Partidos anunciam coalizão 'semáforo' na Alemanha e novas medidas contra a Covid
O Partido Social-Democrata (SPD), o Verde e o Liberal Democrático (FDP) anunciaram nesta quarta, 24, a formação de uma coalizão de governo na Alemanha. O documento que sela o acordo tem 177 páginas. O líder do SPD, Olaf Scholz (foto), atual ministro das finanças, foi o primeiro a falar e deverá comandar o próximo governo....
O Partido Social-Democrata (SPD), o Verde e o Liberal Democrático (FDP) anunciaram nesta quarta, 24, a formação de uma coalizão de governo na Alemanha. O documento que sela o acordo tem 177 páginas.
O líder do SPD, Olaf Scholz (foto), atual ministro das finanças, foi o primeiro a falar e deverá comandar o próximo governo. Ele anunciou novas medidas contra a Covid na Alemanha, que está registrando números recordes de novos casos a cada dia.
"O coronavírus não foi derrotado. Novos recordes nos surpreendem a cada dia. A partir de hoje, estão em vigor novas medidas que estamos implementando de forma consistente para reduzir o número de infecções", disse Scholz. Um gabinete de crise será formado com a participação de virologistas e epidemiologistas para avaliar diariamente a situação. Scholz também prometeu aumentar as exigências de vacinação obrigatória para proteger grupos vulneráveis.
O acerto sacramenta a saída de Angela Merkel do cargo de chanceler, após 16 anos no cargo. O partido de Merkel, o União Democrata Cristã (CDU), passará para a oposição. Nas últimas eleições, no final de setembro, a agremiação teve o pior resultado de sua história, conseguindo apenas 24% dos votos.
Nessas eleições, partidos extremistas, como o Alternativa para a Alemanha, AfD, de direita, e o Die Linke, de esquerda, também perderam espaço entre os eleitores.
As negociações entre as três siglas começaram no final de outubro. Como cada partido alemão tem uma cor, a coalizão anunciada nesta quarta é a conhecida por "semáforo", pois reúne a cor vermelha dos social democratas, o amarelo dos liberais e a cor dos verdes. Os três nunca tinham se reunido antes para formar um governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Magda
2021-11-24 12:18:40Porque Merkel, minha rainha, está saindo, pulei a cerca e votei no SPD de Scholz. Mas já estou arrependida depois de ele ter recebido Lula. Primeiro Schulz foi ao Brasil apoiar o presidiário na cadeia, agora o recebe aqui. Mas Schulz não é mais ninguém no partido. Mas Scholz, o futuro chanceler, mesmo sendo do mesmo partido, fazer isso? Triste. Mas já disse a ambos no Twitter a minha opinião sobre eles. Se gostaram eu não sei e nem me importa, vivo num país democrático.