Planalto: 36% dos brasileiros são a favor de intervenção

29.05.18 17:10

Uma pesquisa em poder do Palácio do Planalto mostra que 36% dos brasileiros manifestam apoio à ideia de intervenção militar.

O número foi transmitido pelo ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, a deputados do MDB.

Marun está reunido nesta tarde com a bancada do partido, no Congresso Nacional.

Há no Planalto e entre os parlamentares do MDB um sentimento geral de preocupação com o que resta do governo de Michel Temer. O temor é de que a crise possa se agravar nos próximos dias, com a anunciada greve dos petroleiros.

Emedebistas de proa, inclusive do próprio Planalto, temem que o governo perca de uma vez por todas o controle da situação ante um possível acirramento da crise.

Nas últimas horas, o governo teve de cobrar dos comandos das forças militares que se empenhassem com mais firmeza nas ações contra a greve dos caminhoneiros.

A impressão entre palacianos de que os militares pudessem estar fazendo “corpo-mole” fez aumentar a sensação de que o governo estaria sendo sabotado “por dentro”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. toda a imprensa arrepia ao ouvir falar em INTERVENÇÃO MILITAR! vOTO NA esquerda desde que começou a redemocratização e o que temos colhido? Impunidade, anões do orçamento, cpi que não dão em quase nada, inquéritos contra políticos que são arquivados, outros que prescrevem , tudo no stf, cartão corporativo, operações policiais que são anuladas pelo stf, priv. tucana, roger abdel com HC, mensalão protag.por alg. "vitimas da ditadura". petrolão, C.Moeda, Sergio Cabral!

  2. Quem está pedindo por intervenção não está esperando uma solução milagrosa,apenas vendo no Exército a unica possibilidade de adoção de medidas necessárias que jamais os parlamentares tomariam porque são medidas contra eles próprios, como redução de salários e mordomias.Até mesmo uma nova regra para nomeação de ministros do STF e a diminuição do numero de cadeiras no congresso. De que outra forma seria possível isso? Quem atrela intervenção à ditadura é que está misturando as estações .

    1. O Brasil é controlado por um imenso Estado que controla com mão de ferro mais de 50% de toda riqueza produzida nessa país. É um Estado de casta, a casta dinástica dos privilegiados que vem sendo renovada a muito tempo, em que pese o próprio período militar não mudou, não mudou nos anos FHC e do Lulopetismo, não mudou agora e não vai mudar com o retorno dos desejados militares. Só mudara com uma intervenção popular e isso ainda esta longe de acontecer, os caminhoneiros mostraram que é possivel

    2. Eu acredito na intervenção POPULAR. Veja, erros estratégicos do passado, dos militares inclusive ( não ouve ditadura militar, aconteceu sim um Estado de Exceção onde algumas garantias e liberdades ficaram sob tutela), ajudaram a transformar o Brasil no que é hoje, por exemplo ficar nas mãos de uma "categoria" de trabalhadores, coisa que nem nos melhores momentos do sindicalismo aconteceu. O Brasil parou por conta da "insatisfação" de trabalhadores não regulamentados e não sindicalizados....

  3. Fico surpreso. Bem mais da metade da população é formada de idiotas e estúpidos. Desde quando os militares foram solução para qualquer coisa além de sua doutrina? O único feito razoável foi ter impedido o golpe comunista de 64 que queria impor a ditadura do proletariado, o resto é incompetência ano a pós ano.

    1. de volta significa exatamente isso: Atraso, atraso e mais atraso.

    2. e picareta!! Ou seja, nossa "vocação" agraria burra foi meio que imposta pelos governantes. JK trouxe as montadoras de automóveis e caminhões com o compromisso de traçar o país com rodovias apenas. Os militares ajudaram a matar o desenvolvimento intelectual com o ensino do "coletivismo" cretino comunista de Paulo Freire entre outros desastres e estrategias estupidas e ditatoriais transformaram o Brasil nesse imenso galinheiro que precisa de um dono a controla-lo. Pedir os militares ...

    3. muito por conta de Governos totalitários como os dos militares. Era necessário um contragolpe para barrar a Ditadura do Proletariado? Logico que sim, mas foi uma ação morna que se estendeu por quase 21 anos, com muito Loby, muita "reserva de mercado" Por exemplo, essa reserva afastou a industriaria da alta tecnologia na eletrônica, empresas como a National, HP, Texas, Motorola, Intel entre outras "fundaram" os famosos "Tigres Asiáticos" E nos ficamos aqui chupando o dedo com enxada ....

    4. Euzinha. Toda solução para qualquer tipo de problema que é tomada de forma impositiva ou mesmo violenta nunca é a melhor. Pode ser que tenha valido, como pode ser que tenha valido o golpe militar que derrubou o império no Brasil, apesar de ser adorado pela maioria. Os militares inauguraram o Estado controlador clientelista, inaugurou o imbecilizante Sócio Construtivismo no Mobral, continuou com a destruição de vários modais incentivando apenas o rodoviário, enfim estamos nesse lixo muito ....

    5. E a derrubada da ditadura Vargas com a volta do voto popular, não valeu também? Aliás desde 1930 tivemos breves intervenções temporárias que não culminaram em golpe, o que se espera com a intervenção é a tomada de medidas necessárias que jamais seriam tomadas pelo congresso já que afetaria seus próprios interesses mas que são cruciais e adequadas num pais com 20 milhões de desempregados e com 52 milhões vivendo abaixo da linha da pobreza e que não aguenta mais a carga tributária imposta.

  4. Nao se trata de corpo mole. O que existe eh cautela contra a incompetencia do governo. Como sempre se omitem, quando estao se afogando, chamam o EB. Ou melhor, indicam o Posto Ypiranga.

  5. A sabotagem começou em 1889... e de lá pra cá é um tal de altos e baixos. Brasileiro tem que aprender a votar e nao a trocar voto. Quando isso começar a acontecer a situação muda. Jogar no colo do Exército uma responsabilidade que é nossa soa como covardia. Quem fez a "cagada" ano após ano votando em candidato incompetente??? Foram os militares??? Acho que não né. Então a vontade popular elegeu a mesma tem a obrigação de tirar. E pronto. Eles, os políticos estao lánpara servir e não o contrário.

  6. Esqueçam a intervenção!!! Agora já era!!!, Acho que perdemos a última oportunidade como disse Olavo de Carvalho. Agora temos que esperar as eleições, fechar nossos pequenos negócios e mudar de país. O governo vive longe da realidade.

  7. É triste pensar que o que está impedindo a volta da ditadura é o próprio exército e não a vontade dos brasileiros

  8. Quando eu era pequena as criancas tinham uma brincadeira um tanto perigosa. Ao entrar no mar ou na piscina fingiam que estavam se afogando e pediam socorro. Quando alguem vinha acudi-las, diziam: "Peguei um bobo na casca do ovo"... Desde entao, os brasileiros tentam "terceirizar" seus problemas chamando o Exercito, FAA, etc... Da mesma forma, nao serao acudidos quando a real necessidade vier. O brasileiro tem o costume de chamar por socorro,e isso nunca ira terminar. Usem seus titulos de eleitor

  9. Os militares gostam de dizer que cumprem a Constituição, mas não se lembraram disso quando Evo Morales tomou na mão grande nossa refinaria com seu "poderoso" exército numa propriedade brasileira. Preferiram se omitir e seguir as ordens do bolivariano lesa-pátria que hoje encontra-se preso em Curitiba. Quando o Brasil, de fato, precisou de nossas Forças Armadas, fingiram que não era com elas. Protegeram três governos sucessivamente corruptos em nome de uma falsa democracia.

    1. Está análise é contundente e nos remete ao ‘virus’ nacional do quebra galho e da-se um jeitinho.

  10. Eles nem tem noção do que seja isso ou não seriam a favor !!! Puro delírio de um povo preguiçoso que acha que alguem vai arrumar a bagunça por dle !!

  11. Impressionante como o brasileiro é infantil e acha que virá um militar, ou um padrasto, um santo ou um salvador tupiniquim para fazer o trabalho por ele. Temo que o salvador não virá e que teremos que mudar para Portugal ou limpar toda a sujeira que fizemos por squi com nossas proprias mãos. Eta povinho que gosta de sofrer !!!

  12. Comandos militares cansam de vir a público declarar que obedecem à Constituição e intervenção está fora de cogitação. Hoje mesmo, um disse:_ "não estamos no século passado". Os militares estão em 2018! Tem que desenhar pra esse pessoal que estacionou lá atrás? Há brasileiros que não sabem viver sem uma tutoria. A Nação é o seu povo! Este tem que assumir as responsabilidades. Melhorar o povo é o processo a perseguir. Não muda o povo, não muda a Nação! O resto é blablabla, mimimi. Sem mágica!

  13. Sabotado por dentro? Então é pelo MDB que não fez sua faxina. Então é pelo video de dentro da garagem do palácio. Pensar o que?

  14. Bem feito! O que ele achava? Que os militares iam agir de forma rígida contra os caminhoneiros? Contra as pessoas que ralam todos os dias para sobreviver? Tenha a santa paciência, Temer. Ora, você, meu caro, é que deveria ter um mínimo de dignidade para deixar o governo. Renuncia, porra!

  15. Qual instituição fez essa pesquisa? Qual foi a pergunta que deu origem a essas respostas? Onde e quando foi feita essa pesquisa?

  16. os militares não estão fazendo corpo mole. No RJ por exemplo. Eles podem matar bandidos que portem armas pesadas? Não...de quem é o corpo mole? Por que bateriam em caminhoneiros se não podem matar bandidos armados?

  17. Muito mais de 50 por cento querem a Intervenção Militar. Eu inclusive, não aguentamos mais esses corruptos no governoo gm soltando bandidos a toda hora. Chega.

  18. Tem um pessoalzinho aqui com uma má vontade como se a Cruzoé tivesse encomendado a tal pesquisa ou feito uma constatação. Menos turminha.

  19. Deveriam intervir nas cãmaras de vereadores,câmaras de deputados estaduais,federais e senado. São os responsáveis por não votarem as reformas que o país precisa. Deturpam qualquer projeto,achacam,se protejem na roubalheira. Por causa deles estamos na vanguarda do atraso,falidos e acuados pela criminalidade. Junto ,claro,o STF que se tornou aliado incondicional dos bandidos e espoliadores.

  20. Brasileiro é um tipo estranho de gente: quer soluções simples para problemas complexos. É óbvio que devemos lutar pelo fim da corrupção e das mordomias, mas isso não chega nem perto de resolver nosso problema fiscal. Nosso problema passa pela reforma da previdenciá, que o povo não quer; pela diminuição do Estado que o povo quer, mas vive pedindo mais direito e isso é incompatível com esse desejo.

    1. É Sonia, vamos sentar e pedir a Deus para resolver os problemas....

    2. o que significaria que a matéria é sensacionalista ?? nada !! o que interessa é que os dados e fatos relatados sejam fidedignos .... depois cada um tem o seu cerebro pra avaliar

    3. Matéria sensacionalista típica da empirucus parecida com a do Pedro parente.

  21. Até ontem eu criticava meu povo brasileiro. Hoje devo reconhecer que preciso me retratar .Trata-se de algo muito significativo o comportamento de um povo que ainda tem esperança num governo fraco. Caso o sentimento do povo fosse de tirar seu presidente com a chantagem da greve, já o teria conseguido. Nosso povo realmente tem valores que um governante deveria se orgulhar.Até os caminhoneiros, que exageraram na dose, atenderam a ordem de fazer a greve da melhor maneira possível. Foram audaciosos

  22. Até ontem eu criticava meu povo brasileiro. Hoje devo reconhecer que preciso me retratar .Trata-se de algo muito significativo o comportamento de um povo que ainda tem esperança num governo fraco. Caso o sentimento do povo fosse de tirar seu presidente com a chantagem da greve, já o teria conseguido. Nosso povo realmente tem valores que um governante deveria se orgulhar.Até os caminhoneiros, que exageraram na dose, atenderam a ordem de fazer a greve da melhor maneira possível. Foram audaciosos

  23. Intervenção militar e depois? Fazem o quê? Se pelo menos desfizerem a asneira feita pelo Marechal Deodoro ok, restaura a monarquia parlamentarista e convoca o chefe de Estado por direito. Mas a intervenção por si só não resolve nada!

    1. Acho que prender todos esses corruptos, a intervenção resolve sim e rápido.. Ou podemos todos ir na igreja e pedir a Deus que resolva nossos problemas.

    2. Quem garante isso? Sim, pensar no futuro envolve pensar no depois! O erro do Brasil começa desde a organização do Estado.

    3. essa coisa de e depois , e depois .... n faz sentido! tem de dar um sinal e pronto, depois veremos .... tirar a Dilma resolveu tudo ?? não, mas foi alguma coisa !! tirar Temer e exterminar (politicamente) o Congresso vai resolver tudo ?? não, mas já seria alguma coisa !!! A intevenção militar no minimo reduziria imediatamente e drasticamente o numero de bandidos nas ruas e de mortes violentas no Pais , e vc acha pouco ??

  24. Com todo respeito, essa matéria é totalmente absurda, visto que, os militares, com certeza absoluta, vão pensar milhões de vezes antes de se aventurar em um golpe, já basta a intervenção no Rio, que já os expões em demasia.

    1. Tipo de matéria pra chamar atenção e conseguir assinante e nos faz de trouxas.

  25. Isso apenas reflete o sentimento de completa insatisfação com tudo o que tem sido feito pelos políticos. Perderam a compostura no assalto e na desfaçatez com que fazem e negam que fizeram. Brincam com os valores da Nação e, por vezes com apoio explicito do Supremo, continuam assaltando. Os militares com certeza sabem do significado destas pesquisas e saberão temperar sua atitude sem deixar de, como cidadãos que são, manifestar seu inconformismo com a atual situação.

  26. Acabou, os militares de qualquer arma por mais bem intencionado náo conseguirá vencer o Godzilla da m;aquina publica. Só o povo morrendo em ondas progressivas, faráo os sobreviventes matarem para sobreviver. Aí tá o perigo, voto no capitáo, mas náo sei o que vai ser.

  27. esse governo é engraçado... não faz o que deve e quem tem que resolver são os militares? O governo pagou pra ver a reação dos caminhoneiros .

  28. Penso que a população não aguenta mais a situação brasileira,que com sacrifício paga seus impostos e pouco recebe em contra-partida. Esta greve mostra não somente a insatisfação dos caminhoneiros mas a revolta geral com os três poderes deste pais, que além de elevados salários recebem vários benefícios como :Transporte,moradia,planos de saúde,auxílio terno etc,etc

  29. Há com certeza infiltrados políticos com interesse de continuidade dessa manifestação histórica dos trabalhadores sob rodas. O povo deveria apoia-los não comprando mercadoria e combustíveis a preços além do vendidos em dias normais. Ainda pouco assisti depoimento do "sr. senador Lindbergh bonitinho farias, manifestar que quer os movimentos de sem tetos e mst nas ruas." Os petroleiros fazerem paralização para diminuir preços. A meu ver não é problemas deles embora sejam cidadãos de direitos.

    1. sem duvida !! e outra, mesmo que fosse só 36% , seria 36% da população alfabetizada, trabalhadora, honesta e sem nada pra esconder

  30. na coletiva de hj o General deu uma indireta pesada para o Governo e a sociedade, falou e repetiu pausadamente que era absolutamente necessário responder a seguinte pergunta : como foi possível que se chegasse até esse ponto ??? obviamente era uma pergunta retorica, já que até as pedras sabem a resposta ... ou seja o tempo está se formando, estranho que a revista tenha deixado passar

  31. Precisava fazer pesquisa? Só não vê quem não quer! E mais, os números são falsos. Tem muito mais brasileiro apoiando e clamando pelas FFAA. Quanto aos militares, estão ao lado do povo. Por isso dá a impressão de estarem fazendo " corpo mole".

Mais notícias
Assine agora
TOPO