Por que o Fome Zero Universal foi um fracasso
Em seu primeiro discurso na ONU, em 2003, o presidente Lula propôs uma espécie de Fome Zero Universal. O assunto deve voltar à tona na fala do presidente na Assembleia-Geral da ONU nesta terça, 19. "Lancei no Brasil o projeto Fome Zero, que visa por meio de um grande movimento de solidariedade e de um...
Em seu primeiro discurso na ONU, em 2003, o presidente Lula propôs uma espécie de Fome Zero Universal. O assunto deve voltar à tona na fala do presidente na Assembleia-Geral da ONU nesta terça, 19.
"Lancei no Brasil o projeto Fome Zero, que visa por meio de um grande movimento de solidariedade e de um programa abrangente envolvendo o governo, a sociedade civil e o setor privado eliminar a fome e suas causas (...).Precisamos dar um salto de qualidade no esforço mundial de luta contra a fome. Propus, nesse sentido, a criação de um Fundo Mundial de Combate à Fome e sugeri formas de viabilizá-lo (...). Existem outras propostas, algumas já incorporadas a programas das Nações Unidas. O que faltou até agora foi a imprescindível vontade política de todos nós, especialmente daqueles países que mais poderiam contribuir. (...) Por isso, submeto à consideração dessa Assembleia a hipótese de criar, no âmbito da própria ONU, um Comitê Mundial de Combate à Fome, integrado por chefes de Estado ou de governo, de todos os continentes, com o fim de unificar propostas e torná-las operativas", disse Lula.
Mas a intenção naufragou por vários motivos. São eles:
Competição com outros programas
Quando Lula apresentou sua ideia, a ONU já tinha dois programas para erradicar a fome no mundo, um da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outro do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Não fazia sentido criar um terceiro.
Desinteresse de outros chefes de governo
Um dos poucos que se interessaram no assunto foi o presidente francês Jacques Chirac. Em 2004, Lula propôs a ele uma taxação das vendas de armas para combater a fome em países pobres. Mas a França era, e ainda é, um dos principais vendedores de armas do planeta. Mesmo assim, o brasileiro disse que o francês teria se mostrado "amplamente favorável" à sua proposta. Chirac apelidou o tal Fundo Mundial de Combate à fome de "Fundo Lula". Mas, diante da inviabilidade da ideia, o francês ajudou Lula a transformar o Fome Zero Universal em um programa de combate à Aids em países pobres. E ficou por isso mesmo.
Má vontade da ONU
Lula criticou seguidamente a organização por inação diante dos problemas do mundo. Em 2004, secretário-geral da ONU, Kofi Annan, retrucou, dizendo que o Brasil tinha muito a fazer ainda dentro de casa. Annan citou o Brasil entre aqueles países que "precisam fazer muito mais para defender os direitos das mulheres, diminuir a corrupção e promover novos investimentos públicos e privados em Educação".
Corrupção no Fome Zero brasileiro
Ainda em junho de 2003, o assessor especial da Presidência, Frei Betto, admitiu irregularidades no programa. "Isso não me surpreende. Tomamos uma série de medidas no governo para evitar qualquer rastro de corrupção. Mas, lamentavelmente, como diz o Evangelho, os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz. Então, às vezes isso acontece", disse Frei Betto. Cerca de 14% das famílias inscritas foram excluídas por irregularidades. "Lamentavelmente estas coisas continuam ocorrendo porque o governo lançou um plano para erradicar a fome mas ainda não conseguimos fazer um programa para erradicar o pecado original", disse o assessor de Lula, que deixou o governo no final de 2004 alegando "motivos pessoais".
Substituição do Fome Zero pelo Bolsa Família
Em vez de investir em um programa cheio de falhas, o petista José Dirceu entendeu que programas de transferência de renda seriam mais eficientes para angariar votos. Com isso, o Fome Zero foi substituído pelo Bolsa Família. “Serão 12 milhões de bolsas que poderão se converter em votos em quantidade três ou quatro vezes maior. Isso nos garantirá a reeleição de Lula”, teria dito Dirceu ao advogado Hélio Bicudo, em 2004.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Amaury G Feitosa
2023-09-18 17:12:28Este imbecil que nos desgoverna tem como universo o bucho e a mente pôdre,
Odete6
2023-09-18 15:31:43Qualquer coisa que vier desse lulaladralha zero à esquerda, será sempre zero à esquerda, exatamente como é esse ignorante asqueroso que vive inventando maneiras de se colocar no palco tentando aparecer no mundo
Adriano
2023-09-18 13:58:01O vagabundo sequer faz o dever de casa, vai dar jeito no mundo... Ele não resolve nem o mundo megalomaníaco dele!!