Gilberto Soares/MMASalles:

PGR pede ao STF para investigar Ricardo Salles

31.05.21 22:05

O vice-procurador-geral, Humberto Jaques de Medeiros, pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de um inquérito criminal para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O requerimento foi feito com base na notícia-crime movida pelo delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, que acusa o ministro de atrapalhar as investigações que levaram à apreensão de 131 mil metros cúbicos de madeira no Amazonas – tida como a maior da história.

Tal cenário evidencia, de forma ampla, a necessidade de aprofundamento investigativo dos fatos noticiados à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal, concernentes à atuação do mencionado agente político“, anotou o procurador.

Em seu parecer sobre a acusação de Saraiva, o procurador pede também que os proprietários rurais e agentes de fiscalização do Ibama e da PF no Amazonas que integraram a operação Handroantus – que mira as madeireiras – prestem depoimento. Requereu ainda a cópia de toda a investigação e que Salles seja interrogado.

Caberá à ministra Cármen Lúcia a instauração do inquérito. Ela é a relatora da notícia-crime apresentada por Saraiva. Em outra investigação, conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, Salles foi alvo de busca e apreensão em razão de sua suposta atuação junto ao Ibama para beneficiar duas empresas que teriam feito “exportações ilícitas de produtos florestais” do Brasil para os Estados Unidos. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O BRASIL tem um ""ministério anti-meio ambiente"" !!!! Dá pra acreditar numa barbárie dessa????? Tem que jogar esse marginal num manicômio judiciário para que lá permaneça com outros primitivos, e nunca mais se aproxime da sociedade civilizada!!!!

  2. A PGR jogando tinta no Bolsonero? Aí tem. O gabinete paralelo já deve ter sinalizado ao Aras, que ele continuará no STF, mas sentado à direita do presidente.

  3. Que absurdo! Só mesmo nesse desgoverno, um ministro que deveria cuidar do meio ambiente, participa de ações criminosas inaceitáveis. Isso é algo surreal. Não se podia esperar outra coisa depois dele dizer, em alto e bom som que, enquanto o mídia se distraia com a Covid, teria que "passar a boiada". Bolsonaro é esse desgoverno são criminosos e cúmplices ao manter Sales como ministro. BASTA! FORA BOLSONARO!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO