Reprodução

Por que Ortega persegue a Igreja na Nicarágua

13.07.23 16:41

A “ditadura grosseira” da Nicarágua, como bem definiu o papa Francisco, continua sua estratégia de perseguição à Igreja Católica. No domingo, 9, o regime sandinista prendeu mais um padre crítico a Daniel Ortega, sem explicar os motivos nem informar o paradeiro do religioso.

Somam-se à lista de investidas contra a entidade o cárcere do bispo de Matagalpa, Dom Rolando Álvarez; a expulsão das missionárias da Caridade, organização fundada pela Madre Thereza de Calcutá; o fechamento de rádios católicas; e a cobrança ilegal de imposto sobre imóveis, da qual os templos religiosos são isentos desde 1995.

Entre os motivos da perseguição está a popularidade de cada um dos atores do cenário sociopolítico nicaraguense. A última pesquisa da consultoria CID Gallup, realizada entre os dias 14 e 20 de junho, mostrou que o ditador tem 61% de reprovação no país, enquanto a Igreja Católica é a instituição mais confiável da Nicarágua para 48% dos entrevistados.

Em 2022, em entrevista a Crusoé, a socióloga nicaraguense Elvira Cuadra, diretora do Centro de Estudos Transdisciplinares da América Central, disse que Ortega busca recompor sua legitimidade à força.

“A pressão sobre a Igreja Católica é para forçar a hierarquia católica a apoiá-lo e, assim, dar a ele essa legitimação que ele não conseguiu nas urnas. A mesma coisa vale para os empresários privados. Ortega quer submetê-los para virar a página da crise social e política”, afirmou.

Como a perda da legitimidade de Ortega é um caminho sem volta, as investidas para sufocar a Igreja vão continuar.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E o Papa continua dando aperto de mãos ao Lula. Ou é muito mal informado sobre as relações do nosso presidento com os ditadores, ou tem algo por trás disso tudo que o Vaticano esconde (para variar)?

  2. Claro, claro, é uma das mais típicas condutas de praxe dos covardes ditadores: qualquer instituição ou pessoa que significar um mínimo que seja de lampejo de consciência a ser transmitido à massa de manobra, será inescapavelmente perseguido das maneiras mais covardes possíveis no contexto onde atuem, ou mesmo onde apenas existam, ainda que completamente amordaçadas como na Coréia do Norte. Que coisa mequetrefe e maldita essa coleção de desgovernos espúrios desses burrões genocidas!!!.....

  3. Porque é um ditador assassino eternizado no poder por um povo covarde e logo teremos o mesmo neste país de ignorantes que jamais saiu da senzala e isto é mera questão de tempo.

    1. Magda ... os manés foram novamente ofendidos pelo cínico, servil e ridículo dr. Verboso mas esta gente tristemente empoderada pelo povo algoz de si mesmo pode tudo.

    2. VAI NÃO, tá errado, já CHEGOU! Já escrevi aqui mil vezes, temos um povo bundão, um bando de machos q gosta de bater em mulheres e crianças, mas q não tem colhões pra enfrentar os ditadoreszinhos de meia tijela, vai deixando q eles, os analfabetos e os doutores, mandem no país como se fosse propriedade deles. Tomem o povo de Israel como exemplo, está nas ruas há meses. Não quebra nada, não bota fogo em nada como os franceses, mas não arreda pé da sua crença na justiça e mostra isso diariamente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO