Mateus Bonomi/Folhapress

Pedido do MP de São Paulo sobre hackers com poucas chances de ser aceito

10.10.19 08:23

O pedido do Ministério Público de São Paulo para ter acesso às informações da Operação Spoofing (foto), que investiga o grupo de hackers que roubou conversas de Telegram de centenas de autoridades, tem poucas chances de prosperar. A possibilidade de um desmembramento do caso com a Justiça estadual paulista é considerada pequena.

De acordo com fontes ligadas à investigação, que tramita na Justiça Federal em Brasília, a expectativa é de que o caso fique com o juiz que tomou as primeiras decisões sobre o inquérito, Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal.

A situação seria semelhante à da Lava Jato, que começou com uma apuração sobre grupos de doleiros que tramitava na Justiça Federal no Paraná e avançou sobre as irregularidades na Petrobras.

Da mesma maneira que os participantes do esquema que saqueou a Petrobras, o grupo de hackers é suspeito de envolvimento em outros crimes, além da invasão dos celulares. Entre eles, fraudes bancárias, que em tese poderiam ser investigadas pelo Ministério Público de São Paulo.

Para os envolvidos no inquérito da Spoofing, no entanto, não faz sentido separar a apuração dos crimes cometidos por um mesmo grupo criminoso e com os mesmos computadores e celulares usados nos ataques hacker.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que vergonha, ninguém acredita NA JUSTIÇA DE SÃO PAULO? A COISA TÁ FEIA. PROJETE ISSO PARA TODOS OS ESTADOS. PAIS DE FAZ DE CONTA.

    1. VERDADE, INFELIZMENTE. PORISSO TEM Q TER A LAVA TOGO, AMPLA GERAL E IRRESTRITA.

  2. SERA Q TD MUNDO Q E' PRESO EM SAO PAULO E' SANTO? PQ NO RIO E EM CURITIBA TD ANDA E EM SAO PAULO TD EMPERRA? SE TIVESSEMOS UM STF CONFIAVEL, A CORREGEDORIA JA TERIA FEITO UMA INTERFERENCIA E SUBSTITUIDO A EQUIPE.

  3. Compartilhar essas informações ainda mais com o MP/SP é um risco desnecessário. Pode-se até ocorrer vazamentos, portanto deixem como está e eles se quiserem informações, que investiguem, ora essa!

  4. A omissão do MP de São Paulo é tamanha, que deve existir uma centena de vítimas destes hackers no estado e nada foi feito até hoje. Agora que a PF tomou a iniciativa eles querem limpar a barra para mostrar que estão trabalhando.

    1. Estão a trabalho deles e não da população. Quando é que a população vai começar a entender e cobrar?

  5. Sabe-se que o compartilhamento das informações obtidas de forma criminosa, dar-se apenas no âmbito de quem as comprou. Deprimente é que isso ocorra com a aquiescência do Judiciário!

  6. Gilmala teve acesso a todos os pontos e vírgulas do delito cometido pelo Verdevaldo e vai, monocraticamente, arquivá-lo. Esses soberasnos estão empobrecendo o país em proveito próprio.

    1. É o que mais dói, um país sem justiça, a revelia de grupos políticos partidários, mais nada do que isso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO