PF faz operação contra garimpo em terra indígena Yanomami
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 29, uma operação contra a prática de garimpo em terras indígenas Yanomami, em Roraima. Os policiais cumprem 10 mandados de busca e apreensão em dois municípios do estado e em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. As ordens foram expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima. A...
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 29, uma operação contra a prática de garimpo em terras indígenas Yanomami, em Roraima. Os policiais cumprem 10 mandados de busca e apreensão em dois municípios do estado e em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. As ordens foram expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima.
A apuração da PF apontou a devastação de quase 6 mil hectares de terras entre 2018 e 2020. A circulação de quase 20 mil garimpeiros pelo local está associada à infecção de centenas de indígenas pelo coronavírus.
A investigação começou depois que o Exército repassou à PF produtos apreendidos em ações contra o garimpo no estado. A análise do material indicou a atuação de envolvidos com as atividades ilícitas e apontou a ação de pilotos de aeronaves e helicópteros que faziam o transporte de pessoas e de insumos para realizar a extração ilegal de minério.
A PF também baseou o trabalho de apuração em imagens de satélite, que confirmaram a existência de pelo menos 20 pistas de pouso ilegais no interior da terra indígena Yanomami.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jose
2021-01-29 10:01:47Nada como uma pressão dos investidores internacionais para que o governo federal passe a fazer o seu serviço que é proteger o patrimônio público brasileiro contra as hordes de destruidores e grileiros bozistas.