Pedro França/Agência Senado

Pedido para investigar Wassef e Bolsonaro está há 55 dias parado na PGR

24.08.20 11:00

Uma notícia-crime ajuizada em junho no Supremo Tribunal Federal pedindo para que o presidente Jair Bolsonaro e seu então advogado Frederick Wassef fossem investigados por uma negociação obscura com uma concessionária do governo federal está há 55 dias parada no gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras (foto).

Desde o dia 30 de junho, o ministro Ricardo Lewandowski aguarda uma manifestação do PGR sobre o pedido feito pelo advogado Carlos Eduardo Silva Duarte para investigar uma suposta atuação de Bolsonaro em acertos firmados entre Wassef e a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos, que mantém negócios com o governo federal.

A representação criminal está baseada em uma reportagem publicada pelo site Antagonista. De acordo com a notícia, mesmo sem qualquer experiência na área de aviação, Wassef foi contratado pela concessionária em 2019, quando já era advogado da família Bolsonaro, para prestar “consultorias jurídicas e estratégicas”, em um acerto estimado em 5 milhões de reais.

Em maio, Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto o presidente do Conselho de Administração da Triunfo — empreiteira líder do consórcio  e do Aeroporto de Viracopos, João Villar Garcia. Minutos antes da reunião, Bolsonaro teve um encontro com Wassef, como mostra a agenda oficial.

Na ação no STF, o advogado Carlos Eduardo Silva Duarte pede que Bolsonaro seja investigado pela prática dos crimes de advocacia administrativa e corrupção passiva. No caso de Wassef, ele sugere a apuração sobre tráfico de influência, corrupção ativa e ocultação de recursos provenientes de infração penal.

O procurador-geral precisa decidir se concorda ou não com a abertura de uma investigação, que ficaria a cargo da própria PGR, caso o ministro Ricardo Lewandowski decida pela abertura do procedimento para investigar o presidente da República e seu agora ex-advogado.

Nesta semana, Crusoé revelou que Wassef foi à PGR em outubro do ano passado defender os interesses da JBS na repactuação do acordo de delação premiada da empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista, sem procuração para atuar no caso.

O encontro foi intermediado pelo presidente Jair Bolsonaro, que ligou para Augusto Aras e para o subprocurador responsável pelo processo pedindo para receber seu advogado. Dados do Coaf obtidos por Crusoé mostram que Wassef recebeu 9 milhões de reais da JBS desde 2015.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. IMBECIS! O Nhonho/Botafogo está com a bunda gorda em cima do assunto da segunda instância faz quanto tempo???? O Batoré ( aquele que veio lá do orifício retal da Amazonia) está com a bunda gorda em cima da CPI da Lava Toga faz quanto tempo? E vocês por acaso publicam alguma coisa? Essa revistinha virou mesmo um antro. Enquanto isso e para vosso desespero a popularidade do Presidente só faz subir.

    1. Isso aí é um dos patetóides, nem merece ser registrado...rsrsrsrsrsrsrsrsrs.....

    2. Ó seu matusquela de sempre, furo retal referindo-se ao Amapá, é o furo retal de teus antecedentes. Tu és o protótipo do perfeito imbecil. O que fazes por aqui? Teus comentários depreciativos são o supra-sumo da ordinarice. Imbecil/ mor. apscosta/df

  2. O PGR ARAS é autêntica Arapuca armada pelo Bolsonero , mais um capacho entre tantos a serviço do KGB da FAMILÍCIA , na espera uma cadeira na SUPREMA CORTE .

  3. O PGR vassalo do Bolsonaro. É uma indecência está vassalagem não pode continuar.e o senado que poderia pedir seu impeachment nada fazem

  4. E quem quer empeachment? Deixar Bolsonaro "governar" nesse momento é a forma mais eficaz e inequívoca de mostrar ao povo sua verdadeira face. Os demais danos já estão em curso, e o STF continua sendo o que sempre foi!

    1. Eu quero, por sinal o quanto antes! Só o descaso no combate a pandemia já seria suficiente para embasar o meu desejo, mas sabemos que existem muito mais coisas obscuras que fortalecem a necessidade do impeachment. Depois é torcer para q Mourão seja pelo menos um pouco melhor que o bozó genocida.

    1. pedir a saída de Bolsonaro kkk só pode ser da turma da mortadela ou dos parasitas

  5. Oportunidades surgindo para ser impichado esse presidente e ninguém se manifestando sobre; vão esperar esse ser "renovar" o STF e corroer ainda mais esse país?...

  6. Por muito menos, já tivemos Impeachments. Faltou lembrar que Augusto Aras - que atendeu ao pedido de Bolsonaro, agendando a reunião de Wassef pró JBS - está também segurando o inquérito sobre as INTERFERÊNCIAS INDEVIDAS DO PR, que não se limitam à PF, mas à própria PGR e ao Ministério da Justiça, com confecção de dossiês de seus inimigos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO