Gustavo Bezerra/PT na Camara

PF indicia Kassab por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa

22.02.21 15:20

A Polícia Federal em São Paulo indiciou o ex-prefeito e ex-ministro Gilberto Kassab (foto) pela suposta prática dos crimes de corrupção passiva, caixa dois, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O inquérito baseia-se na delação de executivos da J&F. O relatório conclusivo foi entregue à Justiça Eleitoral.

Os investigadores indiciaram ainda o sócio do cacique do PSD, Flavio Chuery, e seu irmão, Renato Kassab. Segundo a PF, caso condenados, todos podem pegar até 12 anos de prisão.

Em delação premiada, Joesley Batista, Ricardo Saud e outros executivos da J&F afirmaram que, entre 2010 e 2016, Kassab recebeu mesada de 350 mil reais do grupo. Em seis anos, os repasses totalizaram 30 milhões de reais. Os pagamentos teriam ocorrido por meio da empresa Yapê, que pertence à família do ex-ministro.

Detalhes da conclusão do relatório final do caso não foram divulgados. Segundo a PF, “além da colaboração premiada, foram realizadas diversas outras diligências, dentre elas: quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e das empresas por eles utilizadas, análise de material em sede de busca e apreensão, análise conversas por aplicativos de mensagens e a oitiva de testemunhas e de outras pessoas relacionadas aos fatos“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Viva a Lava-jato o maior e melhor trabalho feito contra a corrupção no Brasil em seus 521 anos de história. Cadeia para os corruptos!

    1. Indiciar indiciam! Prender difícil com a corja instituída nos tribunais !

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO