Foto: India Prime Minister's office

Índia expulsa 40 diplomatas canadenses, diz jornal

03.10.23 16:12

O governo do premiê Narendra Modi (foto) ordenou a saída de cerca de 40 diplomatas canadenses do território.da Índia, relata o jornal britânico Financial Times. Segundo a agência Reuters, a Chancelaria do Canadá requisitou nesta terça-feira (3) audiências privadas com Nova Déli para tentar aliviar as tensões.

De acordo com o Financial Times, a gestão Modi ainda exigiu que Ottawa repatrie seus diplomatas até o próximo dia 10, sob pena de eles perderem sua imunidade. O Canadá tem hoje 62 representantes diplomáticos no país da Ásia.

Questionado sobre o caso, o premiê canadense, Justin Trudeau, não confirmou o relato, mas afirmou que não deseja aprofundar ainda mais o atrito entre os dois países. “Estamos levando isso [a ameaça de expulsão dos diplomatas] extremamente a sério, mas continuaremos a dialogar de modo responsável e construtivo com o governo indiano”, declarou o primeiro-ministro a jornalistas.

As escaramuças entre Canadá e Índia começaram no mês passado, quando Trudeau anunciou a expulsão de um agente de segurança indiano do país. A justificativa era que a inteligência canadense suspeitava de envolvimento do governo de Modi no assassinato de um ativista sikh em solo canadense.

A Índia chamou as acusações de absurdas e expulsou um diplomata canadense. Em seguida, recomendou a seus cidadãos, principalmente estudantes, que evitassem viajar para o Canadá e suspendeu a emissão de vistos para o país.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Trudeau...enviado do capeta pra destruir o Canadá. Quem pensa que um presidente maluco e despreparado não destroi um país desconhece a história...Fidel, Hugo Chaves, Ortega e agora Trudeau. Há ainda tem o ...deixa pra lá..a PF está pronta e aparelhada.

  2. Acusar sem provas é sempre perigoso, mas a reação de Modi, embora mostre grande indignação, também não prova nada.

Mais notícias
Assine agora
TOPO