Prepare-se para ouvir "A Voz da China"
Durante a viagem de Lula à China, o governo brasileiro deve anunciar um acordo entre a Secretaria de Relações Institucionais, comandada por Alexandre Padilha, e o China Media Group, que reúne 47 canais de televisão estatais, 17 estações de rádio, três sites de notícia e 20 jornais. A notícia, divulgada pelo portal UOL, fala em...
Durante a viagem de Lula à China, o governo brasileiro deve anunciar um acordo entre a Secretaria de Relações Institucionais, comandada por Alexandre Padilha, e o China Media Group, que reúne 47 canais de televisão estatais, 17 estações de rádio, três sites de notícia e 20 jornais.
A notícia, divulgada pelo portal UOL, fala em "reforçar a cooperação com veículos de imprensa brasileiros", "aumentar a confiança mútua", "troca de conteúdos" e "intercâmbio de profissionais".
É para ficar com os olhos bem abertos. Em contratos anteriores com a EBC, com o Grupo Bandeirantes de Comunicação e com a TV Cultura de São Paulo, o China Media Group emplacou a veiculação, para o público brasileiro, de reportagens em que os apresentadores fazem elogios à ditadura de Pequim.
Tudo o que o China Media Group é capaz de produzir são versões do Partido Comunista sobre diversos assuntos. O canal Band já mostrou ensinamentos clássicos da cultura chinesas citados pelo ditador Xi Jinping. Durante a pandemia de Covid, quando vários países reclamavam de a China não ter compartilhado informações quando as mortes se acumulavam, o canal divulgou notícias elogiando os esforços positivos da China em combater o vírus.
Com o China Media Group renovando contratos com veículos e empresas brasileiras de tempos em tempos, a ditadura chinesa ganha um poderoso canal para influenciar o público nacional em questões que vão da invasão da Ucrânia aos campos de concentração de muçulmanos uigures em Xinjiang. Para a democracia brasileira, não há o que comemorar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Maria Lucia Gomes Tedoldi
2023-04-12 19:43:23E lamentável... não vamos ouvir a voz da China, mas a voz do partido chinês que sufoca a verdadeira voz chinesa!
Benjamin Gomes Neto
2023-04-12 10:42:35O crescimento econômico enorme da China e sua penetração no resto do Mundo é algo relativamente novo e que ensejará grandes modificações no cenário internacional. Vamos ver no que vai dar...
RENATO
2023-04-12 08:46:47"Para a democracia brasileira...", mas que democracia é essa?
Sandra Maria Guerra Da Rocha
2023-04-12 08:40:45Fiquemos atentos . Nada temos a aprender com o comunismo chines. Precisamos não retroceder em nossa suada Democracia.
Delei
2023-04-12 06:23:55Os ptralhas têm o propósito de venezuelização do país e divulgação de ditadura comunista com certeza é parte do projeto somando-se à várias ações tomadas e a serem tomadas em todos os setores do país ( ampliação da estatização, aparelhamento das altas cortes, controle das FAs, empobrecimento da população ).
Marcia E.
2023-04-11 18:00:44Eu tive oportunidade de ver alguns programinhas do EBC que veiculam durante o dia na Band. É terrível, assustador. Eles claramente forjam a grande alegria de viver sob o domínio de Xi Jiping. Uma chinesinha com cara de robô fala um português quase perfeito, só não sorri e dá a impressão que tem um censor na frente dela. Depois que vi aquilo não quis mais nem passar perto da BAND. E tenho pena de quem vê e não percebe.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-04-11 18:00:02Não, Duda, vai ser bom para todos os envolvido$ no$ contrato$.