Política externa do novo governo de Israel escanteia evangélicos
No governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, a política externa de Israel se aproximou dos cristãos evangélicos de outros países. Em troca, Netanyahu ganhou algum capital político. Nos Estados Unidos, isso fez com que apoiadores do ex-presidente Donald Trump se simpatizarem com ele. No Brasil, evangélicos pressionaram o presidente Jair Bolsonaro a transferir a embaixada para Jerusalém, o...
No governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, a política externa de Israel se aproximou dos cristãos evangélicos de outros países. Em troca, Netanyahu ganhou algum capital político. Nos Estados Unidos, isso fez com que apoiadores do ex-presidente Donald Trump se simpatizarem com ele. No Brasil, evangélicos pressionaram o presidente Jair Bolsonaro a transferir a embaixada para Jerusalém, o que não chegou a se concretizar.
Mas Netanyahu deixou o poder em Israel em junho. O novo governo, em vez de buscar construir pontes com os evangélicos, tem se voltado para a diáspora judaica. Eles estão preocupados principalmente com os 7 milhões de judeus americanos, que são tanto do Partido Democrata quanto do Partido Republicano. Na semana passada, o ministro de Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, encontrou-se com o secretário de estado americano, Antony Blinken, em Roma (foto).
"Lapid também fez ligações para parlamentares republicanos e fala em reativar o consulado em Nova York. Também ofereceu ajuda para o resgate de pessoas no edifício colapsado em Miami, onde há uma grande presença judaica. Tudo isso mostra um grande desejo de se aproximar dos Estados Unidos, enquanto o Brasil não está aparentemente no radar, muito menos os evangélicos daqui", diz a historiadora Monique Sochaczewski, especialista em Oriente Médio.
Lapid, que divulga mensagens nas redes sociais em hebraico, inglês, árabe e espanhol, também cultiva valores pouco palatáveis para os evangélicos, que são socialmente conservadores. "Vale pontuar que uma de suas primeiras ações no ministério foi erguer a bandeira do movimento LGBTQIA+ e postar em suas redes que a ideia era trazer mensagem de tolerância, união e liberdade", diz Monique.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Newton
2021-07-05 23:23:42Dias difíceis em Israel!!! Deus Pai, a de cobrar....
Lasier
2021-07-05 19:58:58A ignorância da história faz os ingênuos $ ? evangélicos brasileiros confundirem o israel mítico da biblia com o estado terrorista que hoje leva o mesmo nome. Words, words...
Natalia
2021-07-05 15:10:02A Nação "amiga" também pulou fora!
Sônia Régia Salma Cerqueira
2021-07-05 13:18:32parabéns! evangélicos que bolotomizam fiéis para usurpar dinheiro e viverem as custas dos otários bestializados!alienados dominados mentalmentespelos evangélicos cafetões
Ferreira
2021-07-05 11:03:58Valer-se de símbolos, igrejas, ícones sobrenaturais, times de futebol, bandeira, “palavras de ordem” como patriotismo e outras vãs, de apelo em geral fácil e no entanto sem substância além da ilusória, ou mesmo intimidatória, serve ao propósito de embaçar a incomoetência e as más-intenções de governantes ávidos por obterem onposer para locupletar-se, e axseys acólitos, com recursos da sociedade ignara, a qual, enquanto isso, mostra-se disposta a confrontar-se então em “categorias”.
Maria
2021-07-05 08:42:09Que beleza. Pelo menos uma notícia boa. MS
Heloisa
2021-07-05 08:33:41Se o Genocida algum dia leu uma frase da Bíblia( Êxodo) vai perceber que ele é a própria edição das pragas do Egito , no século XXI.
CARLOS
2021-07-05 07:33:11Como sempre o Brasil se posiciona como um vira-lata esperando restos à beira da mesa , uma historica vocaçao para a insignificancia. Com os investimentos chineses na Africa, em breve o agro brasileiro vai achar o mesmo caminho dos outros paises sulamericanos com economias dependentes de commodities (todos progressivamente mais desinteressantes para o resto do mundo).
Jose
2021-07-04 22:30:36Vocês já perceberam que todos os grandes amigos do Bozo já foram defenestrados? Trump, Bibi, etc. Brasileiros e brasileiras, o que vocês estão esperando para limpar a sujeira que vocês fizeram? Repito: enquanto o Bozo não sair não haverá recuperação social no Brasil. Seremos sempre considerados uns párias na comunidade mundial!