IRNA

Pegadinha do Irã: lanchas sequestraram navio petroleiro?

18.07.19 11:54

Agências de notícias do Irã afirmaram nesta quinta-feira, 18, que lanchas da Guarda Revolucionária (foto) interditaram um navio petroleiro no domingo, 14. Segundo os veículos oficiais, o navio estrangeiro tinha doze tripulantes e levava 1 milhão de litros de combustível contrabandeado.

Mas há quem duvide da afirmação. Segundo o serviço TankerTrackers, que monitora o movimento de navios pelo mundo, a notícia pode ser blefe. “Nossa análise neste momento é o de que nada aconteceu. Parece mais uma tentativa de aumentar o preço do petróleo após as recentes notícias (negadas pelo Irã) de que os Estados Unidos estariam negociando com eles. Não há evidência visual ou de dados para apoiar a informação de que uma embarcação foi apreendida”, diz o TankerTrackers.

Mais tarde, na quinta-feira, a televisão iraniana mostrou imagens de um petroleiro pegando fogo. O navio seria o Riah. Acontece que, na quarta, 17, o ministério de Relações Exteriores do Irã anunciou que forças iranianas estavam ajudando esse mesmo navio, de bandeira panamenha. O Riah estava enfrentando falhas técnicas e foi auxiliado pela Marinha iraniana. O navio era usado para abastecer outras embarcações.

“A emissora de notícias do Irã agora está mostrando imagens de barcos da Marinha circulando descontroladamente o Riah. Sim, o mesmo Riah que o Irã afirmou ter ajudado há alguns dias, mas agora está dizendo que o navio foi apreendido por contrabando de combustível. É lógico”, publicou o TankerTracker no Twitter.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Excelente reportagem, Duda. Agradeço por ser inusitada, tanto quanto o fato em si. Além da riqueza de nuances implícitas nisso tudo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO