Peru permite à esposa de Ollanta Humala se asilar no Brasil
Nadine Heredia e seu marido foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro

A presidente do Peru, Dina Boluarte, concedeu na terça-feira, 15, salvo-conduto a ex-primeira-dama Nadine Heredia e a seu filho mais novo, Samin, permitindo que a esposa de Ollanta Humala, condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, deixe a embaixada brasileira em Lima e viaje ao Brasil, onde recebeu asilo diplomático.
Em comunicado, o governo peruano informou que Nadine solicitou asilo com base na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954.
"O Governo da República Federativa do Brasil solicitou a saída dos requerentes de asilo, invocando os artigos V e XII da referida Convenção, que estabelecem que o Estado asilante poderá solicitar a saída do requerente de asilo para território estrangeiro e o Estado territorial obriga-se a fornecer imediatamente, exceto em casos de força maior, as garantias necessárias e o correspondente salvo-conduto.
Neste sentido, em cumprimento aos artigos V e XII acima mencionados, o governo peruano prestou as referidas garantias para a transferência de ambas as pessoas e concedeu os correspondentes salvo-condutos."
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Peru, Nadine entrou na sede da Embaixada brasileira antes da divulgação da sentença.
Condenações
Humala e Nadine foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.
Os aportes da Odebrecht e da Venezuela foram destinados às campanhas de 2011 e 2006, respectivamente.
O Ministério Público do Peru havia solicitado 20 anos de prisão para Humala e 26 anos para Heredia, mas a Terceira Turma do Tribunal Superior Nacional optou por aplicar uma pena de 15 anos de prisão.
Entenda o caso
Em 2016, a Odebrecht reconheceu ter pago dezenas de milhões de dólares em propinas e doações eleitorais ilegais no Peru.
Humala foi acusado pelo Ministério Público por ocultar o recebimento de 3 milhões de dólares da Odebrecht para a campanha presidencial de 2011.
Como cofundadora do Partido Nacionalista, Nadine também foi acusada pelo crime.
Na campanha derrotada de 2006, o casal teria desviado quase 200 mil dólares enviados pelo ex-ditador venezuelano Hugo Chávez.
Humala e a esposa também foram acusados pelo crime de ocultação de fundos por “compras de imóveis com dinheiro da Odebrecht”.
Leia também: Justiça do Peru ensina lição a "alguns ministros do STF", diz Moro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2025-04-17 08:38:02Só falta à ditadura assassina que massacra os manés conceder asilo às vítimas do STF que de forma ilegal violando o processo legal símbolo da independência entre os poderes os massacra impiedosamente e de forma desumana tentam impedir a repadora anistia a vítimas dos hediondos crimes dos ditadores contra o povo .. êiê Brazilsim páRRocê tem jeito não ...
Marcia Elizabeth Brunetti
2025-04-16 09:23:11Até que encontrem uma mansão para hospedar a esposa e o filho do ex-presidente, eles ficarão hospedados na casa do amigo do amigo do meu pai. Imagino que seja esta a proposta.