Agência Câmara

Para advocacia do Senado, Eduardo embaixador não seria nepotismo

04.09.19 12:04

A Advocacia-geral do Senado informou ao presidente da casa, Davi Alcolumbre, que a nomeação do deputado Eduardo Bolsonaro (foto) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos não seria um caso de nepotismo, apesar de o parlamentar ser filho do presidente Jair Bolsonaro, responsável pela sua indicação.

Os seis advogados que assinam o parecer consideraram que o cargo de embaixador tem natureza política, similar ao de ministro, e a nomeação depende apenas da vontade política do Executivo e do Legislativo. O parecer foi entregue a Alcolumbre na terça-feira, 3.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A coisa é simples: o MANÉ do Eduardo NÃO TEM FORMAÇÃO profissional para uma representação de tamanha importância para o Brasil. Tem apenas experiência de mochileiro, chapeiro de hambuguer, surfista e filhinho de papai. Nem o que é ser deputado o rapaz sabe! Não dá, né?

  2. Que vão para o inferno esses advogados. Pode não ser nepotismo na letra fria da Lei, porém é imoral, desrespeitoso e riďiculo deixar um moleque absolutamente despreparado assumir esta função. Até o inglês do sem noção é medíocre.

  3. Eu votei para o Bolsonaro e torço para que seu governo dê certo, porem no caso da indicação do filho para uma Embaixada dos Estados Unidos, pode não ser nepotismo perante a lei mas acho precoce demais. Eu indicaria um bom diplomata de carreira e daqui alguns anos chegaria a vez do filhão. No momento o país está fervendo e agora é colocar mais gasolina na fogueira...

  4. Esse parecer encomendado não muda voto de senador, até porque o que está em jogo não é a legalidade do ato, mas sua imoralidade. O toma-lá-dá-cá, sim, pode mudar votos, mas, pelo visto, ainda está longe de conseguir a aprovação do nome do filhinho, ou Bolsonaro já teria formalizado a indicação. Acho que ele sabe que não tem os 41 votos de que necessita no plenário. Também sabe que voto secreto é um convite à traição. Se o bom senso prevalecer, o Senado rejeitará essa absurda indicação.

  5. Cara a questão moral não tá sendo discutida. Legalmente quem aprova é o Senado. Tecnicamente o Presidente pode indicar a Gorete do Pânico se ele quiser, mas quem confirma é Senado Federal. O Presidente não dá a palavra final.

    1. Vixe ! Você se esqueceu que o Dá-Cá-Toma-Lá já está em andamento para tal aprovação.

  6. Temos embaixadores qualificados formados pelo Instituto Rio Branco. Não há como apoiar a indicação do filho do Presidente Bolsonaro. Votei no Bolsonaro mas não gostei da indicação. Se não é nepotismo é filhotismo como disseram.

    1. Também estranhei. Mas eu não tomei uma facada, então eu não sei o que é ter crise de confiança nas pessoas. Também não fui humilhado por um prefeito de Nova York corrupto e lacradaor, po que meu embaixador me sacaneou( ele podia ter ido lá e o Bill de Blasio podia ter mandado matar ele.) O ideal seria alguém como Ernesto, mas será que têm muitos como Ernesto na casa de Celso Amorim ?

  7. Pergunta : Quanto ganha um embaixador e um deputado federal? Privilegios de ambos ....Escolha ...Ai, meu velho papy dizia: Quem parte e reparte e fica com a menor parte... ou eh burro ou esta fazendo arte

  8. Vou agora dar uma olhada no site da Globo e ver se tem alguma coisa, a respeito disso, publicada! Dias atrás eles publicaram que os advogados do senado diziam que era nepotismo. Daqui a pouco eu volto aqui para esclarecer a Globo.

    1. Conferi agora na Globo. Nenhuma palavra sobre isso! Essa Globo é um lixo mesmo.

    1. Pode até ser, mas também pode haver problemas de comunicação. Ele fala um inglês péssimo (está no Youtube), sinto vergonha de ser representado nos EUA por alguém que não domina o idioma. Será que não existe um diplomata de carreira, da confiança de Bolsonaro, para indicar? Ou alguém pelo menos formado no Instituto Rio Branco?

    1. Essa prática ocorre nas câmaras, assembléias, prefeituras e governos Brasil a fora. É uma desgraça, coloca-se um incompetente para validar as asneiras e trambiques dos poderes.

  9. Resta saber se 41 votos dos senadores, o entusiasmarão mais que 1.800.000 de votos dos eleitores, para trabalhar com afinco.

  10. Olha, já critiquei a indicação do Eduardo. Mas pelo que se avizinha na política externa, o Brasil vai precisar de um parceiro muito forte. Se ele tem boa interlocução na Casa Branca, que vá assumir a embaixada nos Estados Unidos.

  11. pode até ser legal , más o chapeiro não tem qualificação para tal ai se torna imoral e aumenta a imoralidade a partir do discurso de campanha do ilustre BOZOLULA

    1. O discurso de campanha derreteu-se todo. Era de mentirinha...

  12. Não se sabe se é por vaidade de querer ver o filhinho embaixador - deputado federal só não basta - ou realmente o paizão tem alguma missão importante para ele. Qto ao fato de não ter curso específico para a função, isto é o de menos, pois basta ter assessoria qualificada para não fazer m... Evandro.

  13. É nepotismo, pois beneficia um filho. É ingerência na hierarquia do Itamaraty, pois coloca um fritador de hamburger em função de carreira importantíssima, sem qualquer competência para o cargo. Eis o (des)governo do Jeca, aquele que acha que manda em tudo e só cria confusão.

    1. Cretino. Vc quer de volta a analfabeta Benedita à embaixada. Ela gosta de cartão corporativo e andar de limousine. Aí tá certo, não é?

    2. Cati; a ignorância do bozismo é monumental; associada, então, à breguice, resulta em endeusar qualquer imbecil para qualquer posto, desde que seja da patota. O mérito, a qualidade, a competência, cedem espaço ao espírito de clã. Tiramos Sérgio Amaral de Washington, um dos melhores embaixadores do país e colocaremos um fritador de hamburger, cuja qualificação é apenas a de Escrivão da PF em São Paulo. Um rebento da família dos xucros. Pobre Brasil !!!

    3. Tino. Com certeza é nepotismo, embora (ainda) não previsto pela lei. BAIXO-MIRANDO. O fato de existir incompetentes e antipatriotas na diplomacia, não justifica que outro incompetente seja nomeado. Máxime quando, com as qualificações de fritador de hambúrguer, vai se transformar num cachorrinho do Trump. Já vem demonstrando isto. Vai ser menino de recado do Trump-BozoLula.

    4. Altamirando, o "iluminado" bozista defendendo o BozoLula e seu chapeiro amestrado, com comentários risíveis típicos dos fanáticos.

    5. Vai chorar junto com o Andrade. Vocês perderam babacas. Ta cheio de incompetentes na diplomacia brasileira, antipatriotas que só querem destruir o brasil. Eduardo é o melhor nome para a embaixada Brasileira nos EUA. Fritar Hamburguer é uma missão maravilhosa que incompetentes e preguiçosos não tem noção. Só querem comer o hambúrguer depois de pronto com dinheiro roubado. Pode chorar mané é ele e pronto.

  14. "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta." Frase célebre dita há séculos atrás e que vale até hoje para qualquer um.

    1. Realmente, por isso o luladrao sempre pareceu o ser mais honesto do planeta. Bolsonaro não vai acabar como lula, pois ele pode não parecer honesto, mas nunca houve qualquer prova de sua desonestidade em décadas trabalhando no meio de ladroes.

  15. Se é ou não é nepotismo os entendidos no assunto que o definam porém, a verdade é que não tem competência para tal. Basta ver que não cumpre com os deveres para os quais foi eleito. Não dá a mínima para os seus eleitores nem defende seus pontos de vista no Congresso. É um zero à esquerda nadando numa vaidade ridícula. Acabará afogado numa poça d'água.

  16. A advocacia, seja geral, das Câmaras ou Assembléias, sempre faz seus pareceres conforme a encomenda do chefe. Pensem num dinheiro mal gasto é esse em que a Lei é o que menos importa. Vergonhoso.

  17. Eduardo me parece despreparado para o cargo de embaixador alem de se mostrar deslumbrado . De que adianta o Inst.Rio Branco? Ele deveria ficar e trabalhar para o cargo que foi eleito e nao ficar beijando Mao de senador pra ser aprovado. Alguém pode me dizer quantas vezes ele foi na Camara e quais projetos que colocou? Isso e uma aberracao... mas estamos acostumados, afinal... Lula enriqueceu seus filhos e Bolsonaro esta tentando dar visibilidade ao pimpolho. Vergonha.

    1. Para mim ele não tem preparo nem para fazer amburguer.

  18. se o senado aprovar.vai ficar claro o toma lá dá cá. porque todos sabem que o príncipe nao tem competência, já demonstrou isto na kizumba com Macron

Mais notícias
Assine agora
TOPO