Paraná começa a pagar dívida bilionária com o Itaú
O estado do Paraná quitou a primeira parcela de uma dívida de 1,7 bilhão de reais com o Itaú, que comprou o Banco do Estado do Paraná (Banestado). Após um acordo firmado no Supremo Tribunal Federal (STF) no início do ano, o governo de Ratinho Jr (PSD) reconheceu não ter honrado uma dívida de precatórios...
O estado do Paraná quitou a primeira parcela de uma dívida de 1,7 bilhão de reais com o Itaú, que comprou o Banco do Estado do Paraná (Banestado). Após um acordo firmado no Supremo Tribunal Federal (STF) no início do ano, o governo de Ratinho Jr (PSD) reconheceu não ter honrado uma dívida de precatórios do banco.
Quando o Banestado ainda era público, em 1998, o então governo anunciou a compra de títulos de dívida pública, oferecendo ações da Copel, a estatal de energia elétrica, como garantia. O Banestado acabaria sendo vendido para o Itaú em 2000, por R$ 1,6 bilhão — mas, dois anos depois, o governo de Roberto Requião (PT) parou de honrar os pagamentos desses precatórios. Desde então, banco e governo entraram na Justiça para garantir as regras do pagamento.
A primeira parcela foi paga em 29 de abril, anunciou o governo do Paraná em uma comunicação aos investidores Copel. O chefe da Casa Civil do estado, João Carlos Ortega, reapresentou pontos do acordo entre o estado e o banco privado.
Pelo acordo pactuado pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, o governo pagará anualmente cerca de 600 milhões de reais até 2025, para quitar a dívida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
KEDMA
2023-05-10 08:28:04Pagar precatórios nunca foi importante para nenhum governo.