Os chanceleres Lavrov e Vieira, da Rússia e do BrasilOs chanceleres Lavrov e Vieira, da Rússia e do Brasil: ao lado das autocracias

Para Mauro Vieira, o problema do mundo é a Otan

22.02.24 10:28

O chanceler do Brasil, Mauro Vieira (foto), que comenda o Itamaraty, proferiu um discurso nesta quarta, 21, durante a reunião de ministros de Relações Exteriores do G20, no Rio de Janeiro. Em sua fala, o ministro dividiu o mundo em dois. Abaixo da linha do Equador está o pacífico Hemisfério Sul, em que nenhum país desenvolveu a bomba nuclear. No Hemisfério Norte, contudo, a situação é oposta, com países se unindo “em torno de uma aliança militar. Vieira não citou a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, mas só pode estar falando dela.

No trecho em que desenvolve essa ideia, Vieira afirma: “O Brasil não aceita um mundo em que as diferenças são resolvidas pelo uso da força militar“.

O diplomata, contudo, não fez nenhuma citação em todo o seu discurso à Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. No mesmo dia, aliás, Vieira se encontrou com o chanceler russo Sergey Lavrov. Segundo uma publicação do Itamaraty nas redes sociais, Os dois discutiram formas de “ampliar e diversificar o comércio bilateral, que atingiu recorde em 20223“. O aperto de mãos ocorreu no mesmo momento em que o Ocidente discute novas sanções contra a Rússia, após a morte do dissidente Alexei Navalny em uma prisão na Sibéria.

Para Mauro Vieira, o Hemisfério Sul, ou “Sul Global” é uma maravilha. “Uma parcela muito significativa do mundo fez uma opção pela paz e não aceita ser envolvida em conflitos impulsionados por nações estrangeiras. O Brasil rejeita a busca de hegemonias, antigas ou novas. Não é do nosso interesse viver em um mundo fraturado. Em nossa região, um exemplo claro de abordagens divergentes no campo de paz e segurança vem do fato de que o norte está unido em torno de uma aliança militar, enquanto o sul é coberto por diversas camadas e zonas de paz e cooperação, como a ZOPACAS, a OPANAL, a África desnuclearizada sob resolução da ONU, a própria União Africana e muitos outros exemplos. A situação absolutamente extraordinária em que todo o Hemisfério Sul do planeta optou por permanecer desnuclearizado é pouco destacada sob a narrativa predominante“, afirmou.

Mas a Otan, que é uma aliança militar, criada para se contrapor à União Soviética, não teve nenhuma participação nos dois conflitos bélicos atuais. A guerra da Ucrânia teve início quando o autocrata russo, Vladimir Putin, decidiu invadir o país vizinho, sem qualquer motivo plausível. A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas é uma consequência do ataque no dia 7 de outubro, que deixou 1.200 israelenses mortos.

Se a Otan tivesse se envolvido na Guerra da Ucrânia, provavelmente já teríamos uma nova guerra mundial.

O que Vieira está fazendo é reproduzir o discurso do Kremlin, que culpa a Otan pela guerra. O chanceler, assim, segue na mesma linha de Lula, que em uma entrevista para a revista americana Time, ainda em 2022, criticou a aliança e as negociações para incluir a Ucrânia.

Não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a Otan? Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: ‘A Ucrânia não vai entrar na Otan’. Estaria resolvido o problema“, afirmou Lula para a revista, quando ainda era candidato à Presidência.

Ao reproduzir o discurso do Kremlin de que o problema do mundo é a Otan, Lula e Vieira fazem do Brasil um peão nas mãos de Putin.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É de revolver estômago de aço.... se existe um elemento asqueroso, pelego insuportável de genocida em grau máximo de repugnância é esse traste subespécie, o tal de sergey lavrov.... que criatura superlativamente repulsiva!!!...

  2. Esse desgoverno com seus representantes, que defecam pela boca, só nos tornam cada vez mais, párias internacionais!!!! Triste…..

    1. Vovó do alto de 102 anos quando vê o hômi sapeca.. BÔCA PÔDI !!!

  3. Esse sujeito e um MERDA! E vergonhoso o comportamento do Brasil com relação a Russia. Coisa de lacaios VAGABUNDOS. Deixa a OTAN baixar a guarda pra Russia pra ver o que acontece. Quem vai fazer frente pro FILHO DA PUTA do Putin e suas mais de 5 mil bombas atômicas? Que alias, ele vive ameacando utilizar. Não dá pra aguentar a CANALHICE dessa PTralhada. VTNC 🤬

  4. Sásinhoooora..... quanta indigência mental em último grau..... e olha que o Itamaraty já teve expoentes de mentes brilhantes..... agora "virou" isso.... ""itamaratryste"".... permeado de idiotas alegóricos, que só sabem pelegar ignorantes dos 2 gados e envergonhar o BRASIL.... que coisa desalentadoramente humilhante e sobretudo, nociva para o nosso país!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO