Foto: Agência Câmara

PF encontra documento de avião e lista com valores a políticos em casa de Wilson Santiago

04.02.20 18:52

O deputado federal Wilson Santiago (foto), do PTB da Paraíba, terá seu destino decidido pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 4, quando seus colegas de parlamento decidirão se mantêm seu afastamento imposto pelo Supremo Tribunal Federal, o STF.

Santiago foi alvo de busca e apreensão na Operação Pés de Barro, em 21 de dezembro de 2019, e afastado do cargo pelo ministro Celso de Mello, do STF. Ele é suspeito de receber propina de um empresário para beneficiá-lo na licitação para construção de uma adutora na cidade de Uiraúna, no sertão paraibano.

A PF filmou 16 entregas de valores para pessoas próximas ao deputado relacionadas aos desvios no certame. Além das imagens das entregas de dinheiro em espécie, durante as buscas a PF encontrou mais indícios da participação do parlamentar em crimes.

Um dos itens encontrados é uma agenda com uma série de anotações sobre, diz a PF, “pagamentos para personalidades politicamente proeminentes do estado da Paraíba, sendo citados deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores ligados a 62 municípios em ordem alfabética e respectivos valores”. Um dos que aparecem na lista é o prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba, Luciano Cartaxo. À frente do nome dele aparece a cifra de 260 mil reais.

Outro documento apreendido que chamou a atenção dos investigadores estava em uma mala de mão de Wilson Santiago. Nela, os policiais federais encontraram um registro de controle financeiro relacionado a uma aeronave de prefixo PT-WRL. Para os investigadores, o registro indica para “graves indícios de ocultação patrimonial para fins de lavagem de dinheiro”. O motivo da desconfiança é que a empresa dona do avião tem como sócio Israel Nunes de Lima, filmado pela PF recebendo valores em espécie desviados na licitação para construção da adutora no sertão paraibano.

O advogado Luis Henrique Machado, responsável pela defesa de Wilson Santiago, disse que o parlamentar “jamais teve qualquer tipo de aeronave” e que não poderia comentar sobre as anotações com citações a políticos uma vez que não teve acesso ao material.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mais um político envolvido em irregularidades. Até quando o povão aceitará um Congresso onde vários politicos são suspeitos de práticas criminosas?

  2. Ser julgado pelos corporativos é resultado de absolvição. A sociedade deve pressionar para serem julgados pela justiça como qualquer cidadão brasileiro e não pela pelegada amiga.

    1. Apoiado. Justiça comum para todos. É um ladrão qualquer que rouba o dinheiro do cidadão, com prejuízo para a Nação.

  3. Uma vergonha esta classe política brasileira este energúmeno dos quadros do PTB - Partido Trabalhista Brasileiro foi fundado na cidade do Rio de Janeiro Capital do Brasil, em 15 de maio de 1945 por inspiração de Getúlio Vargas fazendo 75 anos e com tanto BANDIDO transitando na AURA do PARTIDO. Uma vergonha CADEIA NESTA GENTE! VAMOS ACOMPANHAR O PARLAMENTO .

  4. É um sistema inteiramente corrompido. Do mais modesto barnabé ao presidente da república, todos os funcionários públicos e políticos tem a certeza de que as tetas do estado são propriedade sua. Durante séculos criaram toda espécie de justificativa para sua forma de agir. Todos tem a certeza de que “l’état c’est moi”. Nosso similar da guilhotina - a Lava Jato - foi um alento de esperança que, infelizmente, está prestes a ser definitivamente enterrado. Pobre Brasil.

  5. Caros amigos, Vamos em 2022 limpar o Congresso. Para isso é necessário que nós nos candidatemos e façamos as mudanças ÉTICAS, MORAIS E LEGAIS, necessárias. Somente quem tiver real comprometimento com o Brasil e com a ordem é o progresso nosso, a população que trabalha, produz, estuda, cria e ganha honestamente seu dia-a-dia, é que deve ser votado. Chega dos falsos que fazem dos cargos que lhes são dados pelo voto instrumento de seu enriquecimento pessoal em detrimento da Nação.

  6. Até agora todas investigações da PF com toneladas de provas só tem "suspeitos". Escreve logo nessa merda... "ladrões, corruptos, filhos da puta, etc..."

    1. Não LuisR, não se pode xingar o presidente e sua familia! Os bozistas piram!

  7. Até quando nós, contribuintes, vamos continuar bancando essa corrupção sem limites? Até quando vamos assistir ao filme de terror estrelado pela Justiça - e suas maiores estrelas atuando no STF - que protege esses bandidos?

    1. Bandido... ladrão de recursos do povo paraibano merece perder o mandato e responder pelos crimes.

  8. Mais um pilantra eleito em cima da miséria e ignorância de grande parcela do povo paraibano. Assim é na maioria dos Estados brasileiros, o povão que vota pela troca de favor com o candidato ou por um sanduíche de mortadela. Não é por acaso que no congresso tem pelo menos 300 picaretas como diz a música dos paralamas.

  9. Vamos aguardar a votação amanhã, para ver se os seus pares irão protegê-lo. O vagabundo tinha que ser caçado e não apenas afastado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO