Reprodução

Por que a Rússia dispara mísseis hipersônicos contra a Ucrânia

10.05.22 12:49

A Rússia lançou na noite de segunda, 9, diversos mísseis contra cidades ao sul e ao leste da Ucrânia, incluindo Odessa. Três dos mísseis hipersônicos do tipo Kinzhal, ou “adaga“, foram lançados de um avião. Um deles atingiu um hotel.

Os mísseis hipersônicos têm a capacidade de carregar ogivas nucleares e de alterar a trajetória durante o voo, qualidade que os mísseis balísticos não possuem. O emprego dos mísseis Kinzhal na Ucrânia tem ao menos três motivos.

O primeiro é mostrar ao Ocidente a capacidade bélica russa. “O Kremlin tem usado o campo de batalha para mostrar que é tecnologicamente capaz em algumas áreas militares. Isso aconteceu na Síria, onde a Força Aérea foi colocada em uma situação de combate real“, diz Valdir Bezerra, membro do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP.

Um segundo fator é que, como os mísseis hipersônicos conseguem desviar a trajetória e voam a uma velocidade dez vezes maior que a do som, eles não podem ser interceptados pelas baterias antiaéreas ucranianas, que continuam operantes. “O Kinzhal é muito eficiente ao atingir o seu alvo. Quando foi anunciado em 2018, os russos o apresentaram como uma arma praticamente invencível, que não poderia ser parada pelos sistemas de defesa que existem atualmente“, diz Bezerra.

Por fim, a dificuldade que os russos estão tendo para lançar ofensivas por terra ou pelo mar também faz com que a Rússia recorra mais aos mísseis, como o Kinzhal, em seus ataques.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É uma guerra de extermínio, sem objetivo estratégico algum senão demonstrar força. Fruto de uma mente psicopata no poder.

  2. Acho que enriqueceria a reportagem elucidar que, apesar da grande eficiência desses mísseis, seus custos são muito superiores aos dos mísseis de cruzeiro ou da artilharia convencional.

  3. Não concordo apenas com o texto que diz que a Aviação Russa foi colocada a prova na Siria, me diga qual aviação eles enfrentaram lá..? na Ucrania idem, enfrentaram poucos aviões de modelos da era SOVIETICA... ou seja, AINDA não foram colocados a prova verdadeiramente.. alias, nenhum pais na atualidade teve coragem de enfrentar um oponente a altura... Abs.

  4. Ninguém tem a BOMBA que o BRASIL tem. Um stf incompetente, um senado e um congresso incompetente e bandido .Este trio acaba com qualquer país.

    1. Nesse missil tupiniquim, a OGIVA NUCLEAR chama-se BOLSONARO, com seu autoritarismo, burrice cronica, sede de poder, jogou a PA DE CAL no que restava dos governos PT , Temer ..

    2. Esqueceu de mencionar um presidente absurdamente corrupto e incompetente, uma associação terrivelmente destruidora.

    1. Tomara que isso ocorra, e logo! Se o míssil é direcionável, só falta um bom hacker!

Mais notícias
Assine agora
TOPO