Pazuello anuncia MP que libera compra de vacina antes do registro pela Anvisa
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), anunciou que o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19 antes mesmo de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, conceder o registro sanitário do imunizante ou permitir o uso emergencial e temporário. O general falou sobre a MP...
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), anunciou que o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19 antes mesmo de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, conceder o registro sanitário do imunizante ou permitir o uso emergencial e temporário.
O general falou sobre a MP em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV. O ministro adiantou que o texto "trata de medidas excepcionais para aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística, até a aquisição de serviços nas áreas de tecnologia da informação e publicidade".
"A norma também prevê: coordenação pelo Ministério da Saúde da execução do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19; treinamentos de profissionais que vacinarão a população; e contratação de vacinas e de insumos destinados à vacinação contra a Covid-19, antes do registro sanitário ou da autorização temporária de uso emergencial pela Anvisa", relatou.
A adoção da medida ocorre em meio a um imbróglio com a Pfizer, que, na última semana, afirmou à Anvisa não ter a intenção de solicitar o uso emergencial da vacina sem uma assinatura prévia de contrato. Após a reunião, o laboratório afirmou que voltaria a avaliar o caso se houvesse um novo encontro com a agência reguladora, ainda não realizado.
Pazuello acrescentou que, especificamente em relação à Pfizer, o ministério trabalha com os representantes da empresa "para resolver as imposições que não encontram amparo na legislação brasileira", como a "isenção total e permanente de responsabilização civil por efeitos colaterais advindos da vacinação; transferência do foro de julgamento de possíveis ações judiciais para fora do Brasil; e disponibilização permanente de ativos brasileiros no exterior para criação de um fundo caução para custear possíveis ações judiciais".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José
2021-01-07 15:42:50Depois que João Doria conseguiu, ele agora se apressa!! Tem um medo de João Dória que se pela.kkkkk
Afranio
2021-01-07 12:48:42Acreditar nessa revista de canalhadas é uma grande piada...
Marcio
2021-01-07 08:47:38General nutella ....o semblante de medo e pavor ao se pronunciar ou expressar qualquer opinião ao Bolsonaro, temendo qualquer resposta negativa do mandrião, Estes generais que apoíam este governo deviam ser envergonhar das suas patentes.
Marcio
2021-01-07 08:46:50General nutella ....o semblante de medo e pavor ao se pronunciar ou expressar qualquer opinião ao Bolsonaro, temendo qualquer resposta negativa do mandrião, Estes generais que apoíam este governo deviam ser envergonhar das suas patentes.
Gilson Diniz Vieira
2021-01-06 22:36:122022 é Moro presidente e Janaína Paschoal vice. pra pôr ordem nessa poha.
Nadiejda
2021-01-06 22:30:54Que droga esse ministério da saúde! Queria ver se tivessem doentes de Covid na família desvalham deles!!!!
PAULO
2021-01-06 22:25:43Imagina o Bolsonaro contratado como CEO de uma empresa na qual não tem nenhum know how. Ele antes de conseguir adquirir expertise com a equipe que tem a experiência, começa a demitir e colocar profissionais da sua área de atuação, que a priori tem a forma de pensar igual a dele. Tirando o fato dele ser um sociopata, digamos que fosse uma pessoa que somente não tenha como norte o bom senso. Mesmo assim a empresa ou país estariam perdidos.
Isolina
2021-01-06 21:58:40O ministério da saúde vai conseguir estragar o pouco que estamos conseguindo através da Fiocruz e do Butantã que nos fornecem vacinas a mais de cem anos.
Isolina
2021-01-06 21:54:36É espantoso a incompetência do presidente ele não sabe nada e não aprende com seus erros DIÁRIOS.
Maria
2021-01-06 21:54:08Se é sob a coordenação do Ministério da Saúde, tem poucas chances de dar certo. Só tem incompetente, a começar por quem assinou a MP.