Adriano Machado/Crusoé

PF e Ministério da Justiça não dizem se deixarão de cumprir ordens de Moraes

08.09.21 19:38

A Polícia Federal e o Ministério da Justiça, ao qual a corporação está subordinada, não responderam se passarão a ignorar as decisões do ministro Alexandre de Moraes, em atendimento à vontade de Jair Bolsonaro. Nesta terça-feira, 7, durante a manifestação pró-governo em São Paulo, o presidente afirmou que passará a não cumprir mais as decisões de Moraes — ele não deixou claro se falava apenas por si ou pelo governo como um todo.

A Polícia Federal é a responsável por executar as ordens assinadas por ministros do Supremo que tanto têm incomodado Bolsonaro. É o caso, por exemplo, de mandados de busca e apreensão e de mandados de prisão, como aqueles expedidos por Moraes contra aliados do governo, entre eles o ex-deputado Roberto Jefferson e o deputado federal Daniel Silveira. No mesmo discurso,  sem citar nomes, mas claramente referindo-se aos aliados mandados para a prisão por Moraes, Bolsonaro afirmou haver “presos políticos” no país.

Em reunião ministerial realizada nesta quarta-feira, 8, para fazer um balanço dos atos do Sete de Setembro, Bolsonaro indicou a seus subordinados que pretende cumprir a promessa anunciada no discurso na Avenida Paulista. Ele cobrou de auxiliares que indicassem caminhos jurídicos para que decisões judiciais consideradas “inconstitucionais” possam ser ignoradas.

Uma das possibilidades em análise seria a expedição de uma portaria do Ministério da Justiça com uma orientação nesse sentido. Conforme noticiou O Antagonista, o presidente sinalizou que a própria PF poderá deixar de atender a determinações de Alexandre de Moraes.

Crusoé perguntou tanto à Polícia Federal quanto ao Ministério da Justiça se há alguma decisão ou orientação para que a corporação deixe de cumprir decisões de Moraes. O ministério respondeu não ter “nenhuma informação” para responder à indagação. A PF, por sua vez, limitou-se a dizer que “não cabe manifestação”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A PF sabe oque e legal e oque e ilegal! O ditadorzinho do STF está lá pra dizer se é constitucional ou inconstitucional m, só isso! Não pra estabelecer inquérito, julgar, prender… onde isto está na constituição? Qtos votos eles tiveram! Qual a atuação em prol do povo? Porquê defendem e soltam corruptos e traficantes? Porquê o povo não pode falar o que pensa sobre o STF? A escravidão acabou! Menos a do STF e dos políticos corruptos!

  2. Ha ha ha! Será que Bolsonaro está com medo de a PF, muito em breve, ter ordens de prisão relacionadas a ele e seus familiares?

  3. Quanta ignorância em alguns comentários. A Polícia Federal é uma Instituição de Estado e não de governo. Tem autonomia administrativa e financeira. O Congresso devia aprovar mandato de 2 anos para o DPF escolhido para Diretor Geral da PF, com aval do Senado, sendo permitida uma recondução para outro período de 2 anos. Quanto mais independente for a PF para exercer suas funções, melhor será para a população brasileira.

  4. Bolsonaro não vai obedecer também a subprocuradora Lindora pois foi ela que solicitou algumas investigações. Boçalnaro quer livrar a si e suas crias criminosas colocando fogo no parquinho. Alexandre de Morais é um incompetente é, mas pior é Gilmar Mendes, Toffoli que liberaram Lula e caterva.

  5. Bolsonaro é insano. Os Ministros do Supremo podem legislar mudando a Constituição? Lewandowski fatiou; Gilmar "esse defunto eu não carrego"; Barroso e o aborto; Fachim /Lula; Toffoli e Alexandre e o "fim do mundo" e, os 11 referendam esse inquérito, que até eu sei, que é inconstitucional. Legislar é atributo do Congresso.

  6. Com certeza esse ex advogado do PCC esta a mando de alguma organização ao qual ele deve favores. Não e burro pra provocar tanto e querer tanto ver a ruptura de um país. O STF esta sendo para o Brasil o que o Talibã e para Afeganistão.

  7. Não cabe manifestação por causa da aberração jurídica, mental e social que foi o zurro do Bozo. O mundo pede o Bozo na cadeia por crime contra a humanidade.

    1. Zezinho diarreia capturou mais um! Eu acho esse “Josê” inrustido e burro,não tem noção do que fala,repete só o que o Patrão dele manda ,deve ser amor secreto põe ele ou talvez até um relacionamento mais sério ……

    2. Que maravilha. Capturei dois muares Bozistas delinquentes com uma mensagem só. Nyco Penyco, o bofe mais rejeitado entre os Bozistas. Nem o Carluxo o desejou.

    3. Esse Zé bicha só sabe zurrar., .... Zuuuurra ser decrépito, zuuuuurra ser hediondo, ..

Mais notícias
Assine agora
TOPO