Pesquisa Crusoé-Empiricus: Bolsonaro passa dos 30% e Haddad se isola no segundo lugar

26.09.18 10:00

A segunda pesquisa presidencial Crusoé-Empiricus, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, aponta a consolidação de um cenário de segundo turno entre os candidatos do PSL, Jair Bolsonaro, e Fernando Haddad, do PT. Bolsonaro saltou de 26,6% na primeira sondagem do instituto, realizada entre 7 e 11 de setembro, para 31,2%. Já Haddad passou de 8,3% para 20,2%, firmando-se no segundo lugar.

A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 25 de setembro. Foram entrevistados 2.020 eleitores em 168 municípios de todos os estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

O resultado revela, ainda, queda de todos os candidatos que disputavam o segundo lugar com Haddad. Dois deles oscilaram dentro da margem de erro. Ciro Gomes, do PDT, tinha 11,9% e passou para 10,9%. Já Geraldo Alckmin, do PSDB, foi de 8,7% para 7,6%. Marina Silva, da Rede, variou negativamente fora da margem de erro. Apareceu no primeiro levantamento com 10,6% e agora tem 4,3%.

No pelotão seguinte, as variações foram pequenas. A de João Amoêdo, do Novo, foi a única positiva. Passou de 3,3% para 3,8%. Alvaro Dias, do Podemos, passou de 3,7% para 1,9%; e Henrique Meirellles, do MDB, de 2,4% para 1,3%.

Todos os que pontuaram nos últimos lugares no primeiro levantamento caíram nesta nova pesquisa. Guilherme Boulos, do PSOL, foi de 0,8% para 0,4%; Vera Lúcia, do PSTU, de 0,7% para 0,3%; João Goulart Filho, do PPL, de 0,4% para 0,1%; e Eymael, do DC, de 0,2% para 0,1%.

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro derrota Haddad por 44,3% a 39,4% e Alckmin por 42,1% a 38,2%. O militar da reserva, contudo, perde para Ciro por 43,2% a 41,6%. Ciro também derrota Haddad por 38,2% a 32,4%. Em um eventual embate entre Alckmin e Haddad, o petista derrota o tucano por 36,3% a 35,8%.

Diminuiu consideravelmente o grau de eleitores que disseram não votar em nenhum candidato. Eram 16% na primeira sondagem e agora são 11,9%. Já os que declararam não saber ainda em quem votar variaram pouco: de 5,8% para 6,3%.

Simulações de segundo turno

 

Esta é a segunda pesquisa Crusoé-Empiricus. O Paraná Pesquisas, instituto responsável pelo levantamento, já realizou mais de mil pesquisas e existe há 27 anos. A Empiricus Publicações é sócia da Crusoé.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As eleições,serão decididas pelas mulheres!...como sempre.Só que dessa vez "robotizada"pelo movimento feminista.Uma falsa bandeira manipulada pelos inescrupulosos homens canhotos.O futuro das próximas gerações estão em vossas mãos.Estejam bem conscientes:Venezuela,Cuba,...socialismo,lula,Gleise,Dilma,etc.Não confunda as coisas,pelo amor de Deus!...não precisa dizer prá ninguém que votou contra o Lula.Muitas farão exatamente isso(voto envergonhado/fora da moda).

  2. ibope e outras pesquisas fajutas tentam colocar o Bolsonaro perdendo pro 13 no segundo turno e o picolé de chuchu monodígito ganhando. Alguém acredita nessa lorota?

  3. Contra os corruptos - sem dar chance para covardes mentiras dos candidatos-lixo: BOLSONARO -JÁ NO PRIMEIRO TURNO!!! O único capaz de mudar o Brasil com ética e coragem. Temos que apoia-lo!

  4. Nunca se sabe em qual pesquisa confiar. Os resultados são bem divergentes entre as empresas de pesquisas. A G1 mostra dados completamente desfavoráveis a Bolsonaro.

  5. Boa tarde, que bom esta pesquisa. Porém, fica uma pergunta: e em relação as urnas eletrônicas que estão sujeitas a fraudes, o que se pode fazer neste momento? Fica ai uma dica para esta conceituada revista.

  6. Pelo informado a pesquisa não considerou os jovens da internet (Que pouco ou quase nada de TV assistem) só ai pode contar mais algum milhões de votos. Vai ser uma lavada!!! BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO.

    1. Projeto inativo! O projeto não está mais funcional por já ter cumprido seus objetivos, ao realizar fiscalizações em duas eleições (2014 e 2016) e motivar a introdução de Códigos QR para facilitar a aquisição dos dados. Não pretendemos realizar fiscalização nas eleições de 2018, sugerimos utilizar um aplicativo independente para totalização paralela.

    2. Já existe um grupo que vai fiscalizar o resultado das eleições, totalizando os Boletins de Urna, emitidos as 17 horas e que deve ser afixado, obrigatoriamente, em cada secao. A gente fotografa e envia por um aplicativo. Mais informações no site vocefiscal.org. Vamos espalhar está informação.

    3. Eu, para diminuir eventual fraude, vou ficar até as 17:00 h na minha sessão para pedir uma cópia do encerramento da urna. Sugiro uma campanha nesse sentido. Que tenha um eleitores cada sessão e solicite a comprovação.

    1. Sim, mas a quantidade de 2000 pessoas poderia ser ampliada. Sei que sairia mais cara, mas seria interessante ver o interior de SP, Minas, RJ.

  7. Interessante a observação dos analisadores sobre como o mercado não impactou com a pesquisa do Ibope, mediante aquele resultado. Ou seja, havia algo fora do contexto, pois ele, mercado, tem tbem seus mecanismos de pesquisas. E, só pra registrar, sou mulher, voto 17. Obrigada.

  8. SUGESTÃO (2a via! 1a via não apareceu!) -- por gentileza, sugiram aos Partidos e Institutos que façam Pesquisa de BOCA DE URNA por amostragem de SESSÕES, a nivel Nacional. Única forma de minimizar o risco (certo!) de FRAUDE... Grato por encaminhar.

    1. Ótima sugestão. Nós todos devemos pedir isso em coro.

  9. a estrategia do "confundismo" proporcionado pelo IBOPE e por sabe mais la quem, foi na realidade um tiro no pé, pois ao inves de se jogar a toalha, o voto util tem ganho corpo entre o eleitorado antiPeTista, que nao necessariamente seria Bolsonaro. O Vice de Anastasia, do PSD, ja expressou o apoio a Bolsonaro quando reconhecerem a impossibilidade da ida de Alckmin para o segundo turno. Comeca o movimento explicito pelo voto util. Se isto ganhar forca, eh Bolsonaro no primeiro turno.

  10. SUGESTÃO -- para evitar (?) FRAUDE NAS URNAS, peço que a Crusoé recomende aos Partidos e Institutos de Pesquisa fazerem fazerem Pesquisa de BOCA DE URNA por amostragem (no dia e local.. claro das eleições). O ideal seria TODOS (ou alguns mais sérios) se unirem para termos uma AMOSTRA MAIOR.. Grato por encaminhar!!

  11. Essa e a pesquisa do BTG são as mais confiaveis. Espero um índice bem maior na próxima 👉 Bolsonaro no primeiro turno para libertar o nosso amado país da ruína total

  12. Meu candidato original é outro, que não o Bolsonaro. Ia reservar o voto nele para o segundo turno, como protesto ao pt... no entanto, depois de tanta sujeira, mentiras veiculadas pela folha e outros estou contabilizando a possibilidade de votar nele de prima!

    1. Eu também! Tem que ser no primeiro turno porque PSDB , Centrão, PSOL , PDT, PC do B e outros partidos esquerdopatas vao se unir para derrubar o Bolsonaro.

    2. Mesma coisa aqui. Não gosto do Bolsonaro, mas o PT vai aprontar alguma para o 2º turno. Se já estão jogando sujo agora, imagine no 2º turno. Vou de Bolsonaro, torcendo para não ter 2º turno.

  13. Vou remar contra a maré com o João Amoêdo até o fim. Nenhum dos dois candidatos mais apreciados merecem presidir o Brasil. Vai ficar tudo como está ou pior. Huinddad, então, nem morto. Nem a pau, Juvenal.

    1. todo o direito, so alerto que no fim dessa mare, podera ter uma imensa queda dagua, de onde nao teremos volta, e nesta hora, arrependimento nao tem lugar. nunca o voto util foi tao necessario. Espero que os proprios politicos possam reconhecer essa necessidade e possam explicita-la e estimula-la. nao eh utopia, nem inocencia, ja esta acontecendo......

  14. Esta irrealidade da pesquisa Crusoé-Paraná em fazer cenários de segundo turno que jamais ocorrerão, são pândegos. E 1,40% sumiu. 98,60% não são 100%. E quantos são os votos válidos? DEU RUIM MESMO !

  15. O brasileiro tem que acordar para a nossa realidade. Não queremos ser governados por um prisioneiro que deixou o país nesta situação deplorável de atuação governamental. Não queremos ser uma Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte. Pense bem no poder que você tem para não deixar isto acontecer. Necessitamos, urgentemente de mudanças radicais na postura e na qualidade de nossos governantes e membros dos poderes legislativo e judiciário.PT NÃO!!!

  16. Pesquisa de intenção de votos Crusóe/Paraná o mais confiável do mercado. 2ª Pesquisa a mostrar real evolução das intenções de votos. Totalmente diferente no quesito rejeição. O que se mostra mais justo. Veremos resultado. #Dia7é17

  17. A pesquisa mostra que a candidatura de Bolsonaro segue confirmando a projeção do BGT/Pactual de importante possibilidade de vitória no primeiro turno. Os 31,2% de intenção de votos detectados pela pesquisa equivalem a cerca 43% dos votos válidos. Estamos a uma semana e meia do pleito. Isso ajuda, e muito, a explicar o desespero da imprensa, artistas, políticos e demais forças, ocultas ou não. Datafoice e IboPT? Deixaram de ser forças ocultas há tempos.

  18. A pesquisa reflete o sentimento das ruas. As pesquisas da Datafolha e Ibope são sempre a favor do PT desde a primeira eleição de Lula.

  19. Foram entrevistadas 2020 em 168 municípios de todos os estados, se dividir os números dá 12,02 pessoas por estado. Minha pergunta é: isto representa a realidade independente dos métodos utilizados?

  20. Paraná pesquisas trazendo o quadro mais perto do real. Mas pesquisas são pesquisas! De acordo com o que as ruas mostram o Bolsonaro vence esta eleição em 1º turno, como um fenômeno eleitoral pelas características da sua campanha. Anotem ai e depois me contem.

  21. Esta pesquisa tem mais credibilidade do que a efetuada pelo Ibope, pois utilizou a proporcionalidade dos colégios eleitorais nas enttrevistas, o que não foi feito pelo Ibope, que entrevistou, proporcionalmente, mais eleitores da Bahia do que de São Paulo, por exemplo. Vê-se ai a causa da menor diferença entre Hadad e Bolsonaro na pesquisa do Ibope, comprovando que o Ibope foi tendencioso.

    1. O IBOPE foi citado por um delator por ter levado grana do PT

  22. Essas pesquisas estão mais próximo a realidade, pois em qualquer botequim só ouço que irão votar em Bolsonaro, até criança declaro voto nele e diz que não votaria em quem está preso (ou o poste dele).

  23. Essas pesquisas estão mais próximo a realidade, pois em qualquer botequim só ouço que irão votar em Bolsonaro, até criança declaro voto nele e diz que não votaria em quem está preso (ou o poste dele).

    1. Depende em que pais voce quer viver. Se voce esta andando de carro blindado, com segurancas para toda a sua familia, tem dinheiro fora do Brasil que mantenha uma geracao...do contrario...vote certo!

  24. Tem muita gente com vergonha em declarar seu voto em Bolsonaro. Mas a medida em que o fantasma do PT se avisinha, as eleições podem ser definidas já no primeiro turno.

    1. Esta pesquisa tem mais credibilidade do que a efetuada pelo Ibope, pois utilizou a proporcionalidade dos colégios eleitorais nas enttrevistas, o que não foi feito pelo Ibope, que entrevistou, proporcionalmente, mais eleitores da Bahia do que de São Paulo, por exemplo. Vê-se ai a causa da menor diferença entre Hadad e Bolsonaro na pesquisa do Ibope, comprovando que o Ibope foi tendencioso.

  25. Dados parecem ser mais aderentes à realidade. Também estão alinhados com as previsões da consultoria Eurásia, que estima vitória do Bolsonaro no segundo turno sobre Haddad, por 55% x 45%. O Capitão, como pessoa, é uma nulidade completa; entretanto o PT, como organização e política econômica, é um desatre completo, uma organização criminosa lesa-pátria.

    1. Sr. Leonel, então seja bem vindo ao 17 já no primeiro turno !!! As prxs gerações de sua familia e do Brasil vão lembrar desse seu importante "voto inseticida" em 2018 !!!

    1. O Instituto Paraná foi o único em 2014 que mostrou a pequena diferença entre a Dilma e o Aécio, os demais apontavam a Dilma com um grande percentual a frente do Aécio, e a apuração dos votos demonstrou que a diferença era pequena

    2. Qual instituto acertou? São fábricas de mentiras para influenciar as mentes fracas, que em nosso país são a maioria...

  26. Aí está mais claro q as chances de n haver segundo são claras. é óbvio q a demonização q a esquerda assassina faz e as globais q se vendem por uma caixa de mamão gritao e n conseguem convencer ninguém de q eles são a melhor opção.Deus acima de todos!!!#elesim.logico

    1. Hugo, nao seja leitor de ejaculacao precoce. Leia tudo e depois faca seus comentarios.

    2. Então essa pesquisa não está sob suspeita, pois existe índice de rejeição. É só pesquisar na página com mais cuidado Hugo.

    3. Concordo, tanto é que essa pesquisa tem dados de rejeição, é só pesquisar um pouco Hugo.

    4. Hugo Veja a pesquisa o Bolsonaro é o menos rejeitado veja a pesquisa completa.na certa nesta pesquisa vc n confia nem? Exercício p vc repita Bolsonaro presidente do Brasil Bolsonaro presidente do brasil.dai vc já vai se acostumando

Mais notícias