Pedro Ladeira/Folhapress

O que Aras tem dito aos senadores

07.09.19 08:26

Nas conversas por telefone que teve até agora com senadores, o subprocurador Augusto Aras (foto) se declarou favorável à Lava Jato, mas contra “excessos” da operação. O tom é o mesmo que sustentou nos encontros com Jair Bolsonaro, durante o processo que levou o presidente a indicá-lo para Procuradoria-Geral da República

O indicado para suceder Raquel Dodge na chefia da PGR tem dito aos parlamentares que defenderá os interesses do Ministério Público, mas pondera que a instituição deve ter “outros compromissos”, para além do combate à corrupção. O próprio  Bolsonaro, aliás, tem dito isso ao explicar por que optou por Aras.

Segundo senadores que já falaram com o subprocurador, ele tem demonstrado “profundidade” e “amplo conhecimento” da instituição. Costuma, por exemplo, citar detalhes da unidade da Procuradoria no estado do senador com quem conversa.

Desde que foi oficialmente indicado por Bolsonaro para a PGR, Aras passou a ligar para senadores em busca de apoio para sua aprovação. Ele deve começar as visitas pessoais a partir da próxima terça-feira, 10.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As regras da sabatina no Senado partem do princípio que a maioria dos senadores são honestos, mas como não é a realidade fica indeglutivel bandidos dando benção a procurador.

  2. Adeus “Lava Jato”, mais uma traição do palhaço Bozo. Eu votei nesse cidadão para não eleger o outro, eu sabia que seria ruim, SÓ NÃO IMAGINAVA QUE SERIA CATASTRÓFICO. O sujeito é um asno e, não suficiente, desequilibrado e sem compostura. Quem ainda o defende não pode ser melhor. MORO PRESIDENTE 2022.

  3. Será que o Sr. Augusto Aras é capaz de listar pelo menos 3 dos tais excessos cometidos pela Lava Jato? Espero que ele não esteja confundindo excesso com imparcialidade (fatos investigados em profundidade doa a quem doer). Bolsonaro o escolheu a dedo, com a certeza de que o "acórdão" não será perturbado.

  4. Se ele não se preocupa com os excessos dos corruptos, então não pode ser PGR. Há que se ressaltar que há um traço comum em todos os defensores dos direitos humanos no Brasil, eles sempre colocam os corruptos e os criminosos acima dos demais cidadão, inclusive pq em geral estão associados a eles. Uma coisa é certa, a única forma do MPF ajudar a economia do país é botando aqueles que a desvirtuam na cadeia, senão o Brasil vai continuar exatamente onde está.

  5. Só faz sentido fazer objeção a ele e fazer perguntas difíceis se for para ele não ser realmente aprovado. Se ele não é capaz de imaginar o que é que tem de errado no Estado brasileiro, incluindo o próprio MPF, então é pq é corrupto. A própria trajetória dele indica que ele é alguém que está mais interessado em defender o interesses privado do que o público. Suas relações demonstram que ele se cercou de indivíduos cujo caráter é duvidoso e que são adeptos da corrupção.

  6. Bolsonaro deu o cheque mate na sociedade brasileira. Acabou. Esperar novas eleições. Com esse já era. Se aliou à bandidagem. Mais uma oportunidade perdida. Lastimável. Bandidagem feliz...

  7. Aos pouquinhos, "Bolsonada" vai desmontando a Lava-Jato, orgulho do cidadão ético e honesto desse País, à mercê de uma justiça parcial e tendenciosa.

  8. Se essa indicação faz parte do preço pago por termos tirado os Petralhas do poder. A lavajato já virou instituição. A oligarquia brasileira vai tentar mina-la de todas as maneiras mas não vai conseguir. Precisamos é ficar de olhos abertos, principalmente a impressa não comprometida, é no silêncio da esquerda que pode acabar virando um boi de piranha. Não podemos o deixar que volte o loteamento estatal que quebrou o Brasil e quase nos transformou na Venezuela.

  9. Esse PGR fala de forma genérica. Uma estratégia para evitar cobranças e questionamentos futuros. É certo que a lava-jato e o combate à corrupção não serão prioridades. É a favor da lava-jato, MAS contra os EXCESSOS. Quais? O MP deve ter OUTROS compromissos, além do combate à corrupção. Quais?

    1. Se for realmente combater a corrupção o Flavio vai de roldão! A prioridade é salvá-lo. Por isso a aliança com o pior da república

  10. A embaixada e a proteção do investigado já estão garantidas. Inclusive a soltura do Lula e dos outros condenados. Muita gente está protegida de investigações, desde o americano participante do esquema com a publicação dos vazamentos, até gente importantíssississima, passando por traficantes e lavadores de dinheiro. Agora é momento dos senadores conseguirem seus salvos condutos....Vergonha nacional.

  11. Como disse o Mário Sabino no Broadacst, veremos a que veio esse procurador se de cara reincluir os anexos nos quais aparecem juízes e familiares de Toffoli na delação enviada ao STF.

  12. Deve ser um diálogo super interessante. Um senado composto por diversos investigados, réus, comdenados e pasmem, tem até um senador preso que "legisla" e "vota" na escolha de PGR. seria de rir se não fosse para indignar. Esta ilegitimidade, esta farsa, esta agressão aos principios básicos de ética e representatividade e republicanismo, revolta, enoja qualquer brasileiro digno. Aquele tipo citado de gente e seus aliados, participando da política e de decisões sobre nosso futuro!!!,

  13. Por mim ele está reprovado, Bolsonaro que se cuide com essa gente ao seu lado pensando que é ''esperto", quem trai pode ser traído também, ou ser vítima da própria esperteza.

  14. Oportunista, adoraria mais excessos na Lava Jato para prender os corruptos principalmente do PT do qual é apoiador. Será o engavetamento das investigações no nível de Dodge. Surreal !!

  15. É a explicação placebo para agradar os senadores. Sou a favor, porém nem tanto. Os ouvintes já entenderam que o "nem tanto" é que irá prevalecer. O Sistema colocou um beque na entrada do gol, para barrar todas as bolas da Lava Jato, com caneladas e chutes para fora do campo.

  16. Eu sou um soldado de primeira linha na frente de combate. Meu objetivo é eliminar o inimigo. Jamais desertarei só por não ter gostado de uma atitude do comandante.

  17. Pior que não foi o Bozo quem escolheu e sim Toffoli e Maia já era carta marcada, agora não adianta chorar. O Bozo está cumprindo a risca o acordão.

    1. Neusa está delirado. Ainda não aceita que o presidente ganhou nas urnas. A Democracia não serve mesmo para petistas.

    2. Errado. Já que não tem como sanear STF de uma vez, nem forçar parlamentares fisiologistas a votar pelo Brasil, tem que ir dando corda a todos e aproveitando sua sede de poder e ganância. Se o povo, incluindo esses intrépidos comentaristas com camuflagem verde amarela, votar CERTO nas seguintes eleições, a coisa será diferente. Embora doa a muitos e surpreenda aos míopes, JB está sendo a águia entre as raposas. Muitas vezes se sacrifica a rainha mas se ganha a partida.

    3. É isso mesmo. Eu livro a cara do seu filhinho e em troca, entre outras coisas, eu escolho o nome do novo PGR. Simples assim. As raposas têm o "mito" nas mãos.

  18. Quem detém maiores informações para escolher o nome que melhor preencha a vaga na PGR? RESPOSTA: O Presidente da República.

  19. rsrsrs o Aras até parece ser o pai de Tófillo, bem parecido os dois . Mas eu espero aguardar , Ele pode nos surpreender com boas atitudes. O estrago com o filho do presidente já foi feito , não é esse procurador que vai acobertar , aquelas rachadinhas todo mundo sabe que existiu , já vendeu muito jornal com isso , mas eles querem mais. E ali naquele planalto não salva um ...O presidente não é contra os projetos do Moro , mas ele quer crescimento tb.. economia, meio ambiente, agricultura e outros

  20. Não faço fé nesse Procurador. Seria necessário que ele explicasse o que entende por "excesso" da Lava Jato. Vejo com tristeza as armadilhas do jeitinho brasileiro de empurrar a sujeira para debaixo do tapete.

  21. Na minha opinião a lava jato acabou, as investigações serão filtradas e as que passarem serão sem importância. O custo politico para o Bolsonaro será enorme.

  22. Quem vai apoiar,claro que todos senadores da esquerda,na frente J Wagner,todos que são contra Bolsonaro ,aí ele vai saber com quem está lidando,sempre disse toda família sempre foi esquerda,conheço muito bem,sua mãe foi minha colega ,boa colega porém a esquerda dominava muito ,o Guga sempre foi bom rapaz,porém seguiam o pai ,militante.

  23. Se não fossem algumas atitudes, todas dentro da constitucionalidade, e que são chamadas de “excessos” pelos corruptos, seus defensores e admiradores, a Lava Jato não teria chegado onde chegou.

  24. "Excessos" deve significar mexer com as autoridades corruptas do judiciário e do legislativo. Quem não foi mexido fica "imexível", exemplo: Aécio.

  25. Humm... visitas pessoais!! Se é mais do que sabido que deputados e senadores só fazem algo que levem vantagens $$$, entendo que o assunto das conversas serão sobre troca-troca, ou não?

  26. Antes tínhamos o quarteto do mal (Tófolli, Gilmar, Maia e Alcolumbre) com o pelotão de reserva (Lewandowski, A. Moraes, Dodge e MAM atuando como líbero). Agora entra no jogo outro articulador que pretende ser protagonista. Vamos ter um "quinto elemento" no jogo?

  27. JB devia prestar mais atenção em Moro e na Lava jato. ter Moro como adversário em 2022 será o pior dos mundos para JB. Moro ocupara todo espaco que Foi de JB em 2018. Cuidado JB. Tá chutando muita bola pelas costas. Quem votou em você em 2018 não vai perdoa-lo em 2022.

  28. Olha, sou um mero brasileiro que tento pagar o que devo em dia. Aposentado, a maior parte de meu salário, digo salário é não renda. Mas acho que como eleitor de Bolsonaro só peço a Deus que o ilumine e lhe de clareza que uma escolha errada afetará ainda mais nós pobres aposentados, há deixo registrado que trabalhei com carteira assinada por 40 anos e sempre contribuí pelo teto, mas meu salário hoje é de R$ 3.500,00. Pode?????

    1. Acho até que é para ficarmos por aqui mesmo neste país e não podermos desfrutar nossa aposentadoria numa outro país mais decente. Estamos condenados a essa mediocridade de país.

  29. 🇧🇷 Se o judas bolsonaro for a favor ao combate a corrupção vai ter que prender a famiglia toda mais uma boa parte DOS NOVOS AMIGOS Maia, Alcolumbre e toffoli.

    1. Seu ódio o deixa tão cego e parcial que não adianta dialogar, pessoas assim só o tempo e a vida ensinam. A paixão não pode comandar nossa razão, não esqueça disso.

  30. Depois da festa dos Isentões (Novo, MBL, Alckiminstas...) nas redes sociais, no dia de ontem, parece que hoje vemos nos comentários alguns "canhotas" disfarçados, elogiando a decisão de escolha do Aras.

    1. Mas fato é, que a escolha do Aras parece ser a melhor no momento, considerando os nomes da Lista Tríplice. Talvez Bolsonaro se arrependa do Aras, mas fazer o que!? Daqui a dois anos teremos Ministro do Supremo e um novo PGR... Segue o jogo. 🇧🇷

  31. O Poder de Decisão é do Presidente da República. Se eu votei nele devo acatar as suas decisões, considere eu acertadas ou não. Na presente escolha eu a acato, com louvor: foi o melhor nome. Conhece a Pocuradoria com todos os seus meandros atuais e diferentes como era no passado quando outros eram escolhidos na lista tríplice. A palavra "excessos" entendo mal colocada. Precisa equilibrar ora não sermos "injustos" ao fazer "justiça". É a expressão que substitui a palavra "excessos"...

    1. 🇧🇷 Não foi só vc que gostou da escolha, GLEISE, Lula, toffoli e Zé Dirceu alguns que festejaram a indicação do gênio bolsonaro.

  32. Vamos nos ater a realidade. A princípio também não gostei da indicação, mas prefiro analisar o desempenho na prática. Os últimos PGRs vieram na lista tríplice que é corporativista e deu no que deu: Janot e o escândalo da JBS e a Dodge retirando da delação trechos que ela mesma escolheu e provocando demissão em massa dos procuradores. Vamos aguardar para “julgar”

    1. 🇧🇷 Não acredita nos seus olhos quer sentir o ferro na sua boneca?

  33. Já que estamos falando de Xadrez, quero lembrar ao PR Bolsonaro que a Rainha (Aras) pode fazer um movimento "equivocado" para deixar o Rei (Bolsonaro) nu e indefeso, o coitado. O pobre do Rei só dá um pequeno passo de cada vez, é muito limitado.

    1. Sim. Foi o Bozo que tirou esta analogia da cachola. Espero que os contendores do mal acabem no xadrez da PF, inicialmente, e depois direcionados para endereços definitivos.

    2. kkkkkkkkkk... É verdade, Catilinário! Mas você já deve saber que quem veio com essa analogia enxadrista aí foi o próprio PR Bolsonaro, ele nomeou os peões como os demais ministros, o Moro era a torre, o Paulo Guedes, seria o cavalo e o Aras que não é seu ministro o colocou como a rainha, a peça mais importante do tabuleiro, no meu entendimento... desmerecendo todo o seu ministério. E ele era nada mais, nada menos que o Rei! Freud explica.

    3. Paulo. Já que vc falou em xadrez... que tal lembrar aos figurantes do jogo político que quando as manobras fracassam, os perdedores podem... infelizmente, só eventualmente, podem... acabar no xadrez (naquele com grades e fechadura). Esperemos que os contendores da lava-jato tenham sucesso na estratégia de colocar mais meliantes na cadeia, inclusive políticos e togados.

    4. Principalmente se for a rainha do outro lado do tabuleiro!

  34. Deltan deu a cara a tapa diferentemente dos que usam biombos para esconder seus verdadeiros intentos. Deltan fez muito bem, não escondeu nada doesse em quem doesse. A democracia não se esconde sob falsa modéstia ou com outras desculpas esfarrapadas. Deltan expôs às claras nossas mazelas escondidas, sem vergonhas ou pieguices. Se isso se constitui num erro para alguns para mim foi um grande acerto.

    1. Paulo. Como mineiro vc prefere a discrição, mas há no Brasil muitas mentalidades representadas. Particularmente, acho que o pessoal da "República de Curitiba" andou bem. Se não tivessem se exposto (como Moro enfrentando Teori Savaski e Deltam e Lima colocando "a cara para bater") o resultado poderia... poderia... ter sido diferente. E acredito que para pior. Mas são pontos de vistas. Uns nas moitas... e outros nas colinas.

    2. Vou explicar isso mais uma vez, pois tenho a impressão que se trata de críticas ao meu comentário, pelo menos sinto isso. Ninguém aqui disse que o Deltan se escondeu atrás de biombos. Ele fez o seu trabalho com muita eficiência tanto é que os resultados provam isso. Mas que para isso, não haveria necessidade de sair por aí alardeando, como uma galinha que acaba de por um ovo. Talvez por eu ser mineiro, onde temos essa fama de trabalhar em silêncio e com muita discrição; é a nossa natureza.

  35. Agora tem que pedir pro Celeiro de Cavalo aí, definir "excessos". No meu humilde e limitado entendimento , tida vez que um político diz defender a lava jato mas é contra seus "excessos", está indiretamente dizendo , pode investigar as empresas, os doleiros mas não encostem um dedo nos políticos de nenhuma natureza ... inclusive os do STF.

    1. Esse é o tão mencionado excesso !!!! Tocar nos intocáveis.... ô raça !

  36. Se a indicação política já fez estragos nas cortes mais altas, que dirá na PGR? Bolsonaro foi o "CAVALO DE TRÓIA" da ORCRIM. Zé Dirceu deve estar comemorando. E o STF de Toffoli, Lewan, Gilmar, vai aguardar apenas que Bolsonaro - se considerando um "escolhido por Deus" - use o indulto presidencial para soltar Lula no fim do ano, sob o pretexto de "PACIFICAR O PAÍS". Em troca, os filhotes ficarão a salvo e bem instalados em funções acima de seu preparo.

  37. O único "excesso" que eu percebi na operação Lava Jato, foi a exposição exagerada do procurador Dallagnol, às vezes dava a impressão que estava em alguma campanha política. Ao contrário, essa atividade de agente do Ministério Público, acho eu, um leigo, que deve ser feita com muita discrição, como uma exigência da profissão que é de caráter investigativo. O Dallagnol às vezes se comportava como uma "prima donna" isso eu notei por diversas vezes. O erro dele, a meu ver, foi só esse daí.

    1. Pode-se executar o seu dever de investigar que ele (Dallagnol) fez, dia-se de passagem, com muita competência, nisso daí ninguém contesta, a apresentar o resultado disso tudo no processo, aí sim, apareceria ao público de qualquer maneira. Além do mais, repito, ele jamais poderia sair por aí a revelar para o público o resultado de suas investigações. Me refiro à sua exposição excessiva e com muito protagonismo como um "self-made man" ou quem se fez por si só.

    2. Ainda bem que ele assumiu os riscos de aparecer, caso contrário não saberíamos o que se passava, tudo seria abafado. Aberta a informação voltar para o abafa seria muito difícil. Apoio total a Deltan, assumiu o risco e agora o chamam de prima dona. Pra variar a maioria de nós, esquece que o combate é contra gente poderosa que atua sem princípio algum, corruptos, ladrões, desonestos e sem caráter. Nos limites da lei que eles fizeram, é quase impossível pegá-los. Caserna é a única chance.

  38. Tomara que não se incline a favor dos corruptos e ladrões do dinheiro do povo e se posicione contra a Lava Jato. Se isto acontecer será catastrófico para o Presidente Bolsonaro, com prejuízos irreparáveis para o seu governo e para o país.

  39. dudú-hamburguer, o pateta 03, essa praga boçalnato de exponencial estupidez e mediocridade, é o intrujão-mor que está atacando o DR. MAURÍCIO VALEIXO. Façam um exorcismo em prol do BRASIL, senadores, livrem-nos dessa insignificância predatória!!!

    1. Em pouco , vão criar uma lei que quem foi servidor público , não poderá ser candidatar por um prazo mínimo de 8 anos .Acaba de vez com Dr Moro

Mais notícias
Assine agora
TOPO