Presidente da Câmara dos EUA é destituído pela linha-dura do próprio partido
Por 216 votos a 210, o presidente da Câmara dos EUA, o republicano Kevin McCarthy (foto), foi destituído do cargo nesta terça-feira (3), em uma aliança da linha-dura de seu próprio partido com a oposição democrata. O New York Times descreveu a destituição de McCarthy como "movimento sem precedentes na história moderna, que deixou a...
Por 216 votos a 210, o presidente da Câmara dos EUA, o republicano Kevin McCarthy (foto), foi destituído do cargo nesta terça-feira (3), em uma aliança da linha-dura de seu próprio partido com a oposição democrata. O New York Times descreveu a destituição de McCarthy como "movimento sem precedentes na história moderna, que deixou a Câmara sem líder e a mergulhou no caos".
Oito republicanos votaram para tirar McCarthy do comando da Câmara. Segundo o NYT, o deputado Patrick McHenry, republicano da Carolina do Norte, foi nomeado presidente interino de acordo com uma lei aprovada após os ataques de 11 de Setembro para o caso de o cargo ficar vago; McHenry decretou recesso, e o plenário da Casa ficará paralisado até eleger um novo presidente.
A extrema direita republicana, que já havia tentado bloquear a ascensão do moderado McCarthy à presidência da Câmara em janeiro, decidiu se rebelar abertamente quando, no último sábado (30), ele e os deputados democratas fizeram um acordo para aprovar provisoriamente o orçamento —se isso não ocorresse, o governo de Joe Biden teria problemas para fazer pagamentos.
A moção para deixar o comando da Câmara vago foi apresentada pelo deputado Matt Gaetz, aliado de Donald Trump, mesmo depois de McCarthy ter pedido a abertura de um processo de impeachment contra Biden, no mês passado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)