PDT pede que STF obrigue governo a garantir oxigênio e 'kit intubação'
O PDT pediu que o Supremo Tribunal Federal obrigue o governo Jair Bolsonaro a adotar "todas as ações necessárias" para garantir a estados e municípios insumos médico-hospitalares, como oxigênio, medicamentos e material de intubação. O partido acionou a corte diante da iminência do desabastecimento nos sistemas público e privado. O PDT quer que o Supremo...
O PDT pediu que o Supremo Tribunal Federal obrigue o governo Jair Bolsonaro a adotar "todas as ações necessárias" para garantir a estados e municípios insumos médico-hospitalares, como oxigênio, medicamentos e material de intubação.
O partido acionou a corte diante da iminência do desabastecimento nos sistemas público e privado. O PDT quer que o Supremo ainda determine ao governo federal a apresentação de um plano detalhado de "estratégias que está colocando em prática ou que pretende desenvolver para o enfrentamento da situação de emergência", com atualizações a cada 48 horas.
Na ação, que tramita sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, a legenda afirma que, desde o início da pandemia, o país assiste "a condução genocida e ignóbil do presidente da República", e alega que é responsabilidade do poder público garantir ao cidadão o direito fundamental à vida, a uma existência digna e à integridade física e mental, principalmente diante de calamidades públicas.
O PDT acrescenta que a ausência de insumos mínimos necessários à intubação de pacientes diagnosticados com a Covid-19 os levará à morte. "A quantidade de pacientes nesta situação se multiplica a cada dia, ceifando mais e mais vidas, em um infindável ciclo de perdas. O perigo de lesão grave é inconteste, porquanto na ausência dos referidos insumos, inúmeras vidas serão perdidas, de forma cruel e animalesca, privados de respirar em razão do descaso do poder público", completa.
Na semana passada, a Frente Nacional dos Prefeitos pediu providências ao presidente Jair Bolsonaro e ao Ministério da Saúde, prevendo um "cenário potencialmente mais trágico" nos próximos dias, com a falta de oxigênio e de medicamentos para sedação de pacientes.
Hoje, o governo federal declarou que realizaria reuniões ao longo da semana com representantes das indústrias de medicamentos, "para alerta e pedido de auxílio, efetivo, nas soluções emergenciais".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
PAULO
2021-03-23 10:59:19Deixar faltar o kit de entubação, é mais um capítulo macabro do genocídio orquestrado no Brasil, cujo maestro é JAIR MESSIAS BOLSONARO. Se ñ fosse o João Doria não teríamos vacina nenhuma. Pergunta para o general Pazzuelo, qual é o estoque de medicamentos sem comprovação de eficácia? Para usar tudo que foi comprado, só se o mundo acabar em piolhos e malária. Esses imbecis acreditaram que medicamentos sem eficácia, resolveriam a pandemia. Os mortos estão só aumentando. TIC TAC TIC TAC, CONGRESSO.
Carla
2021-03-23 01:52:19O governo pode ser obrigado a fornecer se falta no mercado e nos fornecedores o que estão pedindo?
Sebastião
2021-03-22 20:48:54O STF, a vergonha nacional virou um "puxadinho" dos partidos de esquerda que só querem atrapalhar o Governo Federal.
Jose
2021-03-22 20:38:10O governo bozista está mais perdido do que cego em tiroteiro. Até mesmo os defensores do genocida-mor, tal como o Joãozinho Genocida e o Louriva , não sabem mais o que argumentar. Acho que o estoque de fake news esgotou!