Planalto compra carros para ex-presidentes da República por R$ 647 mil
O governo gastou 647,7 mil reais para comprar carros para ex-presidentes da República. Depois de um pregão realizado em outubro de 2019, o Planalto assinou contrato com uma empresa de São Paulo esta semana. Seis ex-presidentes terão novos veículos à disposição: José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva (foto), Dilma...
O governo gastou 647,7 mil reais para comprar carros para ex-presidentes da República. Depois de um pregão realizado em outubro de 2019, o Planalto assinou contrato com uma empresa de São Paulo esta semana. Seis ex-presidentes terão novos veículos à disposição: José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva (foto), Dilma Rousseff e Michel Temer.
Em média, cada carro sairá por 107,8 mil reais. O edital previa a compra de até 12 veículos por 1,3 milhão de reais, mas o contrato acabou fechado para a entrega de seis veículos, um para cada ex-presidente da República.
Um decreto de 2008, assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece que, ao deixarem o Palácio do Planalto, os antigos mandatários tenham direito aos serviços de segurança e apoio pessoal, veículos oficiais com motorista e dois servidores com cargos em comissão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-01-27 23:50:53É INCONGRUENTE com uma SOCIEDADE DEMOCRÁTICA e MAIS JUSTA, mas este PROCESSO DE AJUSTE não necessariamente precisa ser feito de SUPETÃO, mas em COMPASSO com o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO e TECNOLÓGICO vigentes no país e no mundo.
Uira
2020-01-27 23:48:39Além do mais, conforme a TECNOLOGIA avança, este APARATO não pode ser substituído por FERRAMENTAS e MÉTODOS mais modernos? Na era do VEÍCULO AUTÔNOMO, se justificará que ex-presidentes tenham motoristas? Na era da ROBOTIZAÇÃO, fará sentido que ex-presidentes tenham SERVIDORES à sua disposição, ao invés de robôs? Sem dúvida que tais PRIVILÉGIOS tem uma grande CONOTAÇÃO de POMPA e de um ESTADO ARCAICO onde POLÍTICOS são tratados como SUMIDADES que estão acima dos PLEBEUS.
Uira
2020-01-27 23:45:00Em se tratando de um país de DIMENSÕES AMAZÔNICAS e um PIB ROBUSTO é RAZOÁVEL que os OCUPANTES do POSTO MÁXIMO do GOVERNO BRASILEIRO tenham condições diferenciadas para quando deixarem suas funções. Isto não quer dizer que não se possa discutir o NÍVEL e a EXTENSÃO dos PRIVILÉGIOS concedidos. Por exemplo, em um país com BAIXOS NÍVEIS de criminalidade e violência, seria realmente necessário um GRANDE APARATO de SEGURANÇA para os ex-presidentes?
Uira
2020-01-27 23:38:53No entanto, é uma EXCRESCÊNCIA que um PRESIDENTE condenado por CORRUPÇÃO ou IMPICHADO conte com tais BENEFÍCIOS. Não seria até um INCENTIVO para o sujeito não roubar ou se envolver em CORRUPÇÃO, perder os PRIVILÉGIOS que teria após deixar o cargo? Se ele for IMPICHADO, perde os PRIVILÉGIOS. Se for CONDENADO por CORRUPÇÃO, perde os PRIVILÉGIOS. Mas como a atual legislação não prevê isto, tal hipótese seria uma excelente alternativa para FUTUROS OCUPANTES da cadeira presidencial.
Uira
2020-01-27 23:35:03Apesar de serem mordomias às quais o CIDADÃO COMUM não tem acesso, perto do PIB brasileiro é um gasto bem marginal, tanto os carros quanto as demais benesses. Em um país com um PIB menor este tipo de VANTAGEM tem um IMPACTO MARGINAL maior. Seria muito bom que os presidentes brasileiros fossem tratados como os PRIMEIRO-MINISTROS de PAÍSES ESCANDINAVOS, mas o Brasil não é um PAÍS ESCANDINAVO e uma coisa de cada vez, reduzir a CORRUPÇÃO A NÍVEIS MÍNIMOS já estaria de BOM TAMANHO.
Sandra
2020-01-22 13:34:14É o fim da picada. Essa e outras mordomias, incompatíveis com um país pobre, têm que acabar.
Elmar
2020-01-21 21:30:44ACHO DESNECESSÁRIO... JÁ CHEGA AS MORDOMIAS QUE ESSAS FIGURAS TÊM, PRINCIPALMENTE OS PTRALHAS, QUE QUASE ACABARAM COM A RIQUEZA DO BRASIL.
Regina
2020-01-20 12:29:05Por que não damos fim a esse tipo de excrescência?
ELOI
2020-01-20 11:49:15simplesmente FIM DA PICADA. O Brasil não é um país sério. É uma República de Bananas
Jessé
2020-01-20 11:40:43Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece!! A p* dessa roubalheira não termina nunca!! E aí, Presidente Bolsonaro, bote a a Bic pra funcionar e acabar com essa mamata!!!