PF e Ministério da Justiça não dizem se deixarão de cumprir ordens de Moraes
A Polícia Federal e o Ministério da Justiça, ao qual a corporação está subordinada, não responderam se passarão a ignorar as decisões do ministro Alexandre de Moraes, em atendimento à vontade de Jair Bolsonaro. Nesta terça-feira, 7, durante a manifestação pró-governo em São Paulo, o presidente afirmou que passará a não cumprir mais as decisões...
A Polícia Federal e o Ministério da Justiça, ao qual a corporação está subordinada, não responderam se passarão a ignorar as decisões do ministro Alexandre de Moraes, em atendimento à vontade de Jair Bolsonaro. Nesta terça-feira, 7, durante a manifestação pró-governo em São Paulo, o presidente afirmou que passará a não cumprir mais as decisões de Moraes -- ele não deixou claro se falava apenas por si ou pelo governo como um todo.
A Polícia Federal é a responsável por executar as ordens assinadas por ministros do Supremo que tanto têm incomodado Bolsonaro. É o caso, por exemplo, de mandados de busca e apreensão e de mandados de prisão, como aqueles expedidos por Moraes contra aliados do governo, entre eles o ex-deputado Roberto Jefferson e o deputado federal Daniel Silveira. No mesmo discurso, sem citar nomes, mas claramente referindo-se aos aliados mandados para a prisão por Moraes, Bolsonaro afirmou haver "presos políticos" no país.
Em reunião ministerial realizada nesta quarta-feira, 8, para fazer um balanço dos atos do Sete de Setembro, Bolsonaro indicou a seus subordinados que pretende cumprir a promessa anunciada no discurso na Avenida Paulista. Ele cobrou de auxiliares que indicassem caminhos jurídicos para que decisões judiciais consideradas "inconstitucionais" possam ser ignoradas.
Uma das possibilidades em análise seria a expedição de uma portaria do Ministério da Justiça com uma orientação nesse sentido. Conforme noticiou O Antagonista, o presidente sinalizou que a própria PF poderá deixar de atender a determinações de Alexandre de Moraes.
Crusoé perguntou tanto à Polícia Federal quanto ao Ministério da Justiça se há alguma decisão ou orientação para que a corporação deixe de cumprir decisões de Moraes. O ministério respondeu não ter "nenhuma informação" para responder à indagação. A PF, por sua vez, limitou-se a dizer que "não cabe manifestação".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Osmar
2021-09-09 22:28:22A PF sabe oque e legal e oque e ilegal! O ditadorzinho do STF está lá pra dizer se é constitucional ou inconstitucional m, só isso! Não pra estabelecer inquérito, julgar, prender… onde isto está na constituição? Qtos votos eles tiveram! Qual a atuação em prol do povo? Porquê defendem e soltam corruptos e traficantes? Porquê o povo não pode falar o que pensa sobre o STF? A escravidão acabou! Menos a do STF e dos políticos corruptos!
Robinson
2021-09-09 10:41:16Subserviência é isso. Quando não pode rebater se cala.
HENRIQUE
2021-09-08 22:25:55Ha ha ha! Será que Bolsonaro está com medo de a PF, muito em breve, ter ordens de prisão relacionadas a ele e seus familiares?
Livia
2021-09-08 21:13:24Quanta ignorância em alguns comentários. A Polícia Federal é uma Instituição de Estado e não de governo. Tem autonomia administrativa e financeira. O Congresso devia aprovar mandato de 2 anos para o DPF escolhido para Diretor Geral da PF, com aval do Senado, sendo permitida uma recondução para outro período de 2 anos. Quanto mais independente for a PF para exercer suas funções, melhor será para a população brasileira.
Márcia
2021-09-08 20:40:47Bolsonaro não vai obedecer também a subprocuradora Lindora pois foi ela que solicitou algumas investigações. Boçalnaro quer livrar a si e suas crias criminosas colocando fogo no parquinho. Alexandre de Morais é um incompetente é, mas pior é Gilmar Mendes, Toffoli que liberaram Lula e caterva.
André
2021-09-08 20:25:50Com certeza esse ex advogado do PCC esta a mando de alguma organização ao qual ele deve favores. Não e burro pra provocar tanto e querer tanto ver a ruptura de um país. O STF esta sendo para o Brasil o que o Talibã e para Afeganistão.
Jose
2021-09-08 19:58:24Não cabe manifestação por causa da aberração jurídica, mental e social que foi o zurro do Bozo. O mundo pede o Bozo na cadeia por crime contra a humanidade.