Pesquisa Crusoé-Empiricus: Bolsonaro lidera; Ciro, Marina, Alckmin e Haddad disputam segundo lugar

12.09.18 09:00

A primeira pesquisa presidencial Crusoé-Empiricus, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, aponta liderança isolada e com folga do candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Ele aparece com 26,6% das intenções de voto e vaga praticamente garantida no segundo turno da eleição. Os dados indicam, ainda, uma intensa disputa pela segunda colocação, já que na sequência aparecem Ciro Gomes, do PDT, com 11,9%; Marina Silva, da Rede, com 10,6%; Geraldo Alckmin, do PSDB, com 8,7%; e Fernando Haddad, do PT, com 8,3%. Não foram feitas simulações de segundo turno. A se considerar a margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, Ciro, Marina, Alckmin e Haddad estão em empate técnico.

A pesquisa foi feita entre os dias 7 e 11 de setembro — depois, portanto, da tentativa de homicídio sofrida por Bolsonaro em Juiz de Fora na última quinta-feira. Foram entrevistados 2.010 eleitores em 167 municípios de todos os estados do país.

Abrindo o pelotão seguinte, Alvaro Dias, do Podemos, ficou com 3,7%, à frente de João Amoêdo, do Novo, com 3,3%. Henrique Meirellles, do MDB, teve 2,4% das intenções de voto.

Os últimos lugares foram ocupados por Guilherme Boulos, do PSOL, com 0,8%; Vera Lúcia, do PSTU, com 0,7%; João Goulart Filho, do PPL, com 0,4%; e Eymael, do DC, com 0,2%.

Há um número considerável de eleitores que disseram não votar em nenhum candidato: 16%. Outros 5,8% declararam não saber ainda em quem votar — são, portanto, eleitores com potencial de definir a disputa.

A margem de erro é de 2% e o grau de confiança da pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02410/2018, é de 95%.

Esta é a primeira pesquisa Crusoé-Empiricus. A Empiricus Publicações é sócia da Crusoé. O Paraná Pesquisas, instituto responsável pelo levantamento, já realizou mais de mil pesquisas e existe há 27 anos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esses eleitores que dizem que não vota em candidato nenhum, são eleitores que votaram a vida todo no PT e se decepcionaram, são eleitores que eram de esquerda, mas eu tenho conseguido reverter isso aqui na bahia votando 17

  2. Obrigada por essa pesquisa. ACREDITO QUE O IBOP FEZ UMA PESQUISA MAIS REAL, PORQUE SABIAM QUE VOCÊS TAMBÉM A FARIAM. PARABÉNS PELA MATÉRIA. BEIJOS.

  3. A pesquisa científica tem procedência,porém,no dia a dia e nas ruas o Bolsonaro bate 50 % de intenção,ao menos no interior paulista.

    1. O problema é o Nordeste. Bolsonaro tem que conquistar votos entre as mulheres nordestinas. Há muita desinformação aqui. As pessoas não conhecem Bolsonaro. Mourão tem que visitar esta região urgente! No meu trabalho, por exemplo, tem gente que me cumprimenta com a saudação do Hitler, tirando onda porque sabem que voto em Bolsonaro!

  4. Este gráfico deveria estar em um link mais claro na página principal. Levei um tempo lendo artigo por artigo até chegar aqui. Meio confuso!

Mais notícias
Assine agora
TOPO