PF encontra documento de avião e lista com valores a políticos em casa de Wilson Santiago
O deputado federal Wilson Santiago (foto), do PTB da Paraíba, terá seu destino decidido pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 4, quando seus colegas de parlamento decidirão se mantêm seu afastamento imposto pelo Supremo Tribunal Federal, o STF. Santiago foi alvo de busca e apreensão na Operação Pés de Barro, em 21 de...
O deputado federal Wilson Santiago (foto), do PTB da Paraíba, terá seu destino decidido pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 4, quando seus colegas de parlamento decidirão se mantêm seu afastamento imposto pelo Supremo Tribunal Federal, o STF.
Santiago foi alvo de busca e apreensão na Operação Pés de Barro, em 21 de dezembro de 2019, e afastado do cargo pelo ministro Celso de Mello, do STF. Ele é suspeito de receber propina de um empresário para beneficiá-lo na licitação para construção de uma adutora na cidade de Uiraúna, no sertão paraibano.
A PF filmou 16 entregas de valores para pessoas próximas ao deputado relacionadas aos desvios no certame. Além das imagens das entregas de dinheiro em espécie, durante as buscas a PF encontrou mais indícios da participação do parlamentar em crimes.
Um dos itens encontrados é uma agenda com uma série de anotações sobre, diz a PF, “pagamentos para personalidades politicamente proeminentes do estado da Paraíba, sendo citados deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores ligados a 62 municípios em ordem alfabética e respectivos valores”. Um dos que aparecem na lista é o prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba, Luciano Cartaxo. À frente do nome dele aparece a cifra de 260 mil reais.
Outro documento apreendido que chamou a atenção dos investigadores estava em uma mala de mão de Wilson Santiago. Nela, os policiais federais encontraram um registro de controle financeiro relacionado a uma aeronave de prefixo PT-WRL. Para os investigadores, o registro indica para “graves indícios de ocultação patrimonial para fins de lavagem de dinheiro”. O motivo da desconfiança é que a empresa dona do avião tem como sócio Israel Nunes de Lima, filmado pela PF recebendo valores em espécie desviados na licitação para construção da adutora no sertão paraibano.
O advogado Luis Henrique Machado, responsável pela defesa de Wilson Santiago, disse que o parlamentar "jamais teve qualquer tipo de aeronave" e que não poderia comentar sobre as anotações com citações a políticos uma vez que não teve acesso ao material.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2020-02-05 11:21:12Mais um político envolvido em irregularidades. Até quando o povão aceitará um Congresso onde vários politicos são suspeitos de práticas criminosas?
Valdir
2020-02-05 10:28:22Ser julgado pelos corporativos é resultado de absolvição. A sociedade deve pressionar para serem julgados pela justiça como qualquer cidadão brasileiro e não pela pelegada amiga.
Martha
2020-02-05 09:59:01Se tivesse caráter renunciaria!! Vergonha desses parlamentares!!!
Renato
2020-02-05 08:15:18Uma vergonha esta classe política brasileira este energúmeno dos quadros do PTB - Partido Trabalhista Brasileiro foi fundado na cidade do Rio de Janeiro Capital do Brasil, em 15 de maio de 1945 por inspiração de Getúlio Vargas fazendo 75 anos e com tanto BANDIDO transitando na AURA do PARTIDO. Uma vergonha CADEIA NESTA GENTE! VAMOS ACOMPANHAR O PARLAMENTO .
Carlos
2020-02-05 07:20:57É um sistema inteiramente corrompido. Do mais modesto barnabé ao presidente da república, todos os funcionários públicos e políticos tem a certeza de que as tetas do estado são propriedade sua. Durante séculos criaram toda espécie de justificativa para sua forma de agir. Todos tem a certeza de que “l’état c’est moi”. Nosso similar da guilhotina - a Lava Jato - foi um alento de esperança que, infelizmente, está prestes a ser definitivamente enterrado. Pobre Brasil.
Bartolomeu
2020-02-05 01:40:49Advogado de bandido que mente é tão bandido quanto. Ou o código de ética da “oab” permite e concorda?
Orchidea
2020-02-05 00:28:21Com todo esse histórico de corrupção ,seus companheiros ainda querem conservá-lo como deputado? Francamente !
Waldemar
2020-02-04 22:35:17Caros amigos, Vamos em 2022 limpar o Congresso. Para isso é necessário que nós nos candidatemos e façamos as mudanças ÉTICAS, MORAIS E LEGAIS, necessárias. Somente quem tiver real comprometimento com o Brasil e com a ordem é o progresso nosso, a população que trabalha, produz, estuda, cria e ganha honestamente seu dia-a-dia, é que deve ser votado. Chega dos falsos que fazem dos cargos que lhes são dados pelo voto instrumento de seu enriquecimento pessoal em detrimento da Nação.
Antonio
2020-02-04 21:59:16No centrão têm um time igual a ELE, com certeza tentarão salva-lo!
Eliete
2020-02-04 21:11:11A imoralidade e a impunidade imperam!