Câmara dos Deputados

Pessimismo para votação da Previdência antes do recesso

03.07.19 08:28

Embora o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, esteja disposto a colocar em votação, líderes partidários favoráveis à reforma da Previdência estão pessimistas sobre as chances de votar a proposta na casa antes do início do recesso parlamentar, em 18 de julho.

Esses líderes citam dois motivos principais: falta de apoio dos governadores e a desarticulação do governo. Os dois pontos atrapalham na obtenção de apoio à proposta, impedindo até mesmo uma contagem mais precisa dos votos nas bancadas.

No PSD, por exemplo, o líder da legenda, André de Paula (foto), calcula que pode perder até oito dos 36 votos da bancada, em razão da falta de apoio dos governadores. A maioria desses votos perdidos é do Nordeste. “Se os governadores entrassem, eu dava os 36 votos”, diz.

Soma-se a isso a indisposição de parte do Centrão em votar a reforma ainda neste semestre legislativo, para pressionar o governo pela liberação de emendas e cargos. Esse movimento é capitaneado principalmente por PP, DEM e PL, o antigo PR.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pulem do navio furado da reforma, joguem a conta dos parlamentares eleitos no colo de quem os elegeu, incense o PT e os corruptos com as privatizações. Desta forma, a distinção entre "Norte" e "Sul" estará feita, quem escolher o barco dos corruptos não poderá depois reclamar de ter apanhado dos que eram a favor das reformas, encurrale os corruptos para que eles estrebuchem e se desgastem até que se acabem, para que se exponham completamente e o povo conheça sua verdadeira natureza.

  2. Colar às privatizações à reforma serve para cristalizar a ideia de que se o Congresso é contra as duas, então elas não devem ser ruins para o país. Além disto, serviria para dar um choque na máquina, para que funcionários públicos e de estatais vejam que é hora de se começar a mexer na cadeira. Por outro lado, isto certamente incensará mais ainda o PT e os corruptos, que certamente acharão que conseguirão obter apoio contra as privatizações.

  3. Já que não é a reforma que vai resolver o problema de curto prazo do país, o governo deveria deixar a reforma por conta dos deputados e ainda jogar as privatizações no Congresso para que eles se enrolem com elas e protagonizem seus espetáculos. Desta forma, abre-se mais um flanco para se expor os corruptos e o PT, eles certamente acharão que conseguirão construir apoio popular sendo contra as privatizações, mas só irão ajudar a demonstrar para a população que elas são necessárias.

  4. Nesta esteira, a reforma não foi votada pq o "Norte" não quis, enquanto o "Sul" claramente aceita fazer um sacrifício, os políticos do "Norte" só querem saber de fugir da cadeia, superfaturar contratos, receber propina e fazer discursos vazios. Apresente ao povo a fatura pelos políticos que eles elegeram, mais uma vez, quem elegeu o Congresso não foi Bolsonaro, se ele pudesse escolher os parlamentares, com certeza a reforma já teria sido aprovada.

  5. Eles não votaram a reforma pq não quiseram, portanto, já que os representantes eleitos pelo povo escolheram que a reforma não deveria ser feita, então o Executivo vai executar com o que tiver, inclusive vai fazer os contingenciamentos que tiver que fazer, Executivo responsável é isto, se tem dinheiro, ele faz, se não tem, ele corta. Congresso responsável é aquele que vota se precisar de agrado, propina ou qq outra coisa, afinal, pq que eles são pagos pelo povo?

  6. Digam ao povo que se eles querem um país que não seja uma merda, então que não coloquem merda no Congresso para decidir os rumos do país (nada melhor do que utilizar o PT como exemplo do tipo de merdas que quem quer um país melhor não deveria eleger). Deveria ser ressaltado que apesar de todos os escandâlos do governo, o que foi que o Congresso fez a não ser tentar aprovar projetos para inibir o combate à corrupção, se envolver em alopragens e ataques à segurança nacional?

  7. Ao mesmo tempo deveria ser deixado claro que não é o Executivo quem tem que ficar em cima do legislativo, mas sim a população. Afinal, quem foi que colocou os parlamentares lá, não foi o povo, jogue a bola para o cidadão, se ele elegeu o sujeito, então tome conta dele, o Executivo executa com os recursos que lhe deram, se não lhe dão nada, ele não executa nada. Bolsonaro deveria deixar claro que não foi ele que elegeu o Congresso, portanto não cabe a ele tomar conta dos parlamentares.

  8. É bom que o governo pode tb desvincular as emendas da votação da reforma, o repasse delas é obrigatório, não faz sentido usar para se cooptar parlamentares. Quebre o sistema, abandone o legislativo e deixe que eles se virem, jogue a bola para que eles sejam obrigados a assumir sua responsabilidade, entulhe a pauta com projetos e propostas, afinal, para que eles recebem mais de 30 mil por mês, para serem comprados pelo governo?

  9. Na esteira de "chutar" o balde da reforma, Guedes pode começar a mandar projetos para o Congresso exatamente visando deixar claro que o governo está fazendo a parte dele, mas o gargalo está no Congresso, é lá que a coisa não anda, o Executivo deveria começar a se separar do legislativo e dizer que cada um tem as suas responsabilidades, o Executivo não precisa nem deveria ter que comprar apoio para seus projetos e propostas, afinal, quem legisla é o legislativo.

  10. Afinal, se a reforma não tira empregos, se ela permitirá que o Estado tenha mais recursos para investir, se ela corta privilégios, se ela não é impopular, pq o Congresso precisa de emendas para aprová-la, pq os estados precisam chantagear a União? Se eles realmente querem o que é melhor para o país e estão dispostos a fazer o necessário, então eles deveriam votar a reforma por puro patriotismo e compromisso com o país.

  11. Ou o Congresso vota a reforma ou desce, o que mais eles querem? Nem mesmo a questão da impopularidade da reforma pode ser utilizada por eles para obstar a reforma. Além disto, se Guedes chutar o balde e dizer que o Congresso aprove o que melhor entender, ele estará automaticamente jogando a responsabilidade toda para os parlamentares e pq é que a reforma não foi aprovada até agora? Exatamente por causa dos políticos do Nordeste, seria o pano de fundo perfeito para a guerra "Norte/Sul".

  12. Quando um não quer, dois não aprovam a reforma. A primeira coisa que deve estar "atrapalhando" a reforma é a escolha do(a) PGR, pq alguém que pode ir para a cadeia vai votar a reforma? No Senado este fator deve ser ainda mais relevante, o governo poderia "chutar" o balde, ou melhor, Paulo Guedes. Basta ele simplesmente dizer que a reforma foi mandada, que o governo defende a reforma de 1 trilhão, mas que o Congresso faça o que bem entender, pois o país vai receber aquilo pelo qual se sacrificou.

  13. Dê nome aos bois para sabermos, em parte em devemos recomendar para não votar nesses príncipes da não na próxima eleição, se houver.

  14. Simples, o governo federal deveria lavar as mãos a hora que esses estados vierem pedir grana pra cobrir seus rombos. Deixar funcionários públicos sem receber, bandido solto. Eles que administrem seus estados. Afinal, estão contra a reforma. Seus cidadãos que saiam nas ruas e peçam a cabeça destes governadores descompromissados com o povo. Não so deles, com o Brasil.

  15. A aprovação das reformas é uma necessidade urgentíssima mas o prazer do colegiado e criticar Jair Bolsonaro sem olhar as atitudes dos governadores, deputados e senadores. Dizem que tem 6 meses de governo mas esquecem que começaram a trabalhar dia 12 de Março, fizeram recesso no dia do trabalho e vão fazer outro agora. Precisam aprender a fazer contas, inclusive quando as " Casas " estão com poucos assentos ocupados.

  16. Esses canalhas querem "articular" o toma lá dá cá!!!! O governo não tem que ceder a esses canalhas que muito têm envergonhado o povo brasileiro. Esses caras têm que aprovar a reforma previdencia porque é necessário para crescimento do Brasil.

    1. Concordo. Eu mesmo já enchi o saco dizendo à Crusoé que de nome aos partidos e aos bois. Crusoé! Somos seus assinantes, nos atenda por favor.

    2. Exatamente... eles estão se escondendo atrás dessa denominação...

  17. Realmente não entendo o que as FA estão esperando... enquanto esses bandidos estiverem por lá (STJ e grande parte do Congresso), não tem e nunca terá acordo! Como querer que funcione o processo democrático num país onde bandidos têm poder de voto e imunidade parlamentar? 142 neles e estamos conversados! Intervenção militar é mais que necessário e já passou do ponto para acontecer.... e o movimento nas ruas no último dia 30 já deixou isso claríssimo!!!

  18. O centrão é a única base aliada que o governo possui. Nunca tivemos um governo tão frágil no congresso. Parte pela desorganização interna. Parte pela falta de foco do governo, que mistura matérias de grande relevância para o Brasil com assuntos secundários relacionados a agenda retrógrada do presidente. Sem foco, governo algum funciona.

  19. Vagabundos acomodados enquanto o povo sofre as consequência! estão lá pelo melhor para todos e agem com o melhor para si e sua quadrilha! Queimem no inferno de onde nunca deviam ter saido!

  20. Eu estou farto de sabe dessas coisas. Esses canalhas só governam pra si mesmos. Têm consultores na câmara e no senado que são habilitados pra dizer o que é bom e mau nos projetos, mas os pilantras só pensam em cargos e vantagens. Enquanto isso, trabalhamos duro somente para sobreviver, o preço de tudo só aumenta e pagamos caro pra manter esse governo tornado insuficiente por essa corja de fisiologistas.

    1. Concordo em tudo no seu comentário pois, é a ``casa mais cara do mundo``e, até quando os eleitores brasileiros estarão inertes a esta situação !?

  21. Sofremos com a falta de representatividade no congresso Nacional, é ridículo o peso do voto de um deputado ou senador eleito com 70 mil votos ter o mesmo peso de 1 que tenha milhões de votos.Nao vai funcionar nunca

  22. Cambada de sem vergonha do inferno. Férias num momento desse é dar risada na cara da população. Quem tem fome tem pressa egoistas que esquecem que o país precisa urgentemente da reforma da previdência.

  23. Esses congressistas representam apenas a si mesmos. Traem os seus eleitores na maior cara dura. Penso que compraram o voto muito barato. Pobre de quem vendeu... lamentável.

    1. Pode fechar o congresso. Esse congresso só está atrapalhando os brasileiros , só legislam em causa própria

Mais notícias
Assine agora
TOPO