Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress

Polícia Federal alerta para golpes cibernéticos durante pandemia

08.04.20 12:27

A Polícia Federal detectou nas últimas semanas um aumento no número de ameaças relacionadas a tentativas de roubo de dados bancários e informações pessoais por criminosos para a prática de crimes cibernéticos.

São e-mails falsos, links fraudulentos, mensagens por aplicativos e ligações telefônicas efetuadas para conseguir alcançar os dados pessoais dos brasileiros em meio à crise sanitária provocada pela pandemia de coronavírus.

Um dos golpes mapeados envolve o voucher de auxílio emergencial aprovado pelo governo e que está sendo utilizado para repassar 600 reais para os brasileiros.

Segundo a PF, “diversas mensagens disparadas por meio de aplicativos como Whatsapp, SMS, e-mails e até telefonemas têm solicitado informações para cadastro dos beneficiários do auxílio emergencial”. A corporação alerta que o cidadão deve ficar atento e nunca informar seus dados nesse tipo de mensagem.

Leia outras dicas da PF para evitar os golpes

  • Não clicar em links enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens em nome de instituições bancárias
  • Não preencher dados de cartões de crédito em formulários e nem informar dados de cartões de crédito e senha em ligações telefônicas. Em caso de dúvida, procurar o banco
  • Ficar atento a boletos falsificados. Códigos de barras podem ser facilmente alterados. Verificar o nome da empresa e valor do pagamento. Em caso de dúvida, entrar em contato com o credor ou emissor do boleto.
  • Cuidado com ofertas de empréstimos com dinheiro fácil. Golpistas oferecem facilidades em refinanciamento de dívidas e empréstimos consignados.
  • Solicitações de empréstimos e transferências oriundas de contatos no Whatsapp podem ser golpes. Ligue para o seu contato e confirme a solicitação.
  • Campanhas de doação: Em momentos de crise, é muito comum surgirem campanhas de doação de todos os tipos. É preciso certificar-se de que as pessoas e instituições por trás da campanha existem e são realmente sérias.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Caraca! com toda tecnologia não trem com no identificar esses FDP? Parece que nem perfil falso no Twitter conseguem identificar! Se conseguissem, o que tem de pessoal direita / esquerda vinculados aos políticos fazendo isso... haja cadeia!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO