Por que a PF vai celebrar aniversário na efeméride do golpe de 1964
A Polícia Federal completa 81 anos nesta sexta-feira, 28 de março, mas a celebração do aniversário ocorrerá na segunda, 31, com a exibição do filme 'Ainda Estou Aqui'

A Polícia Federal, que completa 81 anos nesta sexta-feira, 28, decidiu fazer um evento para comemorar seu aniversário na segunda-feira, 31, dia da efeméride do golpe militar de 1964.
Como mostramos, a festa da PF aproveitará a ocasião para exibir o filme Ainda Estou Aqui, do cineasta Walter Salles.
Crusoé questionou a organização por que ela iria celebrar seu aniversário na segunda, e não na sexta.
O motivo é a ausência do diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues (foto), que integra a numerosa comitiva que acompanha o presidente Lula (PT) em viagem ao Japão e ao Vietnã.
"A cerimônia de comemoração do aniversário da Polícia Federal foi agendada para segunda-feira, 31 de março, porque o diretor-geral encontra-se hoje, 28/3, em missão oficial no exterior. Dessa forma, optou-se por realizar o evento no dia útil imediatamente posterior."
Ainda Estou Aqui no aniversário da PF
A sessão de Ainda Estou Aqui ocorrerá na segunda, 31, no Cine Brasília e será aberta a servidores e colaboradores da PF.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o drama, que conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2 de março, conta a história de persistência da viúva de uma das vítimas mais célebres da ditadura militar, iniciada em 1964, para que o Estado brasileiro reconhecesse sua morte oficialmente.
A obra levantou debates políticos, principalmente nos momentos em que o governo Lula se aproveitou da produção para machucar o adversário Jair Bolsonaro, réu por tramar um golpe de Estado.
Em nota, a PF afirmou que a exibição "dialoga com o papel institucional da PF na defesa do Estado democrático de Direito e conecta-se com o momento atual", além de exaltar uma conquista histórica do cinema brasileiro.
"Além disso, busca promover um espaço de debate e conscientização voltado principalmente aos servidores da instituição, reforçando o compromisso da Polícia Federal com a memória, a transparência e o fortalecimento dos valores democráticos", acrescentou.
Leia também: Lula em busca de samurais
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)