgãos públicos, o que antes era proibido. Em suma, o cara está vendendo carro velho como se fosse novo. Estas ações não resolverão o problema do ensino superior brasileiro.

    1. Lucas, o Luiz é um apedeuta funcional. Não surpreende a resposta dele. Sem conhecimento e capacidade de argumentar, apenas zurra e como zurra este tal de Luiz. João, você já recebeu a graninha hoje do Carluxo? Se não, vai lá cobrar!

    2. Apoiado companheiro JOSE! #LulaLivre - Vamos melar tudo porque quanto pior melhor. A melhor educação que o Brasil já teve vem do companheiro Lula. Abril uma faculdade em cada skina pra pobre puder comprar diproma com dinheiro público via ProUni. Chupa essa Bozistas!!!

    3. Luiz você defende a democracia? Esse não um comportamento de um democrata; Na democracia há sempre a possibilidade da crítica

    4. Jose , vou repetir a pergunta : vc já foi alfabetizado, se sim , leu revistinha da Mônica? Interpretou a estorinha ? Você precisa de babador ? Hummmmm.....analfa funcional ...

  10. Que grabde ideia dar oportunidade para a iniciativa privada incestir em pesquisas. Quem visita a Universidade em Jerusalem pide ver un edificio com o nome de Frank Sinatra.

  11. UNE = União dos NÃO Estudantes... afinal, eles não estudam; só querem saber de fazer manifestações, greves e se preparar para uma vida de candidaturas futuras e mamar nas tetas do governo. Vide Lindbergh....

    1. UNE, leia-se Partido Comunista.Estes gigolôs de trabalhadores, sobrevivem dê-se sempre como vampiros, sugam o sangue de quem trabalha e de quem quer produzir algo de útil.

  12. O presidente da UNE , Iago Montalvão , não representa os estudantes . A eleição não foi direta , os estudantes não votaram nele . Ele foi eleito em eleição indireta por outros militantes da UNE .

  13. Agora sim! As parcerias com a iniciativa privada na área de pesquisas é de suma importância! Pesquisas para aplicações práticas e desenvolvimentos rápidos! No Brasil esse tipo de parcerias é tabu e visto com preconceito esquerdopata! Pra frente que se anda

  14. Gostei da atitude do Secretário da educação Arnaldo Barbosa da S. Jr. Comunista tem levar verdades na cara todo dia até abandonar seu mundo de mentiras.

  15. Excelente idéia de chamar a iniciativa privada para investir nas Universidades. Certamente vão investir na área de pesquisa e criar uma ponte entre as universidades e o mercado. Coisa de primeiro mundo.

    1. Excelente . Esse ministro da educação é show de bola. É desse tipo de pessoa que o Brasil precisa.

  16. Assis Chateaubriant costumava dizer que o milionário brasileiro não só não sabia viver como não sabia nem morrer. Deixava tudo para os filhos que em duas gerações dissipavam suas fortunas. Não existe na USP, por exemplo, nenhum edifício, laboratório, cátedra, programa, etc, com o nome Olavo Setúbal, Paulo Maluf, Hermínio de Moraes, etc, que poderiam ter seus nomes eternizados com doações para a Universidade que os formou gratuitamente. Chatô tinha razão.

    1. Concordo com todos vocês! Deveria haver mais investimentos privados, porém deveria haver mais transparência na utilização dos recursos.

    2. José. Vc tem razão sobre patrocínio de milionários para faculdades. Isto ocorre com frequência nos EUA e o dinheiro é bem aproveitado. Aqui, precisaríamos de leis e de estar de olho no uso do dinheiro. Apesar de que dinheiro de gente como Maluf deveria ser aplicado depois da Justiça ter sequestrado os bens roubados. Quanto a A. Chateaubriand, acabou fazendo o que criticou. Pior, brigou com um filho em vida e não soube morrer. Aproveitou a vida na gandaia. Mas deixou o MASP, pelo menos.

    3. Some-se a isso a enorme desconfiança de que o recurso doado será utilizado de forma transparente e honesta.

  17. Esse comunista, Presidente da UNE, não é burro, mas age como todos esquerdistas de nosso Brasil. "O quanto pior, melhor" é seu lema. Os Estudantes de verdade devem acordar e colocar para correr esse marxista que esta a serviço do PT, Psol, PcdoB,etc.

  18. O projeto parece bom, porém a iniciativa privada brasileira ainda está muito atrás dos países desenvolvidos, a ponto de investir nas universidades, até porque a carga de impostos é muito grande, inviabilizando novas iniciativas.

    1. Concordo com você. A carga tributária sufoca tudo e todos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO