Crusoé
10.02.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    PF indicia senador flagrado com dinheiro entre as nádegas

    A Polícia Federal indiciou o senador Chico Rodrigues (foto) pela suposta participação em um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas ao combate à pandemia do novo coronavírus em Roraima. O congressista foi flagrado com dinheiro entre as nádegas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Desvid-19, como revelou Crusoé. O relatório final...

    Redação Crusoé
    3 minutos de leitura 24.08.2021 17:33 comentários 10
    Senador Chico Rodrigues
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A Polícia Federal indiciou o senador Chico Rodrigues (foto) pela suposta participação em um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas ao combate à pandemia do novo coronavírus em Roraima. O congressista foi flagrado com dinheiro entre as nádegas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Desvid-19, como revelou Crusoé.

    O relatório final da investigação encaminhado pela PF ao Supremo Tribunal Federal sugere que o senador responda pela prática dos crimes de peculato, advocacia administrativa, lavagem de dinheiro e embaraço às investigações, além de fraude à licitação.

    A Operação Desvid-19 foi às ruas em outubro de 2020. Um dos eixos da investigação mira fraudes em contratos para a aquisição de kits de testes rápidos voltados à detecção do coronavírus e de equipamentos de proteção individual. A Polícia Federal encontrou indícios de direcionamento na licitação para beneficiar três empresas.

    A PF alega que Chico Rodrigues integrou o núcleo político e gerencial do esquema. De acordo com o relatório final, o senador tinha "forte ingerência no Executivo estadual e em áreas estratégicas da administração pública direta e indireta, além do Judiciário".

    O parlamentar é ligado à Quantum Empreendimentos, que, segundo a Controladoria-Geral da União, negociou os kits e os equipamentos de proteção individual com indícios de sobrepreço.

    "Nesse ponto, embora não haja prova do correspondente pagamento dos valores pelo fornecimento, haja vista as denúncias de irregularidades terem sido noticiadas concomitantemente à execução do contrato, o que fez com que houvesse a sustação do pagamento, não há como negar que a entrega desse material foi devidamente realizada, constituindo-se um crédito indevido da empresa perante o Estado", anotou.

    Além disso, conforme a PF, Chico Rodrigues agiu para beneficiar a Quantum em outra frente. O relatório sustenta que ele chegou a intervir junto ao Ministério da Defesa para viabilizar o uso de um avião da Força Aérea Brasileira para realizar a entrega dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.

    "No caso, resta evidente que Francisco de Assis Rodrigues concorreu, na qualidade especial de senador da República, para subtração do valor a ser pago a título de contraprestação pelo fornecimento de EPI’s pela Quantum Empreendimentos em Saúde, em especial, os custos destinados ao transporte e entrega deste material na cidade de Boa Vista/RR, tendo em vista a utilização de aeronave da Força Aérea Brasileira, vindo a beneficiar diretamente a empresa em questão e seus sócios", prosseguiu.

    A PF alegou ainda que Chico Rodrigues não soube explicar a origem do dinheiro encontrado durante o cumprimento da medida de busca e apreensão. O relatório esclarece que os investigadores não puderam questioná-lo sobre o tema durante a tomada do depoimento, devido a recorrentes interrupções da defesa.

    "De igual modo, a ocultação desse valor no próprio corpo, em área íntima, ao arrepio aos questionamentos da autoridade policial, dirigindo-se para área reservada para alegada “troca de roupa” – o que indica a potencial intenção
    de destruir as cédulas como prova – configura, em concurso, a potencial ocorrência do crime de embaraço a investigação de infração penal que envolva organização criminosa".

    Relator da Operação Desvid-19, o ministro Luís Roberto Barroso remeteu o caso à Procuradoria-Geral da República, que decidirá se denuncia Chico Rodrigues ou arquiva o processo.

    Diários

    "Brasil não tem capitalismo de risco", diz Lula

    Duda Teixeira Visualizar

    "Lula já não consegue mais esconder os espasmos autoritários"

    Redação Crusoé Visualizar

    Quem venceu o Superbowl: Trump ou Bad Bunny?

    Redação Crusoé Visualizar

    Gilmar celebra derrota de André Ventura em Portugal

    Redação Crusoé Visualizar

    Por que André Ventura apanhou feio em Portugal

    Duda Teixeira Visualizar

    Por que Trump não gostou do show do intervalo do Super Bowl

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A mentira carnavalesca de Gleisi

    A mentira carnavalesca de Gleisi

    Visualizar notícia
    Aécio esperneia contra ‘fundo abutre’ de Kassab

    Aécio esperneia contra ‘fundo abutre’ de Kassab

    Visualizar notícia
    As cicatrizes do Helicoide

    As cicatrizes do Helicoide

    Visualizar notícia
    Até tu, Flávio?

    Até tu, Flávio?

    Visualizar notícia
    Gilmar celebra derrota de André Ventura em Portugal

    Gilmar celebra derrota de André Ventura em Portugal

    Visualizar notícia
    Governo Lula contra os “playboys”

    Governo Lula contra os “playboys”

    Visualizar notícia
    "Lula já não consegue mais esconder os espasmos autoritários"

    "Lula já não consegue mais esconder os espasmos autoritários"

    Visualizar notícia
    Não vai ter picanha

    Não vai ter picanha

    Visualizar notícia
    Por que André Ventura apanhou feio em Portugal

    Por que André Ventura apanhou feio em Portugal

    Visualizar notícia
    Por que Trump não gostou do show do intervalo do Super Bowl

    Por que Trump não gostou do show do intervalo do Super Bowl

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Chico Rodrigues

    Luís Roberto Barroso

    pf

    STF

    < Notícia Anterior

    Comissão do Senado aprova recondução de Aras ao comando da PGR; votação no plenário deve ocorrer ainda hoje

    24.08.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Executiva Nacional do PSD decide expulsar Flordelis do partido

    24.08.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Eliane

    2021-08-28 18:57:23

    Estamos tão acostumados a ver políticos envolvidos em corrupção, que já não indignamos mais com isso. Sabemos que a nossa justiça os favorece e fica só um constrangimento temporário. Precisamos aprender a votar e cobrar mais as barbaridades que as instituições nos impõe.


    ADRIANO

    2021-08-25 11:53:18

    Já não era sem tempo, não é mesmo?


    Bartolomeu

    2021-08-25 11:38:12

    Polícia Federal, para com isso! Serviço de enxugar gelo. Vai prender pobre e traficante que ganha mais. Esses aí só vão zombar dessa instituição séria, de policiais que passam noites acordados debruçados em investigações capciosas e sempre acusados de favorecer e servir a alguém. O trabalho de vocês só vale até o momento de sair na mídia. Depois, tudo se resolve da melhor maneira (para os criminosos) quando canina mão do TRF ou STJ ou STF. As maletas correm soltas, sempre muito pesadas!


    João

    2021-08-25 08:16:54

    Ta lascado o Chico cueca rica .


    Fabio

    2021-08-24 21:23:16

    Se antes era difícil prender até réu confesso, agora é impossível. O crime aqui compensa.


    #3via

    2021-08-24 20:10:14

    O que tem mais no Brasil são políticos assim. Quantas pessoas morrem todos os dias no Brasil por falta de saneamento básico, hospital, remédios, alimentação e etc, e esses saf@dos saqueando o Brasil. 2022 vamos de #3via e tirar todos os políticos que se elegeram via estelionato eleitoral, esses falaram e prometeram o que o povo queria ouvir e chegando la fizeram tudo ao contrario. Chega dessa casta politico social que vive nas tetas do governo num pais paralelo com salários altíssimos, beneficio


    PAULO

    2021-08-24 19:54:28

    O Brasil talvez esteja fadado a ser por toda a eternidade, um país incivilizado. Em outras democracias, casos como esse do senador, do Aécio, do ex-presidiário Lula, do sociopata Bolsonaro...significaria o fim deles na política. Em países civilizados, esses malfeitores pediriam a renúncia e sairiam da política. Mas como temos uma justiça corrupta e um povo q gosta de corrupto, eles continuam e são novamente eleitos. A justiça e os corruptos então fazem piada do povo. Por menos corrupção é MORO.


    Humberto

    2021-08-24 18:57:21

    Bovinos , não se preocupem ele errou a tecla ; Igual ao fundão Eleitoral !!! Kkkkkkkkk


    Jose

    2021-08-24 18:13:56

    Políticos bozogenocidas são todos iguais. Vivem colocando dinheiro sujo nas nádegas também suja. Este senador ai é o ídolo dos muares Joãozinho Necrófilo, Nyco Penyco, Vera Verão, Adrianus, naturalmente, do ilustríssimo Takagado!


    Odete6

    2021-08-24 18:04:32

    Ué... deveria ser indiciado e processado principalmente, por ""sujagem"" de dinheiro, ""em todos os sentidos""!!!! 🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤮🤮🤮🤮🤮🤮😆😆😆😆😆😆 Que vontade que dá na gente de dar os nomes certos para o ""evento criminoso flagrado""!!!!...😡😡😡 Agora, uma vez mais, a pergunta que não quer calar: ""o que foi que fizeram com essas notas de ""trajetória tão tenebrosa""??? BEEERRRKK!!!! Não vão nos dizer que ""andam circulando"" por aí de mão em mão, de bolsa em bolsa!!!!...🤢🤢🤢🤢🤢🤢....


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Eliane

    2021-08-28 18:57:23

    Estamos tão acostumados a ver políticos envolvidos em corrupção, que já não indignamos mais com isso. Sabemos que a nossa justiça os favorece e fica só um constrangimento temporário. Precisamos aprender a votar e cobrar mais as barbaridades que as instituições nos impõe.


    ADRIANO

    2021-08-25 11:53:18

    Já não era sem tempo, não é mesmo?


    Bartolomeu

    2021-08-25 11:38:12

    Polícia Federal, para com isso! Serviço de enxugar gelo. Vai prender pobre e traficante que ganha mais. Esses aí só vão zombar dessa instituição séria, de policiais que passam noites acordados debruçados em investigações capciosas e sempre acusados de favorecer e servir a alguém. O trabalho de vocês só vale até o momento de sair na mídia. Depois, tudo se resolve da melhor maneira (para os criminosos) quando canina mão do TRF ou STJ ou STF. As maletas correm soltas, sempre muito pesadas!


    João

    2021-08-25 08:16:54

    Ta lascado o Chico cueca rica .


    Fabio

    2021-08-24 21:23:16

    Se antes era difícil prender até réu confesso, agora é impossível. O crime aqui compensa.


    #3via

    2021-08-24 20:10:14

    O que tem mais no Brasil são políticos assim. Quantas pessoas morrem todos os dias no Brasil por falta de saneamento básico, hospital, remédios, alimentação e etc, e esses saf@dos saqueando o Brasil. 2022 vamos de #3via e tirar todos os políticos que se elegeram via estelionato eleitoral, esses falaram e prometeram o que o povo queria ouvir e chegando la fizeram tudo ao contrario. Chega dessa casta politico social que vive nas tetas do governo num pais paralelo com salários altíssimos, beneficio


    PAULO

    2021-08-24 19:54:28

    O Brasil talvez esteja fadado a ser por toda a eternidade, um país incivilizado. Em outras democracias, casos como esse do senador, do Aécio, do ex-presidiário Lula, do sociopata Bolsonaro...significaria o fim deles na política. Em países civilizados, esses malfeitores pediriam a renúncia e sairiam da política. Mas como temos uma justiça corrupta e um povo q gosta de corrupto, eles continuam e são novamente eleitos. A justiça e os corruptos então fazem piada do povo. Por menos corrupção é MORO.


    Humberto

    2021-08-24 18:57:21

    Bovinos , não se preocupem ele errou a tecla ; Igual ao fundão Eleitoral !!! Kkkkkkkkk


    Jose

    2021-08-24 18:13:56

    Políticos bozogenocidas são todos iguais. Vivem colocando dinheiro sujo nas nádegas também suja. Este senador ai é o ídolo dos muares Joãozinho Necrófilo, Nyco Penyco, Vera Verão, Adrianus, naturalmente, do ilustríssimo Takagado!


    Odete6

    2021-08-24 18:04:32

    Ué... deveria ser indiciado e processado principalmente, por ""sujagem"" de dinheiro, ""em todos os sentidos""!!!! 🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤮🤮🤮🤮🤮🤮😆😆😆😆😆😆 Que vontade que dá na gente de dar os nomes certos para o ""evento criminoso flagrado""!!!!...😡😡😡 Agora, uma vez mais, a pergunta que não quer calar: ""o que foi que fizeram com essas notas de ""trajetória tão tenebrosa""??? BEEERRRKK!!!! Não vão nos dizer que ""andam circulando"" por aí de mão em mão, de bolsa em bolsa!!!!...🤢🤢🤢🤢🤢🤢....



    Notícias relacionadas

    "Brasil não tem capitalismo de risco", diz Lula

    "Brasil não tem capitalismo de risco", diz Lula

    Duda Teixeira
    09.02.2026 17:28 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    "Lula já não consegue mais esconder os espasmos autoritários"

    "Lula já não consegue mais esconder os espasmos autoritários"

    Redação Crusoé
    09.02.2026 16:13 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Quem venceu o Superbowl: Trump ou Bad Bunny?

    Quem venceu o Superbowl: Trump ou Bad Bunny?

    Redação Crusoé
    09.02.2026 12:34 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Gilmar celebra derrota de André Ventura em Portugal

    Gilmar celebra derrota de André Ventura em Portugal

    Redação Crusoé
    09.02.2026 10:39 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2026,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso